sexta-feira, 13 de junho de 2014

Folha de S.Paulo:TomTom lança app para concorrer com o Waze no Brasil

Folha de S.Paulo:TomTom lança app para concorrer com o Waze no Brasil 

YURI GONZAGA


A TomTom lança nesta sexta-feira (13) o seu aplicativo de trânsito em "tempo real" para iPhone, um concorrente de outros serviços de localização, como os do Google (Maps e Waze) e os da MapLink. Por um mês, será gratuito –o preço normal será de US$ 15 (cerca de R$ 34) anuais.

O app que a companhia holandesa atualmente distribui no país, chamado TomTom Brasil (que custa US$ 35, cerca de R$ 78), carece de dados de trânsito. Alguns dos aparelhos de GPS automotivo da marca também serão vendidos com a capacidade, mas a empresa não precisou quais nem quando.

Durante a Copa (cuja partida final é em 13 de julho), usuários poderão experimentar o novo serviço gratuitamente. Depois disso, quem já tem o serviço de mapas da TomTom (o já citado, de US$ 35), poderá pagar US$ 1 (cerca de R$ 2,23) durante outro mês.

Findado o período, quem se interessar em continuar usando o app terá de desembolsar US$ 15 (R$ 34) por ano. Pela licença dos mapas –nesse complexo sistema de cobrança da companhia–, paga-se apenas uma vez.

"Acreditamos que a grande maioria dos clientes quererá continuar usando o serviço", diz Julio Quintela, gerente de vendas da TomTom para o Brasil.

O aplicativo é alimentado pela mesma base de dados do serviço on-line da empresa, o TomTom Live (tomtom.com/livetraffic), e, em alguns países, é licenciado pela Apple para o aplicativo Mapas do sistema iOS –aqui, segundo Quintela, isso também pode acontecer no futuro, apesar de as informações não serem compartilhadas com a fabricante do iPhone no momento.

"Temos um histórico de comportamento de todos os motoristas que usam um serviço da TomTom, seja no GPS [automotivo] ou no aplicativo para dispositivos móveis", diz. "Além disso, compramos das operadoras como Vivo, Tim etc dados georreferenciados dos usuários de celular", explica, adicionando que os dados foram disponibilizados pelas empresas de telefonia "de forma anônima, é claro".

Com esses dados que mostram o posicionamento dos clientes das operadoras, a TomTom usa um algoritmo que deduz se o dono do celular estava caminhando, usando carro ou transporte público, segundo Quintela.

Há outras duas fontes de informação para o serviço, que são as bases de dados licenciadas dos órgãos de trânsito dos governos; e os rastreadores instalados nos automóveis de alguns dos usuários dos aparelhos de GPS da fabricante holandesa.

Para o executivo, a grande vantagem do serviço de trânsito sobre os concorrentes é a precisão, já que há uma variedade de fontes de informação, que não só agências que supervisionam o trânsito (como a CET, Companhia de Engenharia de Tráfego, em São Paulo) e informação introduzida por usuários (método que tornou o Waze popular antes de sua aquisição bilionária pelo Google).

O fato de o usuário ter de interagir ativamente para gerar uma informação sobre o incidentes de trânsito é uma desvantagem do Waze. "Enquanto isso, a TomTom possibilita que os usuários carreguem informação sem executar qualquer tarefa. É interatividade entre máquinas –não é que as máquinas não sejam falíveis, mas é que o risco de haver uma informação errada é inferior", diz.

Uma vantagem que o app da TomTom tem, para Quintela, é que ele sugere alterações de rota no meio do caminho, o que não acontece em concorrentes. O serviço é atualizado de dois em dois minutos.

Parceira da Apple, a TomTom não disse se disponibilizaria o serviço para dispositivos com Android.

A fabricante também passou a publicar periodicamente, por meio de sua conta no Twitter, informações de trânsito em tempo real de São Paulo e do Rio.


Fonte: GONZAGA, YURI. "Folha de S.Paulo." TomTom lança app para concorrer com o Waze no Brasil. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1469565-tomtom-lanca-app-para-concorrer-com-o-waze-no-brasil.shtml (accessed June 13, 2014).

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