Agam Shah
De acordo com as projeções da consultoria, a atualizações do Windows XP vai frear o sangramento o mercado global de PCs no próximo ano
O sistema operacional Windows, da Microsoft pode desempenhar um papel fundamental no aquecimento das vendas de PCs em todo o mundo, que deve voltar a apresentar para um modesto crescimento no próximo ano depois de vários anos de declínio, afirma o Gartner.
As remessas de computadores poderão atingir cerca de 317 milhões de unidades em 2015, passando das 308 milhões de unidades previstas para este ano, de acordo com estudo da consultoria. Os embarques este ano deverão diminuir 2,9 por cento em relação a 2013, taxa anual já menor que a de anos anteriores.
O "renascimento" do mercado de PCs será impulsionado por atualizações de PCs comerciais antigos com Windows XP, que não são mais suportados pela Microsoft, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisa do Gartner. Ele estima que cerca de 60 milhões de PCs serão atualizados este ano.
Muitas empresas estão optando pelo Windows 7, evitando o Windows 8, que é visto como um OS para tablets. Microsoft poderia lançar um novo sistema operacional no próximo ano, o Windows 9, que poderia suplantar o Windows 7 como o sistema operacional preferido pelas empresas. No entanto, é preciso tempo para que as empresas testem e implantem sistemas operacionais de PC, como aconteceu com o Windows 7, que levou mais de um ano para encontrar um ponto de apoio nas empresas.
Mais tablest que PCs em 2015
Contando PCs, tablets e smartphones, o Gartner disse que as vendas globais de aparelhos de computação devem chegar a 2,4 bilhões de unidades este ano, um aumento de 4,2 por cento em relação ao ano anterior. Os embarques continuarão a aumentar para 2,6 bilhão de unidades em 2015.
De 2010 (ano de lançamento do iPad) para cá, cada vez mais tablets foram adotados como dispositivos de computação alternativos aos computadores. De acordo com o Gartner, os embarques de tablet vão aumentar para 256 milhões este ano, contra 207 milhões no ano passado. E, em 2015, os tablets vão atingir 321 milhões de unidades, ultrapassando pela primeira vez o volume de embarque dos PCs.
Os tablets vão ficar mais baratos e mais funcionais, segundo Atwal, acrescentando que essas tendências vão continuar a impulsionar a adoção nos próximos anos.
Os embarques de smartphones serão de 1,86 bilhão de unidades este ano, um crescimento de 3,1 por cento em relação ao ano anterior, segundo o Gartner. O crescimento mundial continuará em 2015, com embarques de 1,95 bilhão de unidades.
O Android vai continuar a ser o sistema operacional dominante em todos os dispositivos, segundo o Gartner. O sistema operacional será instalado em 1.170 milhões de dispositivos embarcados neste ano, um aumento de 30 por cento. Já o IOS, da Apple, receberá um impulso a partir do novo iPhone esperado para ainda este ano.
Juntos, o iOS e o Mac SO estarão em 271 milhões de dispositivos embarcados este ano, um aumento de 15 por cento em relação ao ano anterior. O sistema operacional Windows - para desktop e na versão para celulares - estará em 333 milhões de dispositivos embarcados este ano, subindo lentamente dos 326 milhões no ano anterior.
Mas o Windows estará em 373,7 milhões de dispositivos embarcados em 2015, ultrapassando os embarques combinados dos sistemas Apple, que estarão em 301,4 milhões de dispositivos, segundo o Gartner. O Android continuará a ser o sistema operacional dominante, instalado em 1,37 bilhão de dispositivos embarcados em 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário