quarta-feira, 19 de março de 2014

G1 - Facebook trabalha em identificação facial com 'performance humana'


Sistema consegue reconhecer 97,25% dos rostos apresentados.
Rede social usou 4,4 milhões de imagens de 4 mil usuários para testes.

Sistema de reconhecimento facial do Facebook
usa técnicas que o fazem identificar 97,25% dos
rostos humanos (Foto: Divulgação/Facebook)

O Facebook anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de identificação facial que tem o objetivo de ter uma performance similar a dos seres humanos. O projeto, chamado de DeepFace, é um sistema que reconhece 97,25% dos rostos - quase o mesmo que humanos obtiveram no mesmo teste que o sistema passou, que foi de 97,5%.

A tecnologia mapeia os rostos em três dimensões e depois cria um modelo plano. Filtros de cores são aplicados para mostrar elementos faciais específicos. O Facebook trabalhou com 4,4 milhões de imagens de rostos de mais de 4 mil usuários da rede social para conseguir treinar o sistema.

O projeto não ficará somente no Facebook. A rede social deve lançá-lo um pouco antes do mês de junho, para conseguir uma avaliação da comunidade de pesquisas, a fim de participar do evento "IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition".

O reconhecimento facial em fotos foi lançado pela rede social no final de 2010 inicialmente nos Estados Unidos, chegando ao resto do mundo em 2011. São mais de 350 milhões de fotos publicadas no site diariamente e a grande maioria delas identifica seus usuários. As pessoas também podem se marcar ou identificar amigos nas imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário