segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IdgNow: Twitpic vai sair do ar em 25 de setembro. Fundador culpa o Twitter


Decisão de encerrar as atividades foi provocada pela determinação do Twitter de impedir o uso de marcas relacionadas à sua

O serviço de compartilhamento de fotos e vídeos Twitpic vai sair do ar no dia 25 de setembro, depois de ter sido pressionado pelo Twitter a mudar de nome. Uma ferramenta, ainda em desenvolvimento, facilitará o backup dos conteúdos publicados pelos usuários no serviço.

Quando o Twitpic foi lançado, há seis anos, não era possível fazer o upload de fotos e vídeos para o Twitter através do próprio microblog, como acontece hoje. Isso abriu oportunidade para o lançamento de serviços de terceiros, como o próprio Twitpic, o img.ly e o Yfrog, entre outros.

Noah Everett, fundador do serviço, anunciou que a decisão de encerrar as atividades foi a forma encontrada para evitar ações na Justiça, já que o Twitter "ameaçou" bloquear o acesso do Twitpic à sua API se o nome não fosse trocado.

"Algumas semanas atrás o Twitter entrou em contato com nossa representante legal determinando que abandonássemos o nosso pedido de marca sob risco de perder o acesso à sua API. (...) Gostaríamos de manter nossa marca, que acreditamos ser nossa por direito. Infelizmente não temos recursos para nos defendermos de uma grande empresa como o Twitter", disse ele em um post publicado no blog do serviço.

"Estamos tristes de ver Twitpic ser desligado", disse um porta-voz do Twitter à Time. "Nós incentivamos os desenvolvedores a construir serviços em cima da API do Twitter, como o Twitpic como fez por anos. Mas também temos que proteger a nossa marca."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário