segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Folha de São Paulo: Aplicativo substitui endereços e coordenadas por trincas de palavras


ANDERSON LEONARDO

E se você pudesse informar alguém sobre o local onde mora ou um ponto de encontro apenas lhe enviando uma combinação única de três palavras, em vez de endereços ou coordenadas de GPS?

A start-up britânica what3words tem um serviço de mapas –para tablets, smartphones e navegadores–, que objetiva ser um sistema de geolocalização através do qual as pessoas possam se comunicar mais facilmente.
Para isso, a empresa dividiu o mundo em 57 milhões de quadrados de 3 metros de área. Cada um deles recebeu um "endereço" novo, constituído de uma trinca única de palavras aleatórias –que nada tem a ver com o local.

Por exemplo, a entrada da catedral da Sé, no centro de São Paulo, se situa em moro.britto.jogue. Já o o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, fica 
App what3words visto no navegador; endereço e coordenadas dão lugar a trincas de palavras aleatórias


"As coordenadas de GPS são ótimas quando se busca precisão, mas é muito difícil para os seres humanos se comunicarem através delas", disse Chris Sheldrick, cofundador da empresa iniciada em 2013, à Folha por e-mail.

"Criamos o what3words para ser um sistema ao mesmo tempo preciso, memorável e fácil de ser transmitido em qualquer forma de comunicação –nem as coordenadas nem os endereços postais atendem a todos esses requisitos."

Através de um dispositivo móvel –ou até mesmo do relógio inteligente Pebble–, o usuário verifica sua localização e envia um link para a pessoa que está aguardando. Ela, por sua vez, pode abri-lo no smartphone, no tablet ou num navegador.

O what3words também oferece o recurso OneWord, com o qual é possível adquirir, por a partir de R$ 3,10 anuais, um desses quadrados imaginários e lhe dar um endereço personalizado, de apenas uma palavra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário