quinta-feira, 5 de junho de 2014

Intel prevê PCs totalmente livre de cabos a partir de 2016


A Intel tem um sonho que pretende colocar em prática a partir de 2016: eliminar todos os cabos do computador. A empresa deu mais detalhes sobre os planos nesta quarta-feira, 4, em apresentação na Computex, em Taiwan.

No palco, o executivo Kirk Sakugen aproveitou a oportunidade para mostrar telas sem fios, e outros recursos para recarga e conectividade de acessórios, tudo sem a necessidade dos fios, graças a uma nova plataforma chamada Skylake.

Para isso, será usado um padrão chamado WiGig, capaz de velocidades de transferência de 7 Gbps. Com ele, é possível criar conectividade entre aparelhos apenas pela proximidade, sem necessidade de um cabo, que, normalmente, junto com tantos outros, acaba criando aquele problema que todos conhecem bem.

Este é um objetivo antigo da indústria de PCs: um mundo sem fios legítimo. Até hoje, a proposta esbarrava na alimentação dos produtos, já que em algum momento eles deveriam ser plugados em algum lugar para serem recarregados. No entanto, a área de recarga sem fio tem evoluído para suprir esta necessidade, abrindo espaço para este futuro.

Nessa linha, a empresa também revelou a tecnologia Rezence, alinhada com a A4WP (Aliança pela energia sem fio, em inglês). O sistema pode ser instalado embaixo de uma mesa e carregar os dispositivos que estão sobre a superfície. Por meio de ressonância magnética, o sistema é capaz de carregar qualquer número de aparelhos ao mesmo tempo através de até 5 centímetros de madeira.

A Intel prevê que a Skylake seja lançada depois da metade de 2015, mas é provável que aparelhos com a tecnologia só comecem a chegar ao mercado a partir de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário