segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Portal do Servidor Público da Bahia:Projeto RH-Bahia tira dúvidas de gestores de Recursos Humanos


Superar um sistema antigo de gestão de pessoas e contribuir para a implantação de tecnologias que possibilitem uma administração mais ágil e eficiente. Esta é a expectativa de Edmundo de Oliveira, empregado da área de recursos humanos da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) que esteve presente nesta terça-feira (16) no talk show promovido pelo Projeto RH Bahia. O objetivo do evento, que ocorreu na Flem, foi esclarecer dúvidas e dar mais transparência acerca da implantação da tecnologia SAP no Estado, iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb), em conjunto com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb).

“Tem que materializar essa mudança. O Estado precisa de um sistema de gestão de RH que integre vários tipos de informação, como plano de cargos e salários, licença médica, benefícios, entre outros. Com o SAP daremos este salto”, pontuou Oliveira, para quem este é um processo irreversível.

Além do representante da Cerb, empregados dos setores de RH de mais nove empresas públicas do Estado também compareceram ao talk show: Bahia Pesca, Bahiatursa, CAR, CBPM, CTB, Ebal, EBDA, Prodeb e Conder. Estas 10 empresas serão as primeiras contempladas com a tecnologia SAP, que farão parte da primeira fase de implantação do projeto.

A Bahia foi o primeiro estado da Federação a adquirir, via licitação, a tecnologia SAP, hoje responsável por 60% das transações no mundo.

Conforme Wendy Katayose, gestora de Mudança do Projeto RH BAHIA, a aposta de um tira dúvidas num formato de talk show foi proporcionar um ambiente mais participativo e dinâmico para esclarecer questões e dúvidas comuns aos órgãos. E não só. “Também buscamos a integração e participação desses profissionais no sentido de serem agentes multiplicadores na execução do Projeto RH Bahia”, completou Katayose.

O evento foi desmembrado em duas partes. Na primeira, Katayose e Patrícia Quadros, líder do Projeto RH Bahia, fizeram perguntas ao superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, ao servidor e especialista em RH, Augusto Dourado, e a Wilson Freitas, gestor do negócio do projeto. Na segunda, alguns representantes das empresas convidadas foram chamados a se pronunciar sobre a expectativa em relação a esta ação.

Perguntado sobre a necessidade de substituir o atual sistema de gestão de RH, Tambone pontuou que a máquina pública estadual conta hoje com tecnologias neste setor que não mais respondem às demandas. “A legislação evoluiu e as tecnologias que dispomos têm manutenção complexa, além de não contar com elementos de simulação, entre outros requisitos”, justificou Tambone.

Já Dourado entende que a implantação do SAP vai beneficiar, sobretudo, o servidor. “Em qualquer lugar que ele esteja poderá buscar informações sobre processos, férias e muitos outros itens”, afirmou o especialista.

Segundo Wilson Freitas, a previsão é de que em outubro de 2015 já se esteja trabalhando com a tecnologia SAP, embora o prazo total de execução do projeto seja de cinco anos. Neste sentido, Freitas chamou atenção da necessidade de ampla participação dos setores de recursos humanos de todos os órgãos e empresas públicas do Estado.

“Tudo que é novo, moderno, a gente pressupõe que será melhor. O que estamos buscando é mais segurança com estes novos instrumentos de gestão. Temos que nos livrar de papéis”, disse Nazaré Lacerda, responsável pelo setor de RH da Bahiatursa. Ela acredita que a nova tecnologia proporcionará, no âmbito da máquina pública, procedimentos avançados e capazes de responder às demandas dos setores de RH.

SAP - Racionalização e otimização dos gastos com o funcionalismo e mais transparência para a sociedade. Este é o objetivo do Governo da Bahia, ao iniciar, mediante a Secretaria da Administração (Saeb), o Projeto RH Bahia. Num prazo de cinco anos serão implantados novos sistemas de gestão de pessoas, através do software Human Capital Management (HCM), em 68 empresas e órgãos públicos do Estado.
A medida dará mais agilidade a processos como folha de pagamento, benefícios, interação bancária, rotinas trabalhistas, saúde e segurança para os 273 mil servidores públicos, incluindo ativos, aposentados e pensionistas.

“Gestamos despesas de pessoal na ordem de R$ 15 bilhões por ano, mais de R$ 1 bilhão por mês. Até o momento, fazemos este trabalho com diversos sistemas de informação desenvolvidos internamente, mas que não se comunicam entre si. Com o novo software e os novos sistemas, unificaremos os processos e empreenderemos mais agilidade a todas as áreas de atuação da política de recursos humanos do Estado, incrementando ainda mais as ações de qualificação do gasto público”, explica o secretário da Administração Edelvino Góes.

Adriano Tambone acrescenta que esta ação possibilitará a diminuição de erros de recebimento de pagamentos, mais segurança e confiabilidade, resultando em menos risco de fraudes para o Estado. Segundo ele, o software também facilitará o acompanhamento de forma mais sistemática da vida funcional do servidor, a exemplo de admissões, movimentações, promoções (carreiras), desenvolvimento, capacitação e processos de aposentadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário