segunda-feira, 10 de setembro de 2012

INFO: Governo cria banco de dados online para demissões e expulsões



Brasília – O governo federal começou a divulgar desde a última quinta-feira (6) o Cadastro de Expulsões da Administração Federal (Ceaf), um banco de informações com demissões, cassações de aposentadorias e destituições de cargo em comissão ou função comissionada ocorridas desde 2005.

As informações estão disponíveis no Portal da Transparência, administrado pela Controladoria-Geral da União (CGU). A relação inicial tem 3.027 expulsões aplicadas a 2.552 servidores, com dados cadastrados até o dia 30 de agosto deste ano.

A divergência de números entre as penalidades e os servidores acontece porque a punição pode ocorrer mais de uma vez, por consequência de diversos processos a que o trabalhador responde.

O cadastro será atualizado mensalmente: tem como objetivo consolidar dados úteis aos gestores públicos, além de garantir maior transparência à Administração Federal. Pelo Ceaf é possível detalhar a punição aplicada ao servidor e obter informações como órgão de lotação, data da punição, tipo de penalidade, unidade da federação, fundamentos legais da expulsão e visualizar a portaria de punição no Diário Oficial da União.

De acordo com a CGU, a medida é mais um passo dado pelo governo em cumprimento à Lei de Acesso à Informação.

INFO: Procon registra aumento de reclamações contra teles



Segundo dados divulgados pelo Procon-SP,
todas as operadoras tiveram aumento nas reclamações

São Paulo - As reclamações de consumidores no Estado de São Paulo contra as maiores operadoras de telefonia móvel do país cresceram em agosto, mesmo com o compromisso firmado pelas empresas de melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento após uma dura sanção aplicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em julho.

Segundo dados divulgados pelo Procon-SP, todas as operadoras tiveram aumento nas reclamações de 3 de agosto a 2 de setembro sobre a média mensal apurada entre janeiro e junho.

As queixas contra a TIM no Estado de São Paulo cresceram 60 por cento em agosto sobre a média do primeiro semestre, para 354 reclamações, enquanto as da Oi avançaram 17 por cento, para 191.

A Vivo, do grupo Telefônica Brasil, viu as reclamações crescerem 6 por cento (132 queixas), enquanto a Claro teve leve alta de 1 por cento na mesma base de comparação (319 queixas), informou o Procon em seu website.

Os principais problemas apresentados pelos consumidores ao Procon-SP, segundo a entidade, são cobrança indevida e serviços não fornecidos.

Em julho, a Anatel bloqueou as vendas de TIM, Claro e Oi em diversos Estados por conta de queixas sobre a qualidade dos serviços e dos atendimentos aos clientes, e exigiu um plano de melhora das empresas, inclusive da Vivo, sobre a questão. Em São Paulo, a suspensão das vendas foi feita para a Claro.

De acordo com o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, a grande visibilidade das sanções da Anatel pode ter estimulado o consumidor a reclamar, embora isso ainda não seja visto como uma tendência.

Em nota, a TIM disse que "adota uma postura proativa no atendimento às demandas dos seus clientes" e que "investe na melhoria de processos, mudanças estruturais e em qualidade de rede".

Já a Oi relatou, em comunicado, que "mantém um programa contínuo de melhoria de qualidade de seus serviços", e que tem investido em melhorias de processos e ampliação de rede para "assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços". Vivo e Claro não retornaram prontamente pedidos de comentários.

Adrenaline: Google adquire VirusTotal, serviço que checa segurança de arquivos via web


O Google adquiriu a VirusTotal, uma startup que oferece um serviço de rastreamento de vírus via web. No site, o usuário pode submeter qualquer arquivo ou site à análise de mais de 40 antivírus, como os da McAfee, Symantec, ESET, Microsoft e Kaspersky. Basta fazer o upload e aguardar.

Conforme a Reuters, a compra pode fortalecer o Google no ofício de eliminar conteúdos infectados do Gmail, do Google+ e até mesmo dos resultados de busca. O valor da negociação não foi revelado.

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INFO: Anatel atrai 32 mil pessoas para teste de banda larga



Brasília – Pouco mais de uma semana depois do início do cadastramento de usuários para testar a qualidade da banda larga fixa no país, cerca de 32 mil pessoas se inscreveram para participar da medição, que será feita por uma entidade aferidora selecionada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os usuários de internet fixa interessados em participar da medição submeteram suas inscrições no site brasilbandalarga.com.br, desde o dia 29 de agosto. Os inscritos aguardam agora a seleção de 12 mil voluntários em todo o país. Os escolhidos, por meio de sorteio, vão receber uma espécie de modem, chamado de whitebox, que enviará os dados da conexão para a Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ).

A medição atende a uma determinação da Anatel que estabelece que, a partir de outubro, as operadoras com mais de 50 mil usuários deverão entregar, em média, por mês, uma velocidade mínima de conexão de 60% da velocidade anunciada. Atualmente, a velocidade média entregue aos usuários fica em torno de 10% da contratada. Para a velocidade instantânea, os índices começam em 20%, depois passam para 30% e 40%.

Os dados coletados serão divulgados mensalmente pela Anatel, e servirão para que a agência avalie se as empresas estão cumprindo as metas de qualidade estabelecidas. No caso de descumprimento das metas, a Anatel poderá estabelecer prazos para que o problema seja resolvido, aplicar multas ou até determinar a proibição de vendas.

INFO: MS está disposta a cumprir decisões sobre navegadores, diz UE

Por Reuters


Cernobbio - A Microsoft está disposta a tomar as medidas necessárias para que os usuários possam se decidir entre os diferentes browsers e assim acabar com as preocupações da União Europeia sobre o assunto, declarou neste sábado o comissário de Concorrência da UE, Joaquín Almunia.

Reguladores antitruste europeus estão investigando, após várias denúncias, se a Microsoft impede fabricantes de computadores de instalarem navegadores de concorrentes no novo Windows 8.

"O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, me garantiu que cumprirão (as medidas) de imediato, independentemente do que a investigação concluir", disse Almunia em uma conferência na Itália, ao se referir ao assunto como "uma questão muito, muito séria".

INFO: Entrevista de domingo: Padrão sem fio WiGig alcançará 7 Gbps

Por Mônica Campi, de INFO Online


Carlos Cordeiro, membro sênior do IEEE:
novo Wi-Fi pode alcançar velocidades de até 7 Gbps

São Paulo – Um novo padrão para transferência de dados sem fio que promete alcançar velocidades de até 7 Gbps poderá se tornar realidade já no próximo ano.

Chamado de WiGig, o padrão utilizaria uma faixa de frequência de 60 GHz, ainda não licenciada, e permitirá uma conectividade mais veloz que os atuais padrões sem fio não suportam.

Para entender como funciona esse novo padrão e quando teremos dispositivos compatíveis com o WiGig, a INFO entrevistou Carlos Cordeiro, membro sênior do IEEE (Institute of Electric and Electronics Engineers) e Arquiteto Chefe de Padrões da Intel.

O que é o WiGig?
A Wireless Gigabit Alliance (também conhecida como o WiGig) é uma organização que desenvolve e promove a adoção da tecnologia de comunicação wireless multi-gigabit, que opera na faixa de frequência não licenciada de 60 GHz. Formada em 2009, a tecnologia WiGig está dirigindo um ecossistema global de fácil uso, interoperabilidade e produtos sem fio multi-gigabit. A ampla disponibilidade e utilização de conteúdos multimídia digital criaram uma necessidade cada vez maior de conectividade sem fio mais rápida que os atuais padrões wireless não suportam. Isso alimentou a demanda por uma única tecnologia que pode suportar transferências de arquivos, exibição instantânea sem fio e de encaixe, e streaming de mídia em alta definição em uma variedade de dispositivos.

Como este padrão foi definido?
A tecnologia WiGig foi desenvolvida pelos membros do WiGig, que são líderes em seus respectivos mercados. Empresas que compõem essa aliança líder da indústria incluem AMD, Broadcom Corporation, Cisco Systems Inc., a Dell Inc., Huawei, Intel Corporation, Marvell International LTD., MediaTek Inc., Microsoft Corporation, a NEC Corporation, Panasonic Corporation, Qualcomm Atheros, Samsung Electronics Co., Toshiba Corporation, Wilocity, entre outros. A lista completa dos membros pode ser encontrada em www.wigig.org.

Como ele irá funcionar (taxas de velocidade, compatibilidade)?
A especificação WiGig define protocolos para oferecer taxas de transferência de dados de até 7 Gbps. No entanto, o rendimento e alcance variam, já que alguns produtos serão projetados para alto desempenho, enquanto alguns serão otimizados para baixo consumo de energia. Todos os produtos baseados na especificação WiGig terão direito às taxas de transferência gigabit. Construído para dar suporte ao beamforming, o WiGig também irá permitir comunicações robustas em uma faixa de 10 metros além.

Qual a diferença entre o WiGig e o WiMax?
WiGig é uma tecnologia de curto alcance (cerca de 10 metros) para as taxas de dados multi-gigabit. Ao contrário, o WiMax é uma tecnologia de longo alcance (geralmente acima de 500 metros) comparável aos sistemas celulares de hoje. Portanto, essas tecnologias são utilizadas para fins diferentes, porém se complementam.

Podemos considerar o WiGig uma evolução do Wi-Fi?
Em muitos aspectos, sim. Enquanto o Wi-Fi é usado principalmente para acesso à rede, o WiGig vai estender o Wi-Fi e permitir a maior utilização, tais como sincronização rápida entre telefones móveis/portáteis, encaixe sem fio, monitor sem fio de baixa latência, entre outros. Com o WiGig, o mercado de Wi-Fi torna-se significativamente maior. Portanto, acreditamos que a combinação de WiGig e Wi-Fi em uma única oferta de produto será a solução mais atraente para os usuários e vendedores de sistemas.

Quando o WiGig será uma realidade?
Os primeiros produtos serão lançados no final deste ano em laptops, provavelmente junto com o lançamento do Windows 8 da Microsoft. No próximo ano já haverá um número maior de produtos chegando ao mercado. No entanto, 2014 é realmente quando o WiGig deverá se tornar mainstream em PC de alto acabamento, portáteis e produtos eletrônicos de consumo.

E no Brasil, podemos esperar a utilização desta tecnologia em qual momento?
Tirando as questões regulatórias em torno da operação a 60 GHz no Brasil, o consumidor brasileiro será capaz de adquirir a tecnologia WiGig em laptops o quanto antes no ano que vem. Um conjunto mais amplo e rico de dispositivos estará disponível em 2014, quando os consumidores brasileiros serão capazes de tirar partido desta tecnologia para tornar a sua rotina mais fácil e sem fios.

INFO: Apple deve anunciar fim do iPhone 3GS

Por Fabiano Candido, de INFO Online


São Paulo – Na próxima terça-feira (12), a Apple deve apresentar o novo iPhone 5. Junto com o anúncio, a empresa deve revelar que o iPhone 3GS será descontinuado.

A Apple, afirma o site MacRumors, não quer manter no catálogo um aparelho que não é compatível com aplicativos feitos para a Retina Display – tecnologia dos modelos iPhone 4 e 4S. Desse modo, a Apple ajuda os desenvolvedores, que não precisaram gastar dinheiro e tempo criando programas para dois tipos de aparelhos.

Com a decisão, o iPhone 4 de 8 GB ficará no lugar do 3GS – que, até então, era a opção mais em conta do iPhone no mercado. No Brasil, por exemplo, o iPhone 3GS é vendido por cerca de mil reais.

Sucesso – O iPhone 3GS é a terceira geração do aparelho e chegou ao mercado em 19 de junho de 2009. Idêntico ao modelo 3G no design, ele trouxe melhorias de hardware, basicamente.

A Apple colocou no modelo uma câmera melhor e com 3,1 megapixels, um processador de 600 MHz e 256 MB de memória RAM. Com os recursos, o iPhone 3GS ficou bem mais rápido que o seu antecessor, o iPhone 3G, para executar programas e acessar a internet. Além disso, ele trouxe algumas possibilidades novas para a época: como o envio de mensagens multimídia, a gravação de voz e a compatibilidade com fones Bluetooth estéreo.

O modelo fez sucesso: em uma semana, a Apple vendeu 1 milhão de unidades.

INFO: Inventor brasileiro consegue patente do Bina

Por Márcio Juliboni, de Exame.com


Usuário com celular: identificador de chamada
levou 20 anos para ter paternidade brasileira reconhecida

São Paulo – O identificador de chamadas, que permite a quem recebe uma ligação saber, previamente, que o procura, é alvo de uma disputa judicial há 20 anos. Seu inventor, o brasileiro Nélio Nicolai, conseguiu, agora, que a Justiça reconhecesse sua patente.

De acordo com O Estado de S.Paulo, a 2ª Vara Cível de Brasília determinou que a operadora de telefonia celular Vivo pague, em juízo, 25% do valor cobrado pelo serviço de identificação de chamadas, para cada usuário em cada aparelho.

Segundo o jornal, o Bina, como o invento é conhecido, rende um faturamento de 2,56 bilhões de reais por mês para as operadoras no Brasil, que cobram 10 reais de cada assinante pelo serviço.

Outra consequência da decisão envolveu a Claro/Americel. Por uma composição judicial, foi extinto o processo movido pela Lune, a empresa criada por Nicolai.

De acordo com o jornal, o Bina é o segundo invento brasileiro mundialmente adotado, após o avião, desenvolvido por Santos Dumont. Nicolai é autor, ainda, de outros quatro inventos amplamente adotados pelas operadoras em todo o mundo: o Salto, aquele sinal sonoro que avisa que há outra ligação, enquanto você está conversando com alguém; o Bina-Lo, que identifica chamadas perdidas; o telefone fixo celular e o sistema de mensagens financeiras para celulares.

Folha: Com 20 funcionários e interface caótica, site Reddit atrai 20 milhões de usuários


DAVID CARR

Há muitas maneiras de medir a influência de uma mídia social: o tempo que o usuário dedica a ela, o número de páginas visitadas, o número de visitantes. Mas é possível somar mais um indicador: se o "líder do mundo livre" decide usá-la, ela vai bem.

Há dez dias, o presidente dos EUA, Barack Obama, participou de uma sessão de perguntas de usuários do Reddit, imensa rede social que é parte importante na vida de jovens conectados, mas não tão conhecida entre adultos.

Barack Obama durante sessão de perguntas e
respostas no site Reddit 

O presidente respondeu questões bondosas mas também perguntas complicadas --teve, por exemplo, de esclarecer a posição de seu governo quanto à regulamentação da internet. Até postou uma foto, para provar que era ele mesmo quem respondia.

Obama validou assim um exemplo de sucesso nos negócios em uma plataforma muito diferente. O Reddit, fundado em 2005 por dois universitários recém-formados, só tem 20 funcionários, mas obtém mais de 3 bilhões de pageviews mensais.

Com seu visual horrível e links e discussões infinitos, o Reddit é um agregador de notícias que virou potência na web. Orientada pelos interesses de uma comunidade de 20 milhões de usuários cadastrados, a empresa é uma start-up típica, na qual oportunidade e anarquia quase descontrolada parecem conviver.

Quem são os jovens leões do Vale do Silício que comandam esse vasto e desordeiro reino? Trata-se da Advance Publications, holding que controla o grupo editorial Condé Nast, que adquiriu o Reddit em 2006 por valor estimado em US$ 20 milhões. Nesse tipo de transação, geralmente a empresa de "velha mídia" que toma o controle de uma jovem empreitada de internet logo sufoca aquilo que adquiriu.

Mas não foi isso que ocorreu. Steven Newhouse, presidente do conselho da Advance.net, decidiu bem cedo que sua empresa não queria devorar o Reddit e que o melhor seria não interferir demais.

Os dois fundadores, Steve Huffman e Alexis Ohanian, se mantiveram no comando da companhia por três anos, depois de vendê-la.

E, em 2011, quando o Reddit perdeu espaço para a concorrência por fazer parte da Condé Nast, a companhia estabeleceu o serviço como subsidiária independente, e Ohanian voltou como membro do conselho.

Num grupo que controla revistas como "Vogue" e "New Yorker", o Reddit é um lugar exótico. A posição dos links no site é determinada pelos votos de uma comunidade repleta de pseudônimos, e o efeito disso é que os usuários, homens jovens e muito conectados, parecem bem íntimos e sinceros.

Enquanto a Advance é uma empresa de capital fechado que controla as informações sobre ela, o Reddit se baseia em software de código aberto que pode ser usado ou alterado livremente. O site usa a energia e criatividade de seus usuários para se autorregulamentar e crescer.

Mas, se a audiência é imensa, a receita do Reddit é minúscula. Bob Sauerberg, presidente da Condé Nast, diz que isso não é ruim: "Acreditamos que o serviço tenha imenso potencial. O Reddit se tornará um grande negócio".

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Folha: Smartphones maiores e tablets menores invadem mercado de eletrônicos


Quando Steve Jobs, fundador da Apple, mostrou o iPad ao mundo, em 2010, queria ocupar a lacuna que existia entre um pequeno smartphone e um grande laptop.
RAFAEL CAPANEMA

Dois anos depois, esse espaço não só foi preenchido como está cada vez mais disputado: no intervalo que vai do menor celular inteligente ao maior tablet, todas as unidades de 3 a 12 polegadas estão representadas. E, à medida que as dimensões dos tablets encolhem e as dos celulares crescem, a fronteira entre eles fica menos nítida.

A empresa que melhor simboliza essa tendência é a Samsung, cuja linha de dispositivos móveis vai desde o tocador multimídia Galaxy Player 3.6, com tela de 3,6 polegadas, até o tablet Galaxy Note 10.1 (10,1), passando pelo híbrido Galaxy Note 2 (5,5), apresentado no início deste mês, pelo Galaxy Player 5.8 (5,8), exibido no fim de agosto, e pelos tablets da linha Galaxy Tab com 7, 7,7 e 8,9 polegadas.

Reed Saxon/Associated Press 

Jeff Bezos, presidente da Amazon, apresenta o Kindle Fire HD, que terá versões de 7 e de 8,9 polegadas 

A Amazon, que só vendia um tablet de 7 polegadas, o Kindle Fire, lançou na semana passada uma versão maior do aparelho, com 8,9.

Já a Apple deve fazer o caminho inverso em outubro, quando apresentará uma versão menor do iPad, com 7,85 polegadas, ante as 9,7 atuais, de acordo com rumores que ganham força a cada dia.

Além disso, especula-se que a mesma Apple deva anunciar o aumento da tela do iPhone de 3,5 para 4 polegadas. Com esse salto, o aparelho se aproximaria um pouco dos smartphones gigantes da concorrência, como o Lumia 920, com 4,5 polegadas, que a Nokia apresentou na semana passada.

DILEMAS DIGITAIS

Um smartphone pequeno, com tela de cerca de 3 polegadas, é discreto e quase passa despercebido no bolso da calça. Mas suas dimensões limitam muito a quantidade de informação que pode ser exibida ao mesmo tempo.

Já os celulares com cerca de 5 polegadas mal cabem na palma da mão, mas são bons para navegar na web.

A escolha de um tablet também exige reflexão: os modelos de 10 polegadas são ótimos para assistir a vídeos, mas pesados demais para segurar com uma só mão ao ler um livro. Leves e compactos, tablets de 7 polegadas são ideais para leitura, mas nem tanto para outras tarefas.

INFO: Facebook não tem planos de voltar à China, diz executivo



São Paulo - O Facebook ainda não tem planos de entrar no mercado chinês, segundo afirmou Jayne Leung, diretor da empresa na Ásia, durante o evento Social Media Matters, em Hong Kong, nesta sexta-feira.

Conforme publica o site especializado em tecnologia The Next Web, Leung afirmou que a rede social ainda não está pensando em se arriscar na China. As especulações sobre esta entrada existem há anos, segundo a publicação, desde que o site foi bloqueado por lá.

No começo do ano, a rede social fez um anúncio de que estava cogitando voltar à China, a segunda maior economia do planeta. Para os especialistas, a empresa de Mark Zuckerberg teria que ultrapassar barreiras, como a forte concorrência, interferências políticas e sucesso comercial limitado.

Em 2008, o Facebook fez seu lançamento no mercado chinês e foi bloqueado em 2009. Desde então, a empresa não mostrava movimentos concretos de voltar ao mercado chinês.

Segundo o The Next Web, nos papéis do IPO, a companhia afirmou que a China era um mercado importante, mas que não sabia como chegar a um acordo com o governo chinês que fosse interessante ao Facebook.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

G1: Dois em cada três internautas foram vítimas de cibercrimes, diz pesquisa


Levantamento da Norton sobre crimes virtuais foi feito com mais de 13 mil usuários de 24 países, incluindo o Brasil.
Da BBC



Dois em cada três internautas foram vítimas
de cibercrimes, diz pesquisa (Foto: BBC)

Dois terços dos internautas adultos já foram vítimas de crimes virtuais no mundo, segundo o relatório de cibercrime 2012 da Norton, linha de antivírus da empresa de soluções de segurança virtual Symantec.

A pesquisa, realizada em 24 países, incluindo o Brasil, entrevistou mais de 13 mil usuários entre 18 e 64 anos.

Quase a metade dos entrevistados também afirmou que foi vítima de alguma ameaça virtual, como malware, vírus, fraude ou roubo, em 2011.

Segundo o relatório, o custo do cibercrime é estimado em US$ 110 bilhões (R$ 220 bilhões) e atinge cerca de 556 milhões de pessoas todos os anos, número superior à população da União Europeia, ou quase três vezes a população do Brasil.

Desse custo, acrescenta a pesquisa, 42% referem-se apenas a fraudes. Quando se acrescentam nessa lista o ônus relativo a roubos, furtos e reparações, esse índice sobe para 85% do total.

A China é o país que mais perde com o cibercrime (US$ 46 bilhões, ou R$ 92 bilhões), seguida dos Estados Unidos (US$ 21 bilhões, ou R$ 42 bilhões) e Europa (US$ 16 bilhões, ou R$ 32 bilhões). O Brasil também aparece no topo da lista, com um custo anual estimado em US$ 8 bilhões, ou R$ 16 bilhões.

Em termos de número de vítimas de crimes virtuais, a Rússia lidera (92% de internautas ), à frente da China (+84%) e da África do Sul (+80%).

Redes sociais

O relatório da Norton também aponta para uma mudança de paradigma nas ameaças virtuais.

No ano passado, mais usuários relataram ter sido vítimas de novas formas de cibercrime, especialmente ligados às redes sociais e aos dispositivos móveis (celulares, tablets, etc.), ao passo que dois terços dos entrevistados afirmaram acessar a internet através desses aparelhos.

Segundo a pesquisa, trata-se de um sinal claro de que os piratas virtuais estão passando a focar seus esforços nas plataformas populares, como Facebook ou Twitter, por exemplo.

No ano passado, diz o estudo, o número de vulnerabilidades somente nos dispositivos móveis dobrou e 31% dos entrevistados afirmaram ter recebido uma ameaça virtual em seus celulares.

Em relação às redes sociais, um sexto dos usuários relatou ter tido seu perfil invadido por um hacker.

Descuido

O relatório indica também que as ameaças ganharam espaço graças ao descuido de internautas.

Segundo a pesquisa, dois terços dos usuários não usam nenhuma solução de segurança em seus dispositivos móveis, enquanto quase a metade deles (44%) não sabe sequer da existência de tal ferramenta.

O mesmo porcentual dos entrevistados (44%) também acessa a internet através de redes sem fio desprotegidas.

O estudo destaca ainda que um terço dos entrevistados não sai de sua conta nas redes sociais após cada sessão, enquanto que um quinto deles não checa o conteúdo de um link antes de compartilhá-lo.

Além disso, 36% dos usuários pesquisados confirmaram ter aceito como amigos pessoas que eles não conhecem.

De acordo com a pesquisa, uma das principais barreiras às ameaças virtuais continua sendo o uso de uma boa senha, dado que grande parte dos crimes ainda é realizada através dos e-mails.

No entanto, 40% dos usuários não usam senhas complexas ou não as modificam regularmente.

TI INSIDE: Ministério das Comunicações planeja inclusão digital pela tecnologia móvel


A secretária de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, Lygia Pupatto, afirmou nessa quarta, dia 5, que há um grupo de estudos dedicado a meios e estratégias para promover a inclusão digital através da conexão móvel. A secretária declarou durante o evento Rioinfo, nesta quarta-feira, 5, que ainda não há nada concreto além do grupo de estudos. “Nossa projeção é que haja um projeto definido até 2014”, disse. A secretária explicou que o foco do ministério ainda é a inclusão por banda larga fixa: “Estamos trabalhando em várias frentes para a inclusão, mas nos concentramos nos telecentros de banda larga fixa”, afirmou a secretária. Para Lygia, a inclusão digital por meio de celulares também deve merecer atenção: “Estamos atentos, pois é um setor que está crescendo”. 

Olhar Digital: Hackers querem US$ 1 milhão por documentos roubados de Mitt Romney

Grupo teria conseguido dados sobre o imposto de renda do candidato republicano 


Um grupo de hackers ainda não identificado teria roubado dados referentes ao imposto de renda do político norte-americano MittRomney - candidato republicano e rival de Barack Obama nas eleições para a presidência dos Estados Unidos - e estaria pedindo nada menos que US$ 1 milhão de dólares pelo silêncio quanto às informações. 

De acordo com um texto publicado no Pastebin, os hackers teriam conseguido acessar formulários do imposto de renda de Romney ao invadir os servidores da firma financeira PricewaterhouseCoopers e estariam exigindo a polpuda quantia – convertida para a moeda digital Bitcoin – para não revelarem os documentos na internet.

A campanha republicana vem há tempos sendo pressionada pelos eleitores democratas para revelar informações do imposto de renda de Romney, que por enquanto liberou apenas o documento relativo a 2010 e prometeu mostrar o do ano de 2011 em breve. O candidato disse que paga o dízimo para a Igreja Mórmon e que por isso se sentiria desconfortável em revelar dados sobre o imposto de renda, enquanto rivais questionam se há algo mais a esconder.

Como o grupo hacker ainda não revelou nada que possa efetivamente provar a invasão, a PricewaterhouseCoopers estaria trabalhando em parceria com autoridades policiais norte-americanas para apurar se os dados saíram mesmo do seu sistema. Por enquanto, a campanha de Romney ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. 

Governo da Bahia: Operadora Oi adere à CIP Eletrônica do Procon


A Oi também aderiu à Carta de Informação Preliminar (CIP) do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Com a adesão, a operadora se compromete a analisar e resolver a demanda do consumidor, dentro do prazo máximo de 10 dias. Entre as operadoras de telefonia celular, a Oi era a única que ainda não havia aderido a esse tipo de atendimento, que permite dar maior celeridade na resolução dos casos de reclamações.

As CIP’s são cartas enviadas pelo Procon para o endereço eletrônico dos fornecedores, contendo as documentações que comprovam a relação de consumo e o conteúdo das reclamação recebidas pelo órgão. Caso não haja a responda à CIP, é aberto processo administrativo, sendo o nome do fornecedor incluído no Cadastro de Reclamações Fundamentadas - ranking dos maus fornecedores.

Segundo a superintendente do órgão, Gracieli Leal, o procedimento vai viabilizar uma melhor resolutividade dos conflitos das relações de consumo.

Olhar Digital: Anatel quer mais clareza nas contas de celular e internet


Presidente do órgão cobrou mais transparências nas cobranças feitas pelas operadoras 


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quer levar mais transparência para as contas de celular e internet. O órgão regulador planeja editar um novo regulamento para as empresas de telecomunicações que as obrigará a fornecer informações mais detalhadas nas cobranças feitas aos seus clientes.

A informação é do presidente da Anatel, João Rezende, que falou à imprensa nesta quarta-feira (5/9). "Queremos melhorar a visualização que os usuários têm dos produtos contratados", afirmou ele, após participação em audiência pública na Câmara dos Deputados.

De acordo com Rezende, serão duas regras, uma que pretende tornar as contas de celulares mais compreensíveis e outra que especificará regras para a cobrança dos chamados "combos" (serviços vendidos em conjunto, normalmente envolvendo internet, TV fechada e telefone fixo). As propostas ainda teriam que passar por uma consulta pública.

"A mudança mais importante é de o detalhamento correto de cada serviço prestado com quantidade de minutos, tempo, que produto que é, uma simplificação e maior transparência das contas dos usuários", explicou. 

Folha: Preocupados com privacidade, usuários de celular deixam de usar aplicativos


DA FRANCE-PRESSE, EM WASHINGTON

Os usuários de smartphones estão recusando o download e desinstalando alguns aplicativos após um aumento da preocupação sobre a quantidade de dados pessoais que esses programas coletam, segundo um estudo americano publicado nesta quarta-feira (5).

O estudo do Pew Internet Project descobriu que 54% dos usuários de celulares que baixaram aplicativos decidiram não instalá-los quando se deram conta da quantidade de informação pessoal que necessitavam fornecer para usá-los.

Além disso, cerca de 30% dos usuários de aplicativos desinstalaram um dos programas que já estava funcionando em seu celular ao descobrir a quantidade de informações pessoais que ele armazenava ou que eles não queriam compartilhar.

Richard Drew/Associated Press 

Estudo diz que 54% dos usuários que baixaram aplicativos decidiram não instalá-los quando viram a quantidade de informação pessoal que necessitavam fornecer para usá-lo 

O estudo é realizado em um cenário de grande preocupação entre os legisladores americanos e os grupos de defesa das liberdades civis sobre a informação contida nos celulares e outros dispositivos móveis, muitas vezes sem o conhecimento do usuário.

O estudo Pew mostrou que tanto os usuários de Android como os de iPhone eram igualmente propensos a apagar ou evitar aplicativos devido ao medo sobre a informação pessoal que eles guardam.

"Quando os aplicativos de celulares se transformam em um portal cada vez mais importante para comunicações e serviços, os telefones dos usuários se converteram em ricos depósitos (de informação) que servem de crônica de suas vidas", disse Mary Madden, pesquisadora associada e coautora do estudo.

"A forma com a qual o aplicativo trata os dados pessoais é uma função que muitos usuários de celulares levam agora em consideração na hora de eleger os aplicativos que usam", disse.

O estudo mostrou que muitos usuários estão preocupados ante a possibilidade de perder seu celular ou de que seja roubado, por isso estão tomando precauções caso isso ocorra.

Cerca de 41% dos proprietários de celulares guardam cópias de suas fotos, contatos e outros arquivos em seus telefones, e 32% limpam seu histórico de navegação ou de busca.

Além disso, 19% apagam a função de rastreamento de situação ou lugar em que se encontram perante o medo de que outras pessoas recebam essa informação.

Lee Jae-Won/Reuters 

Tanto os usuários de Android como os de iPhone eram igualmente propensos a apagar ou evitar aplicativos devido à preocupação com privacidade, diz o estudo 

Um terço dos proprietários de celulares teria sofrido a perda ou o roubo de seus dispositivos, e cerca de 12% sofreram a experiência de outra pessoa ter acesso a dados em seu telefone de uma forma em que sentiram que sua privacidade foi invadida.

"O aumento do número de smartphones alterou de forma drástica a relação entre os usuários e seus telefones no que se refere à vigilância e à proteção de sua informação pessoal", disse Aaron Smith, um dos autores do informe.

"A riqueza dos detalhes íntimos armazenados nos smartphones os transforma em produtos similares aos diários pessoais do passado, a informação que contêm é difícil de substituir se perdida e pode ser potencialmente embaraçosa em mãos equivocadas", afirmou Smith.

Governo da Bahia: Tecnologias para Megaeventos será tema de seminário em Salvador


A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/BA) inscrevem para o Seminário Internacional de Tecnologias para Megaeventos, que será realizado nas próximas segunda e terça-feiras (10 e 11), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), em Salvador.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O cadastramento pode ser feito pelo e-mailcredenciamento.tecnologia@secopa.ba.gov.br. Mais informações pelo telefone (71) 3103-1500.

O que há de mais moderno na área de tecnologia e gestão de espetáculos será apresentado por convidados como a publicitária e produtora, Márcia Band, que já trabalhou em grandes eventos como o show The Rolling Stones (2009), o profissional da área de processamento de dados, Bruno Mello, gerente executivo da Decatron ATI, e o sócio-diretor da Incentivar Consultoria, empresa especializada em Política e Gestão de Incentivos Fiscais à Cultura e Esporte, Gaetano Lopes, entyre outros.

Apoiam o seminário, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Secretaria Estadual de Cultura da Bahia (Secult) e a Associação de Marketing Promocional (Ampro).

IDG Now!: Maioria dos aplicativos do FB pode postar em seu nome sem autorização


Estudo da empresa Secure.me analisou cerca de 500 mil aplicativos. Não importa quais são suas configurações de privacidade, eles ainda conseguem obter as informações que desejarem

 
Você faz ideia de quantos aplicativos possui habilitados em sua conta do Facebook? E quais podem postar em seu nome, sem seu conhecimento? De acordo com um estudo da empresa Secure.me, provavelmente mais da metade deles.

Uma reportagem do Mashable citou o estudo, que analisou cerca de 500 mil aplicativos e compartilhou o resultado exclusivamente com o site. A grande surpresa? Cerca de 63% desses aplicativos pedem autorização para postar em seu nome, e 69% deles podem pegar seu endereço de e-mail.

Christian Sigl, fundador da Secure.me, disse que hoje em dia é comum o hábito de conectar aplicativos como Instagram, Angry Birds e City Ville à sua conta na maior rede social do mundo. “Você só clica em ‘aceito’, sem realmente saber o que está aceitando.O que não sabe é que os apps ligados ao seu perfil podem rastrear sua vida e a de seus amigos. Não importa quais são suas configurações de privacidade, eles ainda conseguem obter suas informações”.

O que os donos dos aplicativos podem fazer com esses dados? Hackear sua Linha do Tempo e vender seu endereço de e-mail para um criminoso, sendo de grande ajuda no roubo de sua identidade. A permissão coloca seus amigos em risco também, já que, segundo a Secure.me, 21% dos apps - 1 em cada 5 - podem acessar informações pessoais dos amigos do usuário, incluindo aniversários e históricos de educação e trabalho. E aproximadamente 12% dos aplicativos podem pegar suas informações de localização à vontade.

Sigl sugere que grande parte do problema se deve ao fato de que o usuário não pode decidir quais permissões conceder ao aplicativo. Além disso, não é possível concedê-las por tempo limitado, como uma semana ou um dia. Junto a tudo isso, também existe a impossibilidade de suas configurações de privacidade terem regras que os apps não podem quebrar.

Olhar Digital: Google registra tecnologia para desbloqueio de tela com o rosto


Patente descreve técnica que une reconhecimento facial e a câmera do celular 


O Google arquivou no órgão responsável pelos registros de novas tecnologias em território norte-americano um documento que descreve um método de desbloqueio de tela de smartphones e tablets através do reconhecimento facial.

O texto descreve uma tecnologia que funciona a partir da câmera do dispositivo móvel, que compararia a imagem atual do usuário com outra previamente registrada.

O pedido foi enviado ao US Patent and Trademark Office (Escritório de Patentes e Marcas dos EUA) na última terça-feira (4/9).

Aparelhos como o Samsung Galaxy S III e o Nexus, ambos equipados com o sistema operacional Android, já usam tecnologias semelhantes para o desbloqueio de telas, e comenta-se que a própria Apple estaria trabalhando em um sistema similar.