segunda-feira, 14 de julho de 2014

Folha de S.Paulo:Veja como tornar sua empresa mais visível na internet


FILIPE OLIVEIRA

O ex-proprietário do restaurante Serbian Crown, que funcionou por 40 anos em Washington (EUA), está processando o Google. Segundo ele, uma informação errada no serviço de mapas da empresa fez com que o número de clientes caísse, o que o levou à falência em 2013.

O Google Maps indicava que o local fechava aos fins de semana. Em entrevista à revista americana "Wired" na semana passada, Rene Bertagna, dono do estabelecimento, disse que nunca havia usado a internet e que foi alertado por um cliente.

Empreendedores no Brasil também estão alheios à internet, perdendo oportunidades de divulgação. Segundo estimativa do Google, do universo de cerca de 6 milhões de pequenas empresas brasileiras, 85% não têm um site ou uma página nas redes sociais.

Para tornar parte desse público anunciante de seu site de buscas, a companhia lançou em junho o aplicativo Meu Negócio, que reúne ferramentas da empresa voltadas para empreendedores.
Gislaine Gallette, que fabrica chocolates, gasta R$ 25 por dia com anúncios no Google

O objetivo é que o internauta possa criar rapidamente uma página na rede social Google+ e sinalizar que é dono do estabelecimento no mapa da cidade no Google Maps. Também pode anunciar e verificar o resultados de suas campanhas (com as ferramentas AdWords Express e Google Analytics).

As ferramentas de divulgação da gigante das buscas são apenas uma das possibilidades. Em alguns casos, pode ser mais interessante fazer ações em redes sociais ou sites de nicho, como blogs ou sites especializados, diz Caio Soldi, presidente da agência CVS.

Dona da empresa Gallette, Gislaine Gallette, 44, fabrica e vende chocolates artesanais em um site e uma loja física. Ela conta que, desde 2012, gasta cerca de R$ 25 por dia com anúncios no Google. Como resultado, sua página recebe cerca de 60 visitas de quem clica nesses links.

Gislaine diz que os anúncios no buscador tendem a dar mais retorno para vendas corporativas e ela recebe em média quatro pedidos de orçamentos por dia. Para atrair clientes no varejo, o Facebook costuma ser mais efetivo, diz.

Uma opção para empreendedores que querem profissionalizar sua divulgação é contratar uma agência digital. Conrado Adolpho, especialista em marketing digital, sugere que se comece a divulgar a empresa por conta própria, para adquirir conhecimentos básicos.

Isso dará mais autonomia ao empresário para explicar quais são seus objetivos e para avaliar os resultados. Tarcisio Marchiorato, consultor de marketing da Trajeto Digital, diz que uma agência especializada em links patrocinados cobra entre R$ 700 e R$ 5.000 ao mês, mais uma comissão de 30% sobre o valor gasto na ação.






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