terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

IDG Now!: Duracell anuncia serviço de armazenamento na nuvem



Voltado a pequenas e médias empresas, Duracell Cloud combina armazenamento local e remoto, com redundância quádrupla dos dados e alta velocidade de backup.

A Duracell, empresa mais conhecida por pilhas e baterias, está lançando um serviço de armazenamento na nuvem voltado a pequenas e médias empresas. Batizado de Duracell Cloud ele se destaca por oferecer "redundância quádrupla" no armazenamento dos dados, e por combinar armazenamento local e remoto num sistema que é "de 250 a 1000 vezes mais rápido" do que concorrentes baseados apenas na nuvem, segundo a empresa.

Um dos pilares do serviço é o Cloud Attendant, um dispositivo de armazenamento em rede (NAS) com capacidade de 2 ou 4 TB que é responsável pelo armazenamento local dos arquivos. Ele é visto pelas máquinas da rede como um disco compartilhado, dispensando a instalação de software especial para backup. O armazenamento local é o que dá velocidade ao processo, já que não é necessário aguardar o upload dos arquivos: ele é feito em segundo plano.

Todas as informações armazenadas no Cloud Attendant são duplicadas, garantindo redundância local em caso de falhas. Elas também são automaticamente replicadas em dois datacenters remotos geograficamente distintos, ou seja, em locais diferentes. Isso significa que, mesmo no caso de uma falha catastrófica do Cloud Attendant e de um dos datacenters, as informações ainda estarão seguras em outro. 

Segundo a Duracell, os arquivos no Cloud Attendant são criptografados com uma chave de 256 Bits, e além disso todas as informações em trânsito de e para os servidores são criptografadas com uma chave adicional de 128 Bits. Os datacenters tem segurança "de nível militar", com um deles instalado a 20 metros abaixo do solo.

Apesar do armazenamento local ser limitado, não há limite na quantidade de arquivos que podem ser armazenados remotamente. E em caso de uma falha de hardware no Cloud Attendant, a Duracell garante entregar ao consumidor, no dia seguinte, uma nova unidade, com todos os seus arquivos já pré-carregados. Os planos também englobam suporte técnico 24x7.

A Duracell oferece o Cloud Storage em dois planos, um com um Cloud Attendant de 2 TB por US$ 199,99 mensais e outro com uma unidade de 4 TB por US$ 399,99 mensais. Inicialmente o serviço está disponível apenas nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário