quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Folha de São Paulo: Presidente da Sony fala pela primeira vez sobre ataque hacker à empresa

O presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai, elogiou funcionários do estúdio de Hollywood da companhia nesta segunda-feira (5) por resistirem a "esforços extorsores" de hackers que atacaram a Sony Pictures Entertainment.

As declarações foram dadas durante a conferência da Sony na feira eletrônica CES, que acontece em Las Vegas (EUA).

Em seus primeiros comentários públicos sobre o massivo ciberataque que o governo dos Estados Unidos atribuiu à Coreia do Norte, Hirai disse que funcionários atuais e antigos do estúdio foram "vítimas de um dos ciberataques mais maldosos e maliciosos que conhecemos na história recente".

O ataque ocorreu conforme a companhia se preparava para lançar "A Entrevista", uma comédia sobre uma trama fictícia para assassinar o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Ele debilitou a rede de computadores da Sony Pictures em novembro e levou ao vazamento online de filmes não lançados e emails embaraçosos.

"A liberdade de discurso e a liberdade de expressão são 'cordas salva-vidas' para a Sony e nosso negócio de entretenimento", disse Hirai, agradecendo aos que assistiram ao filme.

Ele não recebeu perguntas de jornalistas.

A Sony havia cancelado inicialmente o lançamento de "A Entrevista" depois que hackers ameaçaram cinemas. Na esteira de críticas do presidente dos EUA, Barack Obama, e celebridades de Hollywood, o estúdio lançou o filme, mas embora cinemas e serviços de TV paga o estejam exibindo, a Sony ainda precisa compensar os até US$ 88 milhões em gastos com marketing e produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário