sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Olhar Digital: Facebook muda algoritmo que "desenterra" posts no Feed de Notícias

Olhar Digital: Facebook muda algoritmo que "desenterra" posts no Feed de Notícias:


O Facebook revelou duas novas mudanças no Feed de Notícias da rede social que devem afetar o modo como os posts aparecem para os usuários. A principal novidade é que agora serão levados em consideração fatores como o momento para determinar a relevância de um post.

Isso significa que o feed agora levará em consideração os assuntos que são tendência para mostrar posts relacionados a ele de forma mais ágil, evitando também mostrar os “posts de ontem” para os usuários.

Por exemplo: o Facebook se esforçará para mostrar publicações relacionadas a algum jogo que está acontecendo no momento, ou os comentários sobre um seriado que está passando na TV no momento em que ele é transmitido. Hoje, do modo que o Feed de Notícias funciona, alguns comentários sobre estes momentos acabam aparecendo por horas depois de o evento ter acabado.

Com isso, quando um amigo ou página publicar algo relacionado a algo que está aconecendo naquele momento, este post tem mais chances de aparecer em seu feed. O Facebook diz que, em seus testes, houve um aumento em 6% no engajamento com a mudança.

Outra mudança também levará em consideração as curtidas e compartilhamentos na hora de decidir se um post perdeu a relevância depois de algum tempo. Além de contar o número total de engajamento, o Facebook observará por quanto tempo a publicação continua recebendo likes para calcular se ela ainda é útil.

Com as novidades, o Facebook deve melhorar o algoritmo que decide se vale a pena “desenterrar” uma publicação para colocá-la no topo do seu feed. O objetivo é que o conteúdo atemporal, que não tem a ver com eventos momentâneos, ressurjam com mais frequência, enquanto comentários sobre o que tem a ver com o que acontece sobre uma pequena janela temporal permaneçam enterrados.

De acordo com o Facebook, estas mudanças começarão a ser implantadas aos poucos. A rede social também diz que não espera que o alcance das publicações das páginas seja afetada pelas novidades no algoritmo.

Fonte: "Olhar Digital: Facebook muda algoritmo que." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 19 Sept. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/facebook-muda-algoritmo-que-desenterra-posts-no-feed-de-noticias/44198>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário