quinta-feira, 5 de junho de 2014

Folha de S. Paulo: Google amplia criptografia no Gmail para combater espionagem


O Google intensificou seus esforços para dificultar a espionagem de e-mails, apresentando nesta quarta-feira (04) um software de criptografia de mensagem para seu navegador, o Google Chrome.
Uma versão de testes da ferramenta chamada 'End-to-End' foi lançada para que programadores possam criar mini-programas capazes de se conectar ao Chrome e encriptar mensagens do Gmail (serviço de correio eletrônico do Google).

"As mensagens são encriptadas à medida que são enviadas e são como envelopes, menos vulneráveis à bisbilhotagem (seja por pessoas maldosas ou pelo governo) ", afirmou Brandon Long, encarregado da equipe que desenvolveu esta ferramenta, em um post.

Além disso, o Google acrescentou uma seção ao seu Relatório de Transparência, na qual mostra qual parte das mensagens do Gmail é enviada criptografada e qual parte das mensagens enviada por outros serviços de e-mail é recebida da mesma maneira.

No mês passado foram criptografadas 69% das mensagens enviadas de contas do Gmail, enquanto apenas 48% dos e-mails recebidos de outros serviços foram codificados durante o envio.

O Comcast, um gigante provedor de internet nos Estados Unidos, mal posicionado nesta classificação, informou rapidamente que reforçará a criptografia de suas mensagens.

A ação do Google chega no momento em que grandes empresas americanas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade e a espionagem na rede.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Google amplia criptografia no Gmail para combater espionagem. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1465030-google-combate-espionagem-cibernetica-com-criptografia-de-mensagens.shtml (accessed June 5, 2014).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário