segunda-feira, 2 de junho de 2014

CIO: 3 maneiras de gerenciar a digitalização do negócio

Peter Weill e Stephanie L. Woerner

Descubra qual abordagem é a mais adequada para a sua empresa
CIOs de hoje precisam descobrir como lidar com a digitalização de segmentos inteiros de seus negócios. Já estamos vendo empresas em que os gastos com digitalização é superior a 25% do orçamento total da empresa, e esperamos que isso vá se tornar comum. Estudos do Gartner apontam que até o final da década, a digitalização do negócio representará 90% do orçamento de TI.

No MIT Center for Information Systems Research, fizemos 10 estudos de caso e uma pesquisa para entender as melhores práticas para a digitalização do negócio das empresas. Os negócios digitais aplicam combinações inéditas de novas tecnologias para gerar receita e valor, remodelar as indústrias e reinventar processos e modelos de negócios, além de criar novas oportunidades.

Até agora, o cenário de digitalização nas empresas é diverso, tanto em relação à gestão quanto aos gastos. Em uma pesquisa com mais de 2.012 CIOs , descobrimos que apenas 39% do investimento da empresa com digitalização aparece no orçamento de TI.

As demais despesas estão espalhadas por toda a empresa - criando muitas vezes seis ou sete ilhas de digitalização: produção e operações , engenharia, laboratórios de P&D, trabalho de conhecimento, produtos digitais e interação com o cliente , incluindo mídias sociais, mobilidade e sites.

Descobrimos também que muitas vezes as empresas adotam uma ou mais das três abordagens a seguir para a gestão da digitalização.

1 - Convergência: nesta abordagem, todos os investimentos em digitalização são de responsabilidade de um único executivo. Ele geralmente requer novas estruturas organizacionais para criar eficiências e sinergias. Empresas que utilizam essa abordagem tendem a consolidar em uma única estrutura seus principais ativos - pessoas, dados, infraestrutura, competências e processos de gestão.


2 - Coordenação: Esta abordagem não muda a estrutura organizacional, mas em vez disso adiciona mecanismos para aumentar a coordenação dos grandes investimentos digitais feitos pelas áreas de engenharia, operações, produto e outros grupos empresariais. Deixando a estrutura da organização como é reduz interrupções, enquanto mecanismos de coordenação (tais como comitês ) ajudam as unidades a trabalhar em conjunto e facilita a entrega das metas corporativas.


3 - Ilhas separadas: Esta abordagem deixa cada uma das ilhas digitais separadas, para maximizar o valor local e evitar a sobrecarga resultante da coordenação de cada uma delas. Aqui, a empresa está comprometida com a inovação local, geralmente organizada por produtos ou empresas independentes. As capacidades são muitas vezes duplicadas, e a prestação de contas é realizada localmente.

Nossa pesquisa descobriu que 21% das empresas estudadas tinham adotado convergência como a sua abordagem primária, enquanto 53% focaram na coordenação e 26% em ilhas isoladas.

Qual abordagem é a mais adequada para a sua empresa? E quem deve tomar a decisão? Isso depende das diretrizes estratégicas da empresa. A convergência proporciona maior redução de custos, redução de riscos e obtenção de sinergias. A coordenação é a escolha certa para alcançar alguns objetivos em toda a empresa, como a melhoria da experiência do cliente ou utilização dos ativos. A abordagem de ter ilhas de inovação digital separadas é ideal para empresas que acreditam que a autonomia local estimula a inovação e a capacidade de resposta ao cliente.

A tendência natural é usar abordagens diferentes para diferentes ilhas de digitalização. Muitas empresas adotam essa abordagem com sucesso, mas cuidado: quanto mais complexa for a sua abordagem para o gerenciamento da digitalização total do negócio, mais mecanismos você vai precisar ter, e mais difícil será explicá-los e implementá-los.

Um papel importante do CIO será ter conversas com outros membros da equipe executiva sênior e ajudar a empresa escolher uma ou mais dessas abordagens. Uma vez escolhida a estratégia, a unidade de TI poderá implementá-la.

Qualquer que seja a abordagem escolhida, acreditamos que a gestão de digitalização total do negócio é hoje uma das maiores oportunidades e um grande desafio para o CIO e a equipe de TI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário