quarta-feira, 11 de junho de 2014

Folha de S. Paulo: Na vida cibernética, seu ponto fraco pode ser um parente


Desde que comecei a escrever sobre segurança cibernética, minha reputação por paranoia só cresceu.
Crio senhas complexas para todos os sites, utilizo um sistema de autenticação dupla sempre que posso, assinei um programa de monitoração de crédito e uso aplicativos de segurança em meus aparelhos portáteis se converso com fontes sigilosas.
Também cubro a lente da webcam de meu computador com fita adesiva e, certa noite –em uma semana especialmente paranoica em que trabalhei em reportagens sobre hackers na China–, cheguei a tirar a TV do quarto, pensando na remota possibilidade de que alguém tivesse infiltrado o decodificador.

Em resumo, a proteção dos meus dados pessoais se tornou uma completa obsessão.
Por isso, imaginem minha reação quando, na semana passada, meu pai mandou uma mensagem de texto que continha meu número de previdência social, da minha carteira de motorista, minha data de nascimento, número de telefone e endereço de e-mail, além de meu nome completo, a todas as pessoas de sua lista de contatos.
Basta dizer que não fiquei exatamente calma. Para ser honesta, mostrei esse texto ao meu pai, que sugeriu que eu inserisse diversos caracteres não alfabéticos, para substituir os palavrões.
Foi um erro ingênuo, claro, mas ainda assim irritante. Ao seu modo paternal, meu pai tinha documentado todos os meus dados pessoais mais relevantes, em sua agenda de endereços, para que tivesse acesso rápido a eles para fins de seguro de vida; e, por acidente, os enviou a todos.
Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress 
No ano passado, 13,1 milhões de americanos sofreram fraude de identidade
Eu já critiquei empresas por armazenar dados pessoais de usuários e ataquei completos desconhecidos por não usarem senhas numéricas em seus celulares. Mas os especialistas em segurança gostam de dizer que a força de um sistema de segurança é equivalente à de seu elo mais fraco. No caso, meu pai.
O fato é que todos nós fazemos coisas parecidas. Basta uma pessoa clicando em um link malévolo, um fornecedor com uma senha fraca ou uma visita a um restaurante delivery para que um hacker ganhe entrada em redes empresariais. De fato, 91% das violações ocorrem a partir de funcionários que clicam em links indevidos, de acordo com a Proofpoint, uma companhia de segurança.
Manter uma boa higiene em termos de senhas ajuda só até certo ponto, em um momento no qual meus dados mais sagrados estão à disposição de seguradoras, lojas, bancos -e do meu pai, claro.
No ano passado, 13,1 milhões de americanos sofreram fraude de identidade –o segundo maior total já registrado–, segundo a Javelin Strategy & Research. E a monitoração de crédito só ajuda em termos, quando suas informações são perdidas.
No ano passado, uma investigação cnstatou que um serviço clandestino de roubo de identidade operado por um vietnamita de 24 anos havia comprado dados de uma fonte improvável. Hieu Minh Ngo, que mais tarde seria indiciado por fraude e roubo de identidade, havia adquirido os dados, pasmem, da Experian, um dos três grandes serviços de informações de crédito dos EUA.
E pensar que ele podia ter poupado esse trabalhão e simplesmente se tornado amigo do meu pai.

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