terça-feira, 28 de outubro de 2014

Secom: Salvador sedia Fórum de Tecnologia da Informação




Nas próximas quinta e sexta-feira (30 e 31), a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) sediará a 108ª Reunião do Fórum de Diretores Técnicos (RFDTEs) / 9ª Reunião de Gerentes Técnicos (RGTE) das Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação (TI). O encontro, uma realização da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep), acontecerá nos salões Coral e Topázio, do Hotel Golden Tulip Rio Vermelho (Salvador/Bahia) e vai reunir representantes de empresas estatais de processamento de dados de todo o Brasil, para apresentar soluções na área de TI que estão sendo desenvolvidas pelas afiliadas da Abep.
O Fórum de Diretores Técnicos e a Reunião de Gerentes Técnicos fazem do encontro o principal momento de interação entre todas as empresas estatais de TI do Brasil. São cerca de 30 diretores técnicos, e uma quantidade semelhante de gerentes, trocando informações e oportunidades para agregar novas ideias aos projetos das afiliadas Abep. Na ocasião, as empresas públicas de TI também são informadas a respeito das soluções desenvolvidas por empresas fornecedoras, durante as apresentações de parceiros e patrocinadores de ações da Abep. A entidade tem como missão promover a cooperação entre as suas associadas e participar efetivamente na formulação de políticas públicas de TI, nas diversas esferas governamentais, visando o fortalecimento da informática pública como instrumento de gestão, prestação de serviços e cidadania.

Agenda de Trabalho

Os trabalhos começam às 9h de quinta-feira (30), no Salão Coral, com a presença de autoridades locais, seguida da palestra “Segurança da Informação – Potenciais parcerias ABIN/ABEP”, cuja coordenação de mesa será do vice-presidente de Tecnologia da Abep, Alyson Oliveira. Às 11h30, acontece a Visita/Relacionamento no Interactive Room, no Salão Topázio, para a rodada de apresentações e negociações entre fornecedores e representantes de empresas públicas de TI. Na retomada dos trabalhos, por volta das 14h, seguirão os temas “Segurança – Legado das soluções de segurança pública dos CICC – MJ/SESGE” e “Infraestrutura: Migração de processos mainframe para plataforma - Java + BD Relacional, Case Ciasc”. No final da tarde, a partir das 17h20, os debates serão em torno do tema “Infovias Digitais: Propostas de modelos de relacionamento e negócio -Telebrás / ABEP”.

Na sexta-feira (31), a Prodeb abre os trabalhos (9h) com a apresentação do case “Programa de Gestão Avançada”. De acordo com o diretor de Infraestrutura Tecnológica e Sistemas da Prodeb, Napoleão Lemos, o Programa de Gestão Avançada começou após a Prodeb adotar o Information Technology Infrastructure Library (ITIL) - Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação. “Desde então, todos os processos de gerenciamento da tecnologia da informação implantados através do ITIL são aferidos por mapeamentos e depois medições”, pontua Napoleão. Os demais temas a serem debatidos são “Computação Heterogênea e Arquitetura AMD Kaveri”; “ E-Social, apresentação dos cases da Prodam, Prodeb e Serpro”, e por fim “BPM POP-Transformando Organizações Públicas”, uma experiência desenvolvida pela Seplag (SE). O encerramento do encontro será às 16h, logo após a definição de pauta da próxima reunião da entidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário