quarta-feira, 29 de outubro de 2014

G1: Varejistas dos EUA rejeitam sistema de pagamentos móveis da Apple

Varejistas dos EUA rejeitam sistema de pagamentos móveis da Apple
Grandes lojas optaram por sistema próprio de pagamento.
Aparelhos para pagamentos com iPhone e Android foram retirados.
 
Algumas grandes varejistas norte-americanas estão se recusando a usar o novo serviço de pagamento eletrônico da Apple, o Apple Pay, ao desenvolver sistemas concorrentes que impulsionam seus lucros por eliminar taxas de transação com cartões de crédito.

O Wal-Mart está entre os cerca de 50 grandes varejistas que escolheram não aceitar o Apple Pay, junto a Rite Aid e CVS HealthCorp.

As empresas dizem estar trabalhando no desenvolvimento de seus próprios sistemas de pagamentos, chamados Current C, por meio do consórcio Merchants Customer Exchange (MCX).

O impulso para desenvolver uma solução de pagamento móvel própria é evitar o pagamento de taxas de cartão de crédito para empresas como Visa e Mastercard, disseram analistas. As taxas ficam entre 2% e 3% dos custos por transação.

"A economia e os benefícios de se ter seu próprio sistema de pagamentos é definitivamente uma das principais razões", disse Hitesh Sheth, presidente-executivo da empresa de tecnologia para varejo e segurança cibernética Vectra Networks.

A Apple não respondeu imediatamente a pedidos de comentários. A Mastercard criticou a iniciativa de CVS e Rite Aid, afirmando que limitará as opções dos consumidores.

"Estamos desapontados com o fato de tanto a Rite Aid como a CVS terem decidido bloquear seus consumidores de usar o método de pagamento que escolherem", disse o porta-voz da Mastercard, Jim Issokson.

O Apple Pay, lançado na metade de outubro, é um aplicativo de pagamento móvel que permite aos consumidores comprar com seus iPhones 6 e 6 Plus, por meio de leitores instalados nas lojas.

Os varejistas que estão rejeitando o Apple Pay também recusaram usar sistemas de pagamento móvel como Google Wallet e Softcard.

O porta-voz do Wal-Mart, Randy Hargrove, disse que a empresa não está usando o Apple Pay e que está focada no MCX, por fazer parte dos pesos-pesados do consórcio.

A Target disse que apoia o MCX mas que também permite aos usuários realizar compras online por meio de seu aplicativo móvel usando o Apple Pay. 

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