terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Folha de S.Paulo: Lanchonete vai chamar cliente pelo celular em Londres


Bolos que enviam mensagens aos smartphones de consumidores famintos que estão passando pela loja logo estarão disponíveis nos cafés britânicos, enquanto o Reino Unido se prepara para adotar uma das mais recentes tecnologias norte-americanas.

Um comprador que esteja caminhando pelo corredor de cereais de um supermercado pode receber pelo celular detalhes de uma promoção especial de Cornflakes. Uma pessoa esperando no balcão de um café pode receber uma mensagem sugerindo um bolo.
A tecnologia "iBeacon", que foi criada pela Apple mas funciona também em aparelhos Android, permite que os varejistas encaminhem mensagens personalizadas ao smartphone de um consumidor. Usa um sistema de rastreamento preciso de localização para identificar potenciais compradores quando eles estão no lugar exato para comprar um produto.

A Eat, cadeia de lojas de sanduíche londrina, vai ser o primeiro local de teste do iBeacon no Reino Unido, usando um sistema desenvolvido pela Weve, uma plataforma de comércio móvel que conta com o apoio dos maiores grupos britânicos de telecomunicações. Diversas outras cadeias de varejo de moda e comida estão perto de assinar para participar do teste, nas próximas semanas.

É a primeira vez que esta tecnologia foi usada comercialmente fora dos Estados Unidos, onde a Apple e cadeias de varejo como a Macy's já a vêm empregando para "estimular" seus clientes a comprar por meio de seus smartphones.

A tecnologia ganhou destaque no Super Bowl, no começo deste mês. Os torcedores de futebol americano que acompanharam o jogo na Times Square, em Nova York, e no MetLife Stadium, em Nova Jersey, receberam notificações em seus iPhones que os informavam de lojas em que antigos astros do esporte estariam assinando autógrafos e sobre ofertas especiais de produtos.

BLUETOOTH

Sensores especiais detectam quando um smartphone está a curta distância, usando a mais recente tecnologia Bluetooth, o que significa que os varejistas podem acompanhar os compradores à medida que estes se deslocam dentro de suas lojas. A tecnologia certamente vai causar preocupações quanto à privacidade, embora o usuário deva primeiro baixar o app do sistema e aceitar que suas informações sejam compartilhadas.

O iBeacon pode informar sobre a sopa especial do dia ou uma oferta especial de seu bolo favorito, disse Sean O'Connell, diretor da Weve, grupo criado pela Vodafone, EE e O2 para novas propostas de comércio eletrônico. O grupo tem acesso a dados pessoais de 22 milhões de usuários de smartphones, ainda que suas identidades permaneçam anônimas.

"Estamos pensando em como digitalizar aqueles pedacinhos de plástico ou papel que as pessoas carregam em suas carteiras e bolsas, e fazê-los ganhar vida com base em hora, localização e proximidade", disse O'Connell.

"O varejista saberá que você está perto da bancada dos bolos, e isso enviará uma mensagem ao seu celular. Também sabemos de onde os consumidores vieram e por que eles viram à esquerda e não à direita".

Nos Estados Unidos, a Apple continua a ser a maior usuário de sua nova tecnologia, depois de instalar iBeacons em todas as suas 254 lojas. Pessoas que baixaram o app da Apple Store recebem notificações sobre seu horário no Genius Bar ou são convidadas a descobrir se estão qualificadas a receber um upgrade em seus iPhones, quando estão perto do display que exibe o principal produto da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário