sexta-feira, 23 de maio de 2014

COMPUTERWORLD:Tecnologia de empresa brasileira ajuda a recrutar profissionais de TI


Solução da Adaptworks identifica candidatos de acordo com o perfil da vaga, mesmo que eles não estejam procurando uma nova oportunidade.

A Adaptworks – empresa brasileira pertencente ao Grupo Emphasys, que atua com treinamentos para a área de Tecnologia da Informação, acaba de lançar o Compleo Talent, serviço voltado à recomendação de candidatos de T, para todos os portes de empresa. Um dos diferenciais do sistemas de seleção é sua capacidade de buscar candidatos que não estão à procura de um novo emprego.

“O Compleo Talent possibilita abranger um público inusitado que não é explorado pelas ferramentas que existem atualmente. Ele faz o que chamamos de recrutamento ativo, ou seja, uma listagem de profissionais (de acordo com score ou ranking) que nem chegaram a colocar seus currículos no mercado”, explica Roberto Baptista, Chief Learning Officer, da Adaptworks. Segundo ele, muitas vezes esses profissionais têm exatamente o perfil que as empresas estão buscando, mas não podem ser encontrados, pois não estão com seus currículos à disposição.

O serviço foi idealizado com base no modelo já aplicado com sucesso nos EUA - o Workforce Science, que utiliza a tecnologia de análise de Big Data para aprimorar os processos de recursos humanos e correlacionar dados de um candidato com base em diversas fontes – redes sociais, testes online, informações armazenadas na web ou no computador do trabalho, por exemplo. “Essa análise ajuda a entender como a pessoa se comunica, que tipo de desafio prefere e quais empresas têm mais o seu perfil”.

Fruto de seis meses de desenvolvimento, a ferramenta utiliza a mesma premissa do modelo americano para identificar potenciais candidatos a determinados perfis de vagas. Segundo o executivo da Adaptworks o sistema se propõe a fazer, de forma automática, o trabalho que grande parcela das empresas de recrutamento já fazem de forma manual. “Consultores de RH já utilizam redes sociais virtuais, fóruns e grupos de discussão na web para ajudar na seleção de profissionais. A diferença é que o Compleo Talent faz isso de forma automatizada, e muito mais rápida”.

Por conta disso, ele acredita que, além das pequenas, médias e grandes empresas, também startups podem utilizar a solução para contratações pontuais ou eventuais. “Nossa expectativa é ter cerca de 300 assinaturas do novo serviço até o final deste ano”, revela.

De acordo com Baptista, a eficiência do processo de seleção de uma empresa influencia diretamente em sua competitividade no mercado. Ele cita exemplos dos custos diários que envolvem uma oportunidade de trabalho aberta, cada entrevista realizada por um analista de recrutamento e seleção, e a contratação de um profissional com habilidades sociais ou técnicas inadequadas.

Fonte: "Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD." Computerworld. http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/05/19/tecnologia-de-empresa-brasileira-ajuda-a-recrutar-profissionais-de-ti/.. (accessed May 23, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário