sexta-feira, 23 de maio de 2014

IDG Now!: Prefeitura carioca já pode usar a terminação .RIO para seus sites

IDG Now!:Prefeitura carioca já pode usar a terminação .RIO para seus sites




Está dominado!

O Rio de Janeiro acaba de se tornar a primeira cidade da América do Sul a ter seu próprio domínio internet de primeiro nível (gTLD). O sufixo .RIO já integra a raiz da rede mundial de computadores. Significa que, se a prefeitura da cidade quiser, já pode usá-lo para os seus sites.

Consta que a intenção da prefeitura é usar o domínio .RIO como canal oficial da cidade Rio e das políticas públicas para os cariocas. Ele será a identidade digital do governo municipal. Só as organizações governamentais oficiais ou entidades ligadas a ações sociais, econômicas, de infraestrutura , turismo e eventos estarão autorizados a usá-lo. Algo como “rio2016.rio” ou “jogos2016.rio”.

Resumindo, o .RIO vai concentrar todas as informações relevantes sobre o Rio de Janeiro na Internet, para os cidadãos cariocas e visitantes.

Importante: nenhum internauta, fora aqueles diretamente ligados à administração pública do muncípio, poderá ter um endereço .RIO, emboras algumas empresas de venda de domínio o estejam anunciando. Não cai nessa.




Tentei, sem sucesso, conversar com Ricardo de Oliveira, diretor-presidente da Empresa Municipal de Informática (IplanRio), para saber quais são os planos de uso do novo domínio.Vou continuar tentando.

e-Gov
Recentemente, a prefeitura do Rio lançou o Carioca Digital, um portal de relacionamento com os cidadãos, no ar há cerca de sete semanas.


O “Carioca Digital” permite que o usuário cadastrado tenha acesso a informações sobre diferentes serviços municipais de forma customizada, a partir da inscrição do CPF e da indicação da geolocalização. A ideia é levar a Prefeitura para dentro da casa do cidadão, 24 horas por dia, de forma ágil, personalizada. Ser um grande facilitador para os cariocas, que hoje sofrem com a mobilidade urbana e as muitas obras de infraestrutura espalhadas pela cidade. O cidadão residente no Rio de Janeiro será informado, diretamente pela prefeitura, sobre obras em seu bairro ou mudanças e novidades em todo o município, de acordo com seus interesses.

Entre os serviços disponíveis no Carioca Digital estarão boletim e índices de desempenho escolar, situação fiscal de imóveis, multas de trânsito, agenda cultural e mapa de equipamentos públicos municipais. Aos poucos, novos serviços ainda serão acrescentados. Em breve, quando um carro for rebocado, se o proprietário do veículo estiver cadastrado no Carioca Digital, em 15 minutos ele receberá um SMS informando o endereço do depósito, o valor da multa e até a guia para pagamento. Será possível também a marcação de consultas na Clínica da Família.

Mais de 140 profissionais de diferentes órgãos participaram do processo. Foram 9 meses de um trabalho intenso, envolvendo servidores da IplanRio e de várias secretarias (SMC, SMF, SMS, SMTR e CVL).

Também recentemente a prefeitura do Rio lançou o serviço “Data Rio“, que vai disponibilizar ao cidadão todas as base de dados do município, com objetivo de aumentar a transparência, e alimentar novos projetos que irão melhorar a vida do cidadão, como os aplicativos para celulares, entre outros. São cerca de 15 mil arquivos. Estarão lá informações geradas pelos GPS dos ônibus, a sincronização de sinais de trânsito, números da Central 1746, etc.

A iniciativa de dados abertos é muito parecida com as disponibilizada pela prefeitura de Nova York.

Data.rio agora pode ser o próprio endereço do serviço na internet.

Fonte: "Prefeitura carioca já pode usar a terminação .RIO para seus sites." IDG Now!. http://idgnow.com.br/blog/circuito/2014/05/23/prefeitura-carioca-ja-pode-usar-a-terminacao-rio-para-seus-sites/ (accessed May 23, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário