terça-feira, 1 de abril de 2014

CIO: Google pode reinventar os preços de uso da nuvem


Recurso “Sustained Use Discounts” pode mudar a ideia corrente de que cloud computing não é um modelo muito aplicável para aplicações com grande volume de trabalho estático

Há cerca de duas semanas, a Google lançou um recurso chamado “Sustained Use Discounts”, explorando a “ideia de que quanto mais clientes usarem a plataforma da Google, mais barata ela se tornará". Observadores da indústria dizem tratar-se de uma inovação, pois pode ajudar a neutralizar uma das críticas feitas à economia da cloud computing: a de que quando uma aplicação atinge um determinado volume de trabalho estável, é melhor colocá-la numa infraestrutura interna, em vez da nuvem.

Mas propostas como as da Google podem dissipar essa noção, resultando na migração e permanência de mais volumes de trabalho em cloud computing. “Este é provavelmente o passo mais inovador da operação comercial da Google desde há muito tempo ‒ se não de sempre “, considerou Holger Mueller, vice-presidente da Constellation Research, observador do setor de cloud computing.

O pensamento tradicional sobre cloud computing assenta na ideia de que os IaaS são melhores para volumes de trabalho variáveis, ou seja, para aplicações cujos requisitos de recursos diminuem ou aumentam. 

Se os volumes de trabalho não variam muito, pode ser mais barato comprar servidores e hardware e rodar as aplicações na infraestrutura interna. Os fornecedores de cloud computing, como a Google, obviamente, não querem apenas alojar volumes de trabalho variáveis: ​​querem tornar viável economicamente hospedar as mais estáveis também.

A nova proposta da empresa acaba por ter impacto neste aspecto. Tal como explica a Google no seu blog:”quando se usa uma instância durante mais de 25% de um mês, o Compute Engine dá automaticamente um desconto por cada incremento de minuto na utilização da instância. O desconto aumenta com o uso e pode chegar a até 30% para as instâncias em funcionamento durante todo o mês”. Confira ba imagem abaixo (abre em nova janela para ampliar).


“Há inúmeros casos de fabricantes de software que começaram a trabalhar no universo da cloud pública, mas que depois dos volumes estabilizados, mudaram para um ambiente de data center dedicado nas suas instalações”, assinala Mueller. “A Google [e todos os outros fornecedores de nuvem pública] não querem isso . Por essa razão, a empresa tem mérito ao tornar essa prática comercialmente menos atraente”.

A Amazon Web Services (AWS) também tem a sua maneira de gratificar os clientes com grandes volumes de trabalho, chamadaReserved Instance Volume Discounts. O programa funciona através da aplicação automática de descontos para clientes, com base na quantidade total de dinheiro gasto na cloud da AWS, em determinada região.

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