segunda-feira, 19 de maio de 2014

Jornal da abep - Inovação


Segurança de dados

Prodeb apresenta projeto da nova sala-cofre

A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) reuniu gestores de TI do Estado para a apresentação do novo projeto da sala-cofre. Na abertura do encontro, realizado no Auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no dia 12 de março, o Diretor de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas (DTS/Prodeb), Napoleão Lemos, ministrou uma palestra sobre o "Histórico da Evolução Tecnológica da Prodeb".

A Assessora de Segurança Integrada da Prodeb (ASI/Prodeb), Elba Vieira, também falou sobre o andamento do projeto. Ela informou que, além de obras civis, estão previstos deslocamentos dos equipamentos de infraestrutura, do seu local de origem (data center atual) para o local de destino (nova/sala-cofre). "As movimentações serão feitas considerando o mínimo de interrupções possíveis nos serviços prestados pela Prodeb", explica Elba.

Segundo a Assessora, as primeiras etapas da iniciativa consistem no levantamento, documentação e identificação de todos os componentes da infraestrutura física e lógica do data center, posicionamento dos equipamentos nos racks, corredores de passagem, restrições físicas, planejamento detalhado da movimentação, entre outras atividades. "Estamos com o projeto em franco andamento, planejando e executando cada etapa com bastante cuidado. Antes da movimentação dos equipamentos, as unidades serão informadas sobre as datas e períodos de indisponibilidade de serviços".
Sala-cofre

A sala-cofre é um ambiente estanque que protege o data center contra várias ameaças. O espaço possibilita a cobertura das necessidades de segurança física e de infraestrutura, protegendo hardware e dados contra incêndio, fumaça, calor, umidade, poeira, sabotagem, gases corrosivos, acesso indevido, ataques internos e externos, entre outras ameaças.

A empresa Aceco TI, com mais de 40 anos de atividade, foi contratada por ser a única no Brasil que atende às Normas Técnicas Brasileiras (ABNT). A Aceco já havia construído, em 2005, uma sala-cofre de 30m², porém, com as aquisições feitas pela Prodeb, nos últimos anos, foi necessário modernizar o data center. Por isso, a necessidade de uma nova sala-cofre para abrigar, com maior segurança, todos os equipamentos de infraestrutura que armazenam dados e informações do Estado. A nova sala-cofre, com 172m², será a maior do Norte e do Nordeste e uma das maiores do Brasil no segmento de Governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário