quarta-feira, 16 de abril de 2014

CIO: Microsoft posiciona SQL Server 2014 como opção para Big Data


Silvia Bassi


A plataforma de gerenciamento e análise de dados está em linha com a visão "Mobile First, Cloud First"

Dono de 51% da base instalada de bancos de dados no Brasil e da maior base instalada mundial, e representando um negócio de 5 bilhões de dólares anuais para a Microsoft, o SQL Server ganhou uma nova versão esta semana, junto com soluções que gravitam em torno do tema Big Data .

Os lançamentos da empresa incluem o SQL Server 2014; o novo Appliance Microsoft Analytics Platform; o Azure SQL Database Premium; atualizações no Azure HDInsight; e o Preview Público do Microsoft Intelligent System Service, um serviço de análise de dados gerados pela Internet das Coisas.

A Microsoft mostrou os produtos em San Francisco, California, em um evento que teve a participação do seu novo CEO, Satya Nadella. O executivo enfatizou a visão da empresa de um mundo "Mobile First, Cloud First" e no qual os dados não são apenas consumidos mas também gerados em velocidade e quantidade exponencial, exigindo ação rápida de empresas de todos os portes. Para Satya Nadella, a Microsoft está preparada para habilitar uma cultura de análise de dados utilizando a combinação da suas plataformas Office 365, Azure e SQL Server.

E, segundo o gerente-geral da divisão de Servidores e Nuvem para Empresas da Microsoft Brasil, André Echeverria, será capaz de ajudar os clientes a dar o primeiro passo para adotar uma solução inovadora de Big Data tirando vantagem de tecnologias familiares como o SQL Server e aplicações Office, mais precisamente o Excel. "Essa é uma solução utilizada hoje por mais de 1 bilhão de usuários no mundo todo e suportada por uma plataforma completa que gerencia todo o ciclo de vida dos dados", diz Echeverria.

A ideia de Big Data descomplicado da Microsoft passa por combinar o SQL Server 2014 com ferramentas de BI já implementadas no Excel e o Power BI do Office 365 - como o Power Pivot e o Power View, que permitem, por exemplo, a construção de um cenário de tomada de decisão visual combinando análise de dados estruturados com dados não estruturados.

Uma loja, por exemplo, pode combinar suas informações sobre demografia de seus clientes com dados coletados via redes sociais buscados pelo Bing (como os check ins do Foursquare em uma determinada região) e verificar onde estão os melhores pontos geográficos potenciais para abrir novas filais. E, então, visualizar essas informações usando mapas tridimensionais alimentados pelo engine do Nokia Maps. Isso tudo sem sair de dentro do Excel e podendo exportar o resultado para diferentes dispositivos, como smarphones e tablets.

Os anúnciosda Microsoft incluem também duas outras soluções para o trabalho em cenários de Big Data: o Microsoft Analytics Platform Solution - um "Big Data in a box" que é uma evolução do Microsoft Parallel Data Warehouse e traz embutido o novo Azure HDInsight, permitindo o processamento de dados não estruturados com Hadoop - e o Preview do Microsoft Intelligent Systems, com recursos para empresas que pretendem enriquecer suas análises de BI e Big Data com dados da Internet das Coisas, por exemplo.

Performance e Disponibilidade
As novidades do SQL Server 2014 incluem tecnologia In-memory nativa, que oferece alto nível de desempenho para aplicativos de missão crítica e economia de custos com a alocação de tabelas de dados na memória RAM, economizando custos com a compra de novo hardware.

Segundo a empresa, o novo SQL Server 2014 vai permitir ganhos de performance de 10 a 30 vezes sobre as versões anteriores. A plataforma vai oferecer alta disponibilidade com o recurso do Always On e facitar a configuração de ambientes híbridos de TI combinando tecnologia em infraestrutura física e em nuvem.

De acordo com Frederico Rezende, gerente de produto da plataforma de dados da Microsoft Brasil, o produto estende a integração com a nuvem, que já existia na versão anterior, com ferramentas que simplificam a criação de backups na nuvem pública da Microsoft, o Azure, principalmente para situações de Disaster Recovery.

E é dentro do contexto do Azure que a Microsoft adicionou três novos produtos: o banco de dados Azure SQL Database Premium, com maior capacidade de armazenamento e disponibilidade; o Azure HDInsight, serviço que permite o processamento de dados não estruturados na Nuvem que agora suporta Hadoop 2.2; e o MS Intelligent System Service, que trará a possibilidade de analisar dados provenientes de máquinas e sensores conectados à internet (comumente chamado de "Internet das Coisas").

"Tudo o que estamos lançando hoje vem plugado com a tecnologia de nuvem - nossa visão Cloud OS inclui um conceito de cenário híbrido que envolve o triângulo formado pelo datacenter do usuário; a a nossa nuvem pública Azure e provedores de hosting", diz Echeverria.

A boa notícia para empresas que pretendem utilizar o SQL Server 2014, segundo Echeverria, é que a plataforma terá a mesma política de preço de versão atual, mesmo integrando mais recursos. "Estamos oferecendo avanço significativo em tecnologia pelo mesmo valor", diz Echeverria, que avisa estar preparado para esquentar a briga contra Oracle, IBM e SAP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário