terça-feira, 16 de setembro de 2014

G1: Campanha pela independência da Escócia ganha terreno no Facebook


Rede social teve 2,05 milhões de interações a favor e 1,96 milhões contra.
Referendo no dia 18 decide se Escócia continua ou não no Reino Unido.

Eleitores contra e a favor da independência da Escócia discutem enquanto aguardam corpo a corpo do primeiro ministro Alex Salmond. Um referendo sobre o tema acontecerá no dia 18 de setembro e decidirá se o país continua ou não no Reino Unido 

A campanha pelo "sim" à independência da Escócia ganhou terreno no Facebook, que registrou um intenso debate eletrônico nas últimas semanas. A rede social informou nesta terça-feira (16) que foram feitas no país 2,05 milhões de interações a favor da independência em relação ao Reino Unido, e 1,96 milhões contra. Os dados foram registrados ao longo das últimas cinco semanas.

A informação é divulgada enquanto o Facebook se prepara para lançar no dia da consulta o botão "I'm a voter" ("Eu sou votante", em português), que permitirá aos usuários dizer se votaram sem especificar em qual opção.

"Em apenas um mês, vimos que o debate sobre o referendo ganhou vida no Facebook, com mais de 10 milhões de mensagens, comentários e 'curtidas' relacionadas ao debate", disse nesta terça (16) Elizabeth Linder, especialista em política do Facebook na Europa.

"Os estudos indicam que quando as pessoas veem que seus amigos de Facebook estão falando em votar, eles também podem votar", acrescentou Linder.

O Facebook já utilizou o botão "Eu sou votante" nas últimas eleições nos Estados Unidos, em 2012.

A dois dias do histórico referendo, os dois lados intensificam suas campanhas enquanto as pesquisas sobre intenções de voto publicadas nos últimos dias indicam que, por enquanto, o resultado será muito apertado.

Os maiores de 16 anos estão convocados às urnas para responder com um "sim" ou um "não" à pergunta de se querem que a Escócia seja independente do Reino Unido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário