PCs tiveram queda de 37% nas vendas em março comparado com 2013.Mercado vendeu 915 mil unidades no mês, 16% a mais do que fevereiro.
As vendas de PCs no Brasil apresentaram a pior queda dos últimos anos em março, de acordo com a consultoria IDC, caindo 37% em relação ao mesmo período em 2013. No mês foram registradas vendas 915 mil máquinas no país, enquanto em 2013 foram vendidas 1.442.180 unidades.
Mesmo com a queda histórica, as vendas cresceram 16% em relação ao mês de fevereiro, quando foram vendidas 787.551 unidades. De acordo com o IDC, março tradicionalmente concentra um grande volume de vendas e, em 2014, isso não aconteceu.
Um dos motivos para a atual queda é que a proximidade com a Copa do Mundo, que começa em junho no Brasil, que desviou o foco dos varejistas e consumidores para outros produtos como a TV.
Segundo Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil, após um fraco começo de ano, a previsão era que houvesse uma boa recuperação nas vendas de março, porém, o que se viu foi um volume modesto de apenas 915 mil máquinas comercializadas (desktops + notebooks).
“Embora não tão acentuada, já era esperada uma queda nas vendas de computadores no primeiro trimestre. Historicamente, em anos de Copa do Mundo, o segmento varejista volta suas atenções para as vendas de TVs. Considerando ainda as vendas de outros dispositivos como tablets e smartphones e o cenário econômico modesto, o mercado de PCs sofreu um grande impacto”, analisa Hagge.
Segundo o IDC, em março de 2014 foram vendidos 3.835.425 smartphones no país e 871.597 tablets, número próximo ao da venda de PCs no mesmo período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário