quarta-feira, 18 de junho de 2014

IDG Now: Como proteger os dispositivos móveis dos cibercriminosos durante a Copa


Cristina Deluca

Consumidores que pretendem buscar na internet vídeos, fotos, wallpapers e outros materiais sobre os jogadores devem seguir algumas dicas básicas
Durante a Copa do Mundo da Fifa 2014 os consumidores vão usar ainda mais os seus smartphones e tablets para buscar e compartilhar informações sobre o evento. É neste período que criminosos virtuais se aproveitam do interesse dos consumidores pelo assunto para atraí-los a sites repletos de ameaças.

Na opinião da McAfee, consumidores que pretendem buscar na internet vídeos, fotos, wallpapers e outros materiais sobre os jogadores devem seguir algumas dicas básicas para se proteger dos cibercriminosos:

1 - Ter cuidado com qualquer conteúdo que solicite download de arquivos antes de ser disponibilizado. É recomendável assistir vídeos ou fazer download de conteúdo diretamente dos sites oficiais dos provedores de conteúdo.

2 - Ficar atento aos resultados de busca para os termos "downloads gratuitos”. De acordo com a empresa de segurança, esses são os termos de pesquisa mais propensos a conter vírus. Aqueles que pesquisam os termos vídeos ou arquivos para download devem ter cuidado para não liberar malwares no computador.

3 - Sempre usar proteção por senha no celular e em outros dispositivos móveis. Se o seu telefone for perdido ou roubado, isso evita que a pessoa que tiver acesso a ele publique suas informações na Internet.

4 - Procure acessar somente sites oficiais de confiança para buscar notícias importantes. No entanto, sites confiáveis também podem ser vítimas de hackers. Sempre use uma ferramenta de pesquisa segura que alerte sobre sites ou links perigosos antes que você os acesse.

5 - Não fazer download de vídeos em sites suspeitos. A maioria dos clipes de notícias que você deseja ver pode ser facilmente encontrada em sites de vídeo oficiais, que não exige download de arquivos. Se um site oferecer um vídeo exclusivo para download, não faça o download.

6 - Não “fazer login” nem compartilhar outras informações: se você receber uma mensagem, um SMS ou um e-mail ou acessar um site de terceiros que solicite suas informações (cartão de crédito, e-mail, endereço residencial, login do Facebook ou outras informações) para ter acesso a uma reportagem exclusiva, não compartilhe essas informações. Essas solicitações são uma tática comum de phishing que pode levar ao roubo de identidade.

Além dessas regrinhas básicas, a A McAfee oferece solução gratuita para smartphones e tablets que inclui proteção antirroubo e antivírus, filtragem de chamadas e mensagens de texto. O McAfee Mobile Security permite também que os consumidores executem gratuitamente varreduras de privacidade e segurança para identificar e ajudar a remover aplicativos que compartilham indevidamente informações pessoais.

“Os dados pessoais que alguns aplicativos coletam podem ajudar a melhorar sua experiência móvel. Porém, muitos aplicativos estão coletando mais informações do que necessário, colocando em risco sua privacidade e sua segurança pessoal”, afirma Gary Davis, vice-presidente de marketing para o consumidor da McAfee.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário