quinta-feira, 26 de junho de 2014

IDG Now: Google lança a Android TV. E nós assistimos para contar o que é

Mark Hachman

Para quem estava esperando um novo dispositivo de harware para a sala de estar, a Google mudou de canal. Sua plataforma para Smart TVs é software

A Google mudou de canal nesta quarta-feira (25/06). Ao invés de mostrar uma caixinha com logotipo de Google TV, a companhia anunciou que sua plataforma de entretenimento nesse terreno está ligada ao Android e que o aparelho de TV, no final das contas, é só mais uma das múltiplas telas que ela quer conectar umas às outras.

De certa forma, confirmando os rumores, a Google apresentou durante a Google I/O a sua nova plataforma para Smart TVs, chamada agora de Android TV. A Android TV vai substituir a Google TV, uma plataforma que a Google lançou em 2010 com parceiros como a Logitech, mas Google nunca compareceu com sua promessa inicial de entregar o melhor da web na sua TV. Agora ela vai tentar de novo.

O sistema virá embarcado em televisores e conversores de parceiros da Google. Toda a família de SmartTVs 2015 da Sony, por exemplo, vai rodar o sistema AndroidTV. Sharp e TPVision (Philips) também terão televisores com o sistemas e outros fabricantes farão conversores.

TV é software
Essencialmente, a Google terá um único kit de desenvolvimento de software para atender a todos os tamanhos e necessidades. “Smart TVs são geralmente limitadas e não competitivas com seus primos móveis", disse Dave Burke, gerente de engenharia do Android qeu apresentou a Android TV no palco da Google I/O em San Francisco. “Queremos mudar isso.”

A idéia aqui é que usuários possam transmitir conteúdo de vídeo dos seus smartphones e tablets direto para as TVs usando o sistema, que também estará integrado ao dispositivo Chromecast da Google. Até aí nada novo, admitiu Burke. "Não é uma nova plataforma, esse é o ponto. Estamos simplesmente dando à TV o mesmo nível de atenção que os smartphones e tablets ganharam. Queremos que vocês elevem seus conhecimentos e investimentos no Android e os estendam para a TV".

A Android TV exige apenas o uso de um dispositivo direcional de controle e comando de voz, que poderia ser um controle remoto tradicional, um keypad virtual, um smartphone ou mesmo um joystick, diz Bruke.

Numa "prévia" da plataforma, Burke mostrou uma interface que permite à Android TV lidar tanto com vídeo em streaming quanto via HDMI e com suporte total ao Google Cast, portanto você vai usar seu Chromecast. Quando se aperta o botão "Home", você recebe na tela uma série de informações sobre programas e filmes. Mas, diferentes dos dispositivos móveis, há um conjunto de filmes recomendados no topo da tela, com os aplicativos mais usados alinhados logo abaixo. A Android TV também revitalizou a busca, que agora é feita por voz.

Burke usou seu smartphone para fazer busca por conteúdo, mas o controle remoto também poderia ter sido usado. Quando ele procurou por Breaking Bad, por exemplo, recebeu como retorno uma lista de atores, clipes do YouTube e, obviamente, o próprio programa.

Ele então tentou buscar por "filmes nomeados ao Oscar em 2002”, e recebeu de volta uma lista de filmes nomeados ao prêmio. E perguntou à TV que atriz fazia o papel de Katniss, no filme The Hunger Games (Jogos Vorazes), recebendo como resposta certa Jennifer Lawrence.

Google no sofá
O engenheiro da Google insistiu na idéia de "encostar a cabeça no sofá e relaxar". Segundo ele, o conceito foi pegar todo o conteúdo da Google Play store e dar a ela um jeitão de sala de família.

A idéia é que você simplesmente possa se esparramar no sofá da sala e deixar que a Google faça o trabalho chato de achar alguma coisa para assistir. Uma barra de navegação à esquerda da tela oferece opções como “My Top Movies” e seriados de TV e também temáticas mais sofisticadas, como "dramas envolventes". 

Muitos usuários móveis tipicamente visitam a Google Play Store para baixar jogos. De fato, de cada quatro visitantes, três baixam um jogo, disse Burke. Nesse caso, usando a plataforma na TV voc6e poderia compartilhar disputas, resultados e jogos multiplayer.


Naturalmente a Google vai oferecer uma nova app store, programada para ser lançada no terceiro trimestre do ano, completa com o que se esperaria de grandes nomes, incluindo Netflix, por exemplo.

E agora, o hardware
A Google está trabalhando com a Marvell e a Intel do lado de lá do silício. Mas a notícia concreta por hora é que todas as smart TVs fabricadas pela Sony em 2014, assim como as TVs da Sharp e da TPVision em 2015 vão rodar em Android TV, disse Burke. E você pode esperar por caixinhas Android TV da Asus, Razr e outros fabricantes ainda neste ano.

De forma geral, a Android TV alinha os interesses gerais da Google em formar essa cadeia de dispositivos digitais conectados na casa das pessoas, preferencialmente pelo Android. Além disso, ao ganhar espaço na sala de estar, ela também tem acesso a novos dados sobre hábitos de consumo de mídia dos usuários - o que quer dizer oportunidades para publicidade dirigida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário