terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

COMPUTERWORLD: Confira o mapa das tecnologias corporativas para 2014


Esqueça o consumidor. Se você fica animado com tecnologias inventivas, o mundo empresarial é onde você vai querer estar no momento, com uma explosão de novas soluções

ERIC KNORR


Estou feliz pela CES ter passado. Dispositivos vestíveis, hydra-headed PCs (computadores mistos), TVs com tela curva, utensílios de cozinha inteligentes até demais e o estranho Sense Mother me dão calafrios. Sim,impressoras 3D e drones são legais, mas eles não precisam atrair a atenção da cidade de Las Vegas para si. Se você me perguntar, a CES 2014 teve uma aparência desesperada, à medida que se esforçou para sustentar a onda de entusiasmo dos smartphones e tablets iniciada anos atrás e inevitavelmente perdida.

Esqueça o consumidor. Se você fica animado com tecnologias inventivas, o mundo empresarial é onde você vai querer estar no momento, com uma explosão de novas soluções que os analistas mais populares têm caracterizado de várias formas. O visionário Geoffrey Moore, por exemplo, criou a frase "systems of engagement" (sistemas de engajamento) para descrever os dinâmicos sistemas empresariais com os quais os clientes interagem, em contraposição aos "systems of record" (sistemas de registro), também conhecidos como aplicativos executivos antigos e chatos como o ERP. A empresa de pesquisa IDC descreve o início da inovação empresarial como "A Terceira Plataforma" um amálgama de “computação móvel, serviços de nuvem, Big Data, Analytics e redes sociais".

Esses são conceitos de alto nível pelo fato de desenharem um círculo ao redor de onde a inovação está ocorrendo. Mas como eles se desmembram em termos de nova tecnologia real? Ultimamente tenho criado meu próprio mapa de calor de tecnologias corporativas para agrupar as tecnologias atuais e promissoras em modelos de alto nível.

Na base, a nuvem 
Primeiro, o óbvio: Cloud é uma suposição fundamental para estes modelos. De fato, toda a proposição por trás dos sistemas de engajamento é nebulosa, pois qualquer uma delas depende da habilidade de escalar automaticamente e de modificar aplicações com o mínimo de mudança para atender às inconstantes necessidades dos clientes. Além disso, muito importante para a ideia da terceira Plataforma é a noção da chamada de Shadow IT, ou seja, de que o executivo pode contornar a TI e buscar tecnologias diretamente – todas, com exceção dos dispositivos móveis, disponíveis na nuvem pública.

Com a nuvem na base, aqui está meu mapa de calor para tecnologias empresariais. Eu o dividi entre tecnologias de infraestrutura, tecnologias de camada de dados e soluções de desenvolvimento de aplicativos e implementação de aplicativos. Seja advertido de que o conteúdo seguinte reflete meus preconceitos pessoais sobre o que é interessante, promissor, essencial e divertido de se falar.

1 - Tecnologias de infraestrutura 
As tecnologias de infraestrutura aplicam-se aos fornecedores de serviço de nuvem pública, como também às empresas que administram nuvens privadas, mas os fornecedores de nuvem pública foram os pioneiros.

SDx. Na boca de todo analista está a bonita frase "tudo definido por software" (também conhecida como centro de dados definido por softwareou infraestrutura definida por software). É uma expansão do modelo SDN (redes definidas por software) básico, no qual o ambiente de rede não é mais controlado por roteadores e switches ou por outros tipos de hardware, mas sim por software. Nós já fizemos um truque semelhante com servidores utilizando a virtualização, e o tão falado armazenamento definido por software está a caminho. A conclusão é a de que os cálculos, armazenamento e as redes se tornaram “fontes” abstratas do hardware commodity.

“Sistemas operacionais” em nuvem. As estruturas de nuvem como oOpenStack – e as soluções integradas como o Cloud OS, da Microsoft ou o vCloud, da VMware – fornecem os meios para orquestrar todos esses recursos de infraestrutura virtualizada e de oferecê-los para os usuários em uma base de autosserviço. Tal automação é essencial para o escalonamento automático, onde uma nuvem fornece recursos de infraestrutura, automaticamente, à medida que a demanda para um aplicativo aumenta por parte do usuário. A Amazon possui seu próprio sistema proprietário, o qual a solução de nuvem privada Eucalyptus emula, enquanto a HP e a Rackspace oferecem nuvens públicas do tipo OpenStack. A SoftLayer, adquirida pela IBM em 2013, também oferece alguns serviços de nuvem pública OpenStack, que ela planeja expandir este ano.

Administração de configuração. Puppet, Chef, Ansible, e Salt facilitam, e muito, a configuração e manutenção de dúzias, centenas ou até mesmo milhares de servidores. Grandes fornecedores de nuvem os consideram essenciais para orquestrar seus data centers, assim como cada vez mais lojas empresariais.

Armazenamento de cache no servidor. O armazenamento flash se tornou padrão em muitos servidores de data center. Por que não montar toda a memória flash em um cache grande e distribuído, reduzindo assim a porcentagem de leituras e escritas que devem viajar até o SAN? É uma boa ideia que a PernixData fez um ótimo trabalho ao implementar.

2 - Tecnologias de camadas de dados 
A dominância de décadas do RDBMS foi quebrada. Uma nova geração de bases de dados NoSQL emergiu, algumas das quais começaram como “back end” para serviços de nuvem e agora invadem a área enterprise. Em nossa era de nuvens hiper conectadas, novas tecnologias de base de dados estão sendo complementadas por soluções empresariais que processam dados e atualizam esses repositórios em tempo real.

NoSQL. Nós cobrimos os vários nuances das bases de dados NoSQL de modo extensivo, com o clássico artigo de Andrew Oliver, em 2012, "Qual base de dados devo utilizar?" ainda atraindo leitores. Toda a ideia por trás do NoSQL é ser capaz de escalonar ao simplesmente adicionar servidores em um aglomerado – e evitar as despesas gerais da trabalhosa nova arquitetura RDBMS sempre que você precisar modificar o modelo de dados. Em 2013, o fornecedor líder de bases de dados NoSQL, o MongoDB, tornou-se a segunda empresa de código aberto depois da Red Hat a ser avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

Novas estruturas Hadoop. A onipresente solução de código livre para armazenamento e análise de dados semiestruturados, o Hadoop, sempre teve dois componentes básicos: HDFS (Sistema de Arquivos Distribuído Hadoop) e a camada de execução de trabalho MapReduce. O sucessor do MapReduce chegou em outubro de 2013 com o Hadoop 2.0. O caprichosamente chamado YARN (Outro Negociador de Recursos)possibilita que várias aplicações do Hadoop sejam executadas simultaneamente e leva o Hadoop para além do processamento de cargas. Além disso, o Impala, da Cloudera, o HAWQ, da Pivotal e o Apache Squoopfornecem pontes novas e vitais entre as bases de dados SQL e o Hadoop.

Processamento de fluxo de eventos. Você pode alegar que o subtexto da CES 2014 foi a Internet das Coisas (IoT), com computadores vestíveis e utensílios para o lar que fornecem todos os tipos de dados telemétricos para serem digeridos pelas empresas. Mas a Internet das Coisas já está alcançando um crescimento considerável em alguns setores industriais – e a tecnologia chave para lidar com essa inundação de dados é por meio dos softwares de processamento de fluxo de eventos.

Quando o Pivotal, derivado do VMware, foi lançado, em abril de 2013, ele foi lançado com um investimento de 105 milhões de dólares pela GE, que está muito ocupada embutindo milhões de sensores em todos os tipos de produtos industriais, com o software de processamento de eventos GemFire, da Pivotal, tendo como tarefa lidar com a entrada de dados geradoas pelos mesmos em tempo real. Juntando-se à festa de processamento de eventos em novembro passado estava a Amazon com seu serviço Kinesis e a Salesforce com sua plataforma de integração Salesforce1.

Integração de dados da nuvem. Nenhuma base de dados deve estar isolada. Uma grande quantidade de soluções emergiu para ajudar a TI a implementar, escalar e administrar a integração de dados da nuvem, incluindo a Cordys, Dell Boomi, IBM Cast Iron, Informatica, Layer 7, MuleSoft e a SnapLogic. À medida que os negócios buscam cada vez mais as soluções de nuvem pública, uma integração bem planejada com a nuvem é a única forma de evitar cair na moderna e miserável versão das empresas em silos.

3 - Soluções de desenvolvimento e implementação de aplicativos 
No fim das contas, o trabalho da TI é fornecer aplicativos para usuários, mas aplicativos estão muito mais fluidos do que costumavam ser. Hoje, uma colaboração de perto com o negócio e a análise contínua do comportamento dos usuários ditam as frequentes revisões durante o ciclo de vida dos aplicativos – que se beneficiam vastamente de um ambiente de desenvolvimento em nuvem e de uma infraestrutura de teste. Além disso, à medida que a nuvem segue para o centro da experiência computacional, uma ideia crescente é a noção de uma base de código de um aplicativo nuclear que pode ser rapidamente adaptado para funcionar em um vasto segmento de plataformas web e móveis.

Plataforma como um serviço. Pense no PaaS (plataforma como serviço) como um servidor de aplicação na nuvem em conjunto com ferramentas integradas de administração e implementação. Até recentemente, o PaaS tem sido utilizado principalmente por desenvolvedores comerciais de aplicativos móveis e Web. Mas, ultimamente, um número crescente de empresas está testando o PaaS. Os principais atuantes do PaaS de nuvem pública incluem o CloudFoundry, da Pivotal, o Windows Azure, da Microsoft, o OpenShift. da Red Hat, o App Engine, da Google, e as ofertas da Salesforce que incluem o Force.com e o Heroku, sem mencionar atuantes independentes menores como a Cloudbees.

Back end móvel como um serviço. Este é semelhante ao PaaS, mas tem como alvo específico os desenvolvedores de aplicativos móveis com serviços adicionais. Seu típico desenvolvedor de aplicativo móvel não quer se preocupar com a criação de armazenamento, administração de identidades, notificações e outros serviços a partir do zero. Os fornecedores de back end móvel como um serviço, como a Parse e a Stackmob, fornecem todos esses serviços como uma oferta de nuvem integrada e ajudam os desenvolvedores a administrarem todo o ciclo de vida do aplicativo móvel.

JavaScript pegando fogo. Aplicativos que funcionam no navegador simplesmente não conseguem competir com aplicativos nativos para computadores ou plataformas móveis, mas as estruturas JavaScript (como o Famo.us) estão diminuindo essa diferença. Alie uma interface de usuário excelente e responsiva com a habilidade de acessar seus dados em qualquer lugar – e até mesmo de salvar o estado entre os dispositivos – e você talvez não precise de um aplicativo nativ. Alternativamente, o código nuclear JavaScript pode ser encapsulado em invólucros nativos para acessar características especiais de dispositivos específicos.

Visualização de dados. À medida que Andrew Oliver, da InfoWorld, prevê que 2014 será o ano dos dados, um conjunto muito interessante de ferramentas JavaScript está emergindo para criar aplicativos que possibilitem aos usuários visualizarem todos esses dados, incluindo D3, InfoViz, Processing.js, e Recline.js.

IDEs de nuvem. O GitHub e o Atlassian fornecem imensos repositórios baseados em nuvem e sistemas de versão para milhões de desenvolvedores ao redor do mundo. Mas quando o assunto é a programação, a grande maioria dos desenvolvedores prefere suas máquinas locais. Isso pode estar mudando com as ofertas de IDE nativas na nuvem como a JSFiddle, Icenium, Cloud9, e Codenvy.

Esta lista de tecnologias, novamente, não tem como propósito ser particularmente abrangente ou logicamente organizada. Considero todas fascinantes – e acredito que todas sejam componentes tecnológicos importantes e concretos das vagas tendências da indústria sobre as quais os analistas gostam de falar pomposamente. O IDC, por exemplo, posiciona sua Terceira Plataforma como uma ameaça à TI convencional, já que a computação móvel, os serviços de nuvem, o Big Data, o Analytics e as redes sociais podem todos ser utilizados pelo negócio diretamente, sem a ajuda da TI. Claro, em um curto prazo, – mas o efeito posterior da consumerização da TI em grandes empresas será uma bola de pelos na escala da nuvem caso a TI não tenha participação na compra, administração e integração dessa tecnologia.

Veremos o resultado dessa luta em breve. Enquanto isso, para entusiastas da tecnologia que podem ver além das brilhantes bugigangas para consumidores, a explosão de tecnologia empresarial inventiva de hoje fornece entretenimento sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário