quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

COMPUTERWORLD: TI verde: Simpress recicla quase 300 toneladas de lixo eletrônico


Iniciativa faz parte do projeto Reciclasim, desenvolvido para reduzir o impacto ambiental dos suprimentos de TI, além de estimular clientes e colaboradores.

Por meio de ações voltadas à responsabilidade socioambiental, a Simpress, provedora de serviços terceirizados de impressão e gestão de documentos, ampliou esforços para se tornar mais verde. A companhia coletou e reciclou 294 toneladas de materiais tecnológicos em 2013. Desse total, 278 foram toneladas de máquina e 16 toneladas de toners e peças. 
A iniciativa faz parte do projeto Reciclasim, desenvolvido para reduzir o impacto ambiental dos suprimentos de TI e estimular tanto colaboradores da companhia como clientes a adotar práticas que economizem recursos naturais. 

O programa se baseia na Política Nacional de Resíduos Sólidos, com adoção de medidas para gerenciamento e destinação correta de todos os materiais provenientes do outsourcing de impressão. 

Carlos Pulici, diretor de TI e Operações da Simpress e responsável pelo projeto, explica que assim que o material retorna para a empresa é realizada uma triagem com o objetivo de identificar o que pode ser reciclado e o que precisa destinar por outros meios. 

“Mantendo essa preocupação ambiental adotamos o co-processamento dos materiais para destinação final dos itens não recicláveis. Um bom exemplo é o processo de destinação do pó do toner, que hoje é utilizado na pigmentação de artefatos de borracha e asfalto”, esclarece.

Os cartuchos e toners vazios não são reaproveitados, sendo enviados para uma empresa que faz o trabalho de higienização, trituração e reciclagem do plástico reciclado. O próximo passo é a descentralização do processo de captação. O objetivo é realizar a reciclagem no estado de origem do material, eliminado o transporte interestadual. 

Campanhas de conscientização

Outra ação com os clientes é a Impressão Consciente, campanha de conscientização que ocorre desde 2011. A atuação visa estimular a importância do uso sustentável dos recursos da área de impressão como a reutilização de papel para rascunho, difusão da impressão frente e verso ou em modo econômico, além da liberação da impressão com crachá, entre outros.

Internamente, a Simpress tenta conscientizar seus colaboradores sobre os impactos ambientais. “A finalidade é disseminar as melhores práticas quanto à utilização dos recursos naturais, principalmente na redução do consumo de água, energia e especialmente na diminuição do volume de impressão e de utilização de materiais de escritório”, informa a empresa. 

As iniciativas produzidas pelo departamento interno de gestão ambiental, voltadas para ações sustentáveis, já deram frutos. Um deles foi gerado pela campanha de incentivo à utilização racional de água, na qual houve 60% de economia no consumo. 

Outro destaque é o programa de coleta seletiva que conta com o apoio de cooperativas para o reaproveitamento de todo resíduo reciclável gerado pela companhia. Além de destinar corretamente esses detritos, também gera indiretamente emprego e renda a muitas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário