Por Denise Helena
Uma nova ameaça paira sobre os donos de telefones com Android instalado, dessa vez, se trata de um tipo de malware que, simplesmente, bloqueia o acesso a nossos dados pessoais para depois, exigir o pagamento de um resgate se quisermos recuperar seu controle de volta.
Para isso, tal como informam na empresa de segurança informática ESET, ‘Simplocker Android’ (nome do malware) escaneia o cartão SD da vítima para poder localizar certos arquivos, como imagens, documentos PDF, música e outro tipo de arquivos, para depois bloquear o acesso a todo o conteúdo do cartão, utilizando a criptografia AES.
Segundo ESET, se trata do primeiro malware para dispositivos móveis conhecido que impede o acesso aos dados dos telefones móveis com Android instalado para posteriormente exigir o pagamento de um resgate.
Quem está atento às notícias sobre segurança e vírus informáticos, sabe que esta tática é bastante usada, mas geralmente com os usuários de PC, embora nesses casos a quantidade exigida possa ser bastante elevada.
Bem o fato é que funciona assim, concluindo o pagamento, supostamente é devolvido o controle de nosso telefone. O perigo desse tipo de malware é enorme, já que não só nos impede de acessar nossos dados, como também envia informação privada do telefone como o número de IMEI aos hackers. O malware, ao estar baseado na rede TOR, complica enormemente a localização dos criadores do ’Simplocker Android’.
Bem, pelo menos no momento não precisamos nos preocupar muito, já que ainda não foi estendido além da região ucraniana. Ainda assim, sempre é bom estar informado e, caso se receba o vírus, a recomendação é nunca pagar nada, por menor que seja a quantia, já que com isso, só se conseguiria motivar mais hackers a copiar essa técnica, e isso acabaria se estendendo mais ainda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário