Quiosques da Robocoin terão scanners para identificar usuários.
Durante a Campus Party, um desses equipamentos foi instalado em SP.
Caixa eletrônico que faz transações com bitcoin
criado pela Robocoin, que instalará a primeira
dessas máquinas nos EUA em fevereiro de 2014.
(Foto: Divulgação/Robocoin)
A Robocoin anunciou nesta terça-feira (18) que instará até o fim de fevereiro o primeiro caixa eletrônico dos Estados Unidos a permitir aos usuários venderem e comprar a moeda virtual bitcoin.
Produzido pela portuguesa Lamassu, um desses caixas eletrônicos estava presente na Campus Party 2014, realizada em São Paulo, em janeiro. Comerciantes brasileiros começaram a utilizar a moeda para receber pagamentos por bens e produtos.
Os quiosques que serão instalados em Seattle e Austin, no Texas, são similares a caixas eletrônicos convencionais, mas não realizam operações que envolvem bancos, apenas transferências com bitcoins.
Os equipamentos possuem scanners que leem informações de documentos com foto dos interessados em fazer transações, como carteiras de motoristas ou passaportes. O objetivo é confirmar a identidade deles.
Apesar de todas as transações feitas com bitcoin serem registradas e poderem ser conferidas por qualquer pessoa, essas operações mantém anônimos os dois indivíduos que participam da troca financeira.
Os caixas permitirão que as pessoas troquem bitcoins por dinheiro ou façam depósitos para adquirir as moedas virtuais. Também será possível transferir bitcoin de uma carteira virtual para outra. São esses softwares que reigistram a quantidade de moedas que uma pessoa possui.
Criado em 2009, os bitcoins são negociados por meio da internet e não são controlados por nenhum país ou banco central governamental. Por isso, foi largamente usado em sites do mercado negro da internet, como o "Silk Road", desmantelado pelo FBI no ano passado.
No entanto, como não passa pelo sistema bancário, as movimentações financeiras de um país para outro ou as realizadas entre pessoas não são taxadas, o que é visto como um de seus maiores atrativos.
Sediada em Las Vegas, a Robocoin fabrica caixas eletrônicos voltados para operações com a moeda virtual. O primeiro desses equipamentos da empresa foi instalado em Vancouver, no Canadá. Há planos de também levar essas máquinas à Ásia e Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário