mozjpeg faz imagens serem 5% menores do que as fotos em JPEG.
Rede social doou US$ 60 mil para desenvolvimento do mozjpeg 3.0.
O Facebook começou a testar um formato de imagem criado pelo Mozilla que é mais “leve” do que o amplamente utilizado JPEG. As fotos são um problema para os sites se tornarem mais rápidos de carregar, à medida que são uma grande parte do tráfego na web.
A Fundação Mozilla, que desenvolve o navegador Firefox, é uma das empresas preocupadas em buscar uma alternativa de formato de imagem que seja menos pesado sem perder a qualidade. No ano passado, o órgão realizou um estudo que comparou o JPEG a uma série de formatos, como o WebP, suportado pelo Google.
A conclusão da companhia foi a de que nenhuma dessas alternativas oferece uma melhoria tal que exija uma mudança na web para suportá-la. A saída foi, segundo a Mozilla, tornar o JPEG ainda melhor. Dessa forma, nasceu o mozjpeg, cuja versão 2.0 foi lançada nesta terça-feira (15). Imagens em mozjpeg tem seu tamanho reduzido em 5% se comparadas àquelas em JPEG.
A equipe do Facebook aproveitou o anúncio para informar que já faz testes com a versão, para melhorar a compressão de imagens na rede social. Além disso, doou US$ 60 mil para contribuir com o desenvolvimento da tecnologia, incluindo a próxima geração, mozjpeg 3.0.
“O Facebook apoia o trabalho que a Mozilla tem feito em construir um codificador JPEG que possa criar menores JPEGs sem comprometer a qualidade visual das fotos”, disse Stacy Kerkela, gerente de engenharia de software no Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário