terça-feira, 28 de maio de 2013

InformationWeek: O papel da TI na implantação de redes sociais



Com tantas informações poderosas sobre clientes e sobre os produtos disponíveis nas redes sociais, monitorar e extrair valor desses dados deixou de ser uma tendência para as empresas, e sim um fator importante para a competitividade. Da mesma maneira, as redes sociais internas que propiciam um canal colaborativo para os funcionários de uma empresa se tornaram ferramentas importantes de comunicação, consulta e troca de experiências.

Para discutir esse cenário, esta semana o IT Mídia Debate com o tema “Redes Sociais”, promovido na própria sede da empresa, contou com a participação dos debatedores Adriano Aquino, da CIO On Demand, Erik Ramalho, CEO da UI2, e Luciana Longhini, coordenadora de TI da Nissin Ajinomoto, além de uma plateia ativa de executivos de TI que compartilharam suas dúvidas e experiências sobre o papel da TI em projetos estratégicos de redes sociais.

No debate, o CIO Adriano Aquino, da CIO On Demand, que participa da implantação de projetos de redes sociais externas de diversas empresas, expôs sua dificuldade de falar de temos como big data e redes sociais para os CIOs. “Hoje nosso foco é o marketing e as áreas de atendimento. O profissional de TI tem muito medo do que essas novas ferramentas podem trazer para o dia a dia deles, então, por enquanto”, relatou.

O CIO também acrescentou querem muitas vezes o desafio não chega a ser a implantação e si, mas quem vai pilotar essa nova ferramenta. Assim, Aquino enfatizou a carência os chamados CDO, Chief Digital Officers, os profissioanais que irão tratar todos os dados vindos de fora da empresa e utilizá-los para basear as estratégias de negócios. “Muitas empresas ainda não sabem como resolver uma série de desafios, mas o que elas não podem fazer demorar anos para decidirem se vão ou não entrar nas redes sociais. Se ficarem esperando demais, vão ficar de fora do mercado”, afirmou.

Quanto às redes sociais internas, Erik Ramalho, da UI2, comentou no debate, que a TI possui um papel decisivo na implantação das redes sociais dentro das corporações. De acordo com ele, deve haver uma integração entre marketing, RH e a TI para que essas ações saiam do papel e sejam aplicadas na prática, no entanto, ele ressalta que vai cravar essa bandeira é a TI. “A TI vai ter que comprar essa ideia, pois somente ela tem conhecimento de software e hardware e vai saber qual é a melhor ferramenta para se investir”.

A cobertura completa você confere na edição de julho da InformationWeek Brasil. No próximo mês, o IT Mídia Debate traz para a discussão o tema “Inteligência Artificial: você está preparado para isso?”, abordando como o CIO têm se preparado para incorporar a inteligência artificial ao dia a dia das corporações à medida que a indústria tem feito grandes investimentos na área.

Fonte: OD. "O papel da TI na implantação de redes sociais - InformationWeek." InformationWeek. http://informationweek.itweb.com.br/14159/o-papel-da-ti-na-implantacao-de-redes-sociais/?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Adrenaline: Internet sofre com mais de 50 interrupções de serviço por dia


Não é raro um site cair e deixar milhões de pessoas sem acesso – nem as páginas do Google escapam. Por dia, ocorre uma média de 53 interrupções parciais e nove totais em serviços online, segundo dados do Outage Analyzer, rastreador gratuito de serviços da Internet.

Ainda segundo a ferramenta, nos últimos cinco meses foram 1.413 interrupções totais em todo o mundo. 


Uma interrupção total acontece quando um serviço web está completamente indisponível. Já uma interrupção parcial ocorre quando apenas alguns dos usuários são afetados e é bem mais provável de acontecer. 

Essas falhas não afetam apenas os usuários online, mas também de telefonia móvel. "A maioria das pessoas pensa em aplicativos móveis de trabalho em seu telefone, mas a maioria dos apps móveis está chegando através da Internet para serviços web, como qualquer outra coisa", explicou à PCWorld Ben Grubin, diretor de marketing de produto da Compuware APM, que opera a Outage Analyzer. "Assim, uma falha em um serviço de armazenamento, de anúncio ou de analítica pode ter implicações para a execução de aplicações rodando nos telefones dos consumidores", acrescentou.

Interrupções em serviços web podem ser causadas por uma série de fatores, como quando a estrutura do serviço não é suficientemente escalável. Isso gera problemas quando há um crescimento de usuários maior do que o previsto. Quedas de energia e falha nos geradores também causam instabilidades. 

Fonte: "Internet sofre com mais de 50 interrupções de serviço por dia [ Adrenaline.com.br ]." [ Adrenaline.com.br ]. http://adrenaline.uol.com.br/internet/noticias/16918/internet-sofre-com-mais-de-50-interrupcoes-de-servico-por-dia.html?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Inovação Tecnológica: TecBatido recorde mundial de velocidade de transmissão wireless


O teste foi feito entre dois prédios da cidade de Karlsruhe, 
na Alemanha. 

Pesquisadores alemães alcançaram uma velocidade de transmissão de dados sem fios de 40 gigabits por segundo (Gbit/s).

Para se ter uma ideia de o que isso significa, basta ver que o padrão 4G LTE, o mais moderno padrão de transmissão de dados wireless, chega aos 75 megabits por segundo.

Ou seja, o novo recorde, obtido em escala experimental, é quase 550 vezes mais rápido do que o padrão 4G, equivalendo à transmissão de um DVD completo em menos de um segundo.

O teste foi feito a uma distância de pouco mais de um quilômetro, entre prédios do Instituto Karlsruhe de Tecnologia.

Na semana passada, a empresa Samsung fez um teste de outra tecnologia de transmissão sem fios, também em escala experimental, alcançando 1 Gbit/s para uma distância de até dois quilômetros.

Integração fibra/link de rádio

A tecnologia alemã funciona a 240 GHz, o que representa um feito inédito na integração de transmissores e receptores eletrônicos integrados trabalhando a uma frequência tão alta.

O uso da faixa de alta frequência, entre 200 e 280 GHz, não apenas permite a transmissão rápida de grandes volumes de dados, como também resulta em equipamentos muito mais compactos.

O chip de alta frequência mede apenas 4 x 1,5 mm2, 
uma vez que os equipamentos eletrônicos acompanham 
a escala da frequência.

Como o tamanho dos circuitos eletrônicos e das antenas acompanha a frequência - ou comprimento de onda - o transmissor e o receptor juntos foram encapsulados em um chip que mede apenas 4 x 1,5 mm2.

"Nós desenvolvemos um link de rádio baseado em circuitos eletrônicos ativos, o que permite taxas de transmissão tão altas quanto as de um sistema de fibras ópticas, permitindo assim uma integração perfeita do link de rádio," disse Ingmar Kallfass, coordenador do projeto.

Isso significa que, no futuro próximo, poderá ser possível a integração direta dos links de fibra óptica com os links de rádio, resolvendo o chamado "problema da última milha" - como criar uma forma econômica para que os dados super rápidos das fibras ópticas cheguem até a casa dos consumidores.

Com uma velocidade tão alta, os links de fibras ópticas poderão ser estrategicamente posicionados, chegando aos consumidores pelo ar, sem nenhum custo de infraestrutura.

Fonte: "Batido recorde mundial de velocidade de transmissão wireless." Site Inovação Tecnológica - Tudo o que acontece na fronteira do conhecimento. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=recorde-mundial-velocidade-transmissao-wireless&id=010150130528&utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: Aplicativo permite pagar estacionamento de shoppings pelo celular



O Mob2all, lançado recentemente pela empresa 2ALL para Android e iOS, pode ser a solução para quem não aguenta as filas nos shoppings centers para pagar o estacionamento.

O aplicativo, que passará a funcionar a partir do dia 3 de junho, possibilita o pagamento do estacionamento diretamente pelo próprio celular, utilizando a câmera do smartphone para capturar o código de barras do ticket. O usuário recebe na tela informações como o tempo de estadia e o valor, e pode escolher com que cartão de crédito quer pagar.

O serviço por enquanto estará disponível em apenas dois shoppings de São Paulo que ainda não foram divulgados, segundo reportagem do MobileTime. Além do pagamento do boleto do estacionamento, o aplicativo também agregará a partir de setembro um gerenciador de promoções feitas pelos shoppings e suas respectivas lojas.

O Mob2all poderá reunir descontos e programas de fidelização, de acordo com os interesses do usuário, que deverá preencher um cadastro ao baixar o aplicativo para a personalização das mensagens.

O aplicativo é gratuito para o usuário - quem sustenta o negócio são os próprios shoppings e as lojas, que pagarão, além de uma mensalidade, uma taxa pelas transações realizadas e, no caso das lojas, também pelos programas de fidelidade.

Fonte: "Olhar Digital: Aplicativo permite pagar estacionamento de shoppings pelo celular." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/aplicativo-permite-pagar-estacionamento-de-shoppings-pelo-celular (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: Descubra se seu celular é pirata



A Anatel anunciou recentemente que as operadoras de telefonia móvel poderão bloquear as ligações feitas a partir de celulares piratas ou não homologados no Brasil. 

A medida serve como um alerta: a partir de 2014, antes de comprar um aparelho no exterior é importante verificar se ele funcionará por aqui. O mesmo acontece para modelos de fabricantes praticamente desconhecidas.

Existem algumas maneiras de descobrir se um celular é homologado pela agência reguladora. Uma delas é buscar pelo selo da Anatel. O adesivo normalmente é fixado no manual do produto e traz um número de homologação em alguma parte do dispositivo. Mas se o aparelho for comprado fora, o ideal é buscar informações online. No site da agência é possível consultar produtos pelo nome da fabricante ou outras informações.

O site traz uma listagem que mostra quais aparelhos estão validados no país. Em alguns casos, a página apresenta o equipamento como ‘suspenso’ ou ‘cancelado’, mas isso não significa, necessariamente, que o uso dele está proibido. Esse status pode identificar que o produto deixou de ser fabricado e a homologação não foi renovada, por exemplo. Já o status ‘Indeterminado’ sinaliza que o celular está homologado, mas não há data limite de validação.

Neste link, informe o nome da fabricante e escolha o tipo de 'Serviço/Aplicação'. Se a busca é por um celular, selecione 'Serviço Móvel Pessoal - SMP'. Abaixo, em 'Tipo de produto', clique em 'Telefone móvel celular', então, confirme a consulta no fim da página e busque pelo aparelho.

Saiba mais sobre o bloqueio de aparelhos clicando aqui e aqui

Fonte: "Olhar Digital: Descubra se seu celular é pirata." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/descubra-se-seu-celular-e-pirata (accessed May 28, 2013).

Olhar Digital: 10 curiosidades sobre o Google



O Google está na mídia o tempo todo, mas existem dados sobre a companhia que algumas pessoas ainda desconhecem. O Business Insider reuniu 10 fatos curiosos sobre a gigante da web que merecem atenção. Confira abaixo.

1 – O Google.com, que abriga as mais importantes empresas do mundo, contém 23 erros em seu código.

2 – A empresa já fotografou mais de 8 milhões de quilômetros para o Street View.

3 – Originalmente a companhia se chamaria ‘Googol’, mas os investidores escreveram ‘Google’ no primeiro cheque de contribuição e o nome permaneceu.

4 – O banco de dados de buscas do Google tem mais 100 milhões de gigabytes. Seria necessário 100 mil HD externos de 1 terabyte para armazenar todos estes dados.

5 – O mundo assiste mais de 450 mil anos de vídeos no YouTube por mês. Isto é mais do que o dobro de anos de existência dos humanos modernos.

6 – O Google usa o captcha para ensinar computadores a ler textos digitalizados de livros. São 200 milhões de captchas resolvidos por dia.

7 – A página do Google tem um layout simples, porque Sergey Brin e Larry Page não sabiam HTML. A dupla decidiu deixar o site da mesma forma para reforçar a identidade.

8 – A gigante da web deve ser a única companhia que tem como objetivo explícito reduzir o tempo que as pessoas passam em seu site.

9 – Na média, a companhia adquiriu mais de uma empresa por semana desde 2010.

10 – Em 2011, 96% dos US$ 37,6 bilhões em receita do Google vieram apenas de anúncios.

Fonte: "Olhar Digital: 10 curiosidades sobre o Google." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/10-fatos-curiosos-sobre-o-google?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

IDG Now!: Comissão Federal do Comércio dos EUA investiga exibição de anúncios do Google



A Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC) iniciou uma investigação sobre o negócio de exibição de anúncios do Google, em meio a reclamações dos rivais de que a empresa abusa de seu poder na forma como vende os anúncios online e em vídeo.

A examinação, que tem sido relatada no The Wall Street Journal e outros meios de comunicação, diz respeito a um processo de agrupamento de serviços relacionados a anúncios conhecido como “venda casada”. Alguns dos rivais de publicidade de tecnologia do Google se queixaram às autoridades antitruste dizendo que a empresa tem agregado esses serviços de publicidade para que editores de sites tenham de usar todos em vez de apenas um serviço do Google, dizem as reportagens.

A FTC e o Google se recusaram a comentar sobre o assunto. A investigação da FTC ainda está em seus estágios iniciais, dizem as reportagens, e provavelmente não resultará em uma examinação formal. O inquérito relatado aparece apenas alguns meses depois de o Google resolver um caso antitruste diferente com a FTC sobre seu mecanismo de busca e seu negócio de busca de anúncios.

Depois da investigação de 19 meses, o Google concordou em parar com certas práticas de pesquisa, tais como “varrer” conteúdo web de rivais e supostamente passar como seu próprio. A exibição de publicidade compreende vídeos, textos, imagens e outros anúncios interativos que aparecem nos dispositivos desktop e móveis.

Na exibição de anúncios, a tecnologia de publicidade do Google, DoubleClick, fornece seu serviço para editoras, agências e outros anunciantes. A companhia de Mountain View adquiriu a tecnologia, que cria um mercado de leilões para a negociação de espaços de exibição de anúncios, em 2007.

A gigante das buscas gera a maior parte de sua receita por meio da publicidade. Seus sites de anúncios trouxeram vendas de mais de 31 bilhões de dólares em 2012; a receita total da empresa foi de 46 bilhões de dólares.

Fonte: Miners, Zach . "Comissão Federal do Comércio dos EUA investiga exibição de anúncios do Google - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/27/comissao-federal-do-comercio-dos-eua-investiga-exibicao-de-anuncios-do-google/ (accessed May 28, 2013).

IDG Now!: Ericsson transforma janelas de ônibus em antenas Wi-Fi



A Ericsson pode arranjar concorrentes para o mais estranho produto de rede, se comercializar as suas janelas de ônibus sem fio, exibidas durante a feira CTIA Wireless desta semana.

As janelas teriam antenas translúcidas embutidas, conectadas a um sistema Wi-Fi interno para uso de passageiros, enquanto viajam pela estrada. No exemplo, a antena Wi-Fi dual-band apresentada pela Ericsson era apenas um quadrado de metal vermelho quase invisível incorporado entre as camadas de vidro.

A gigante da infraestrutura móvel demonstrou o conceito no nível superior do seu estande na CTIA, acima de um mostruário de outras tecnologias projetadas para as chamadas redes heterogêneas com ambos Wi-Fi e rádios celulares.

Na terça-feira (21), a empresa anunciou melhorias para o seu software de gerenciamento de rede, que permitirá a operadoras fazer um melhor trabalho em mudar assinantes entre os dois sistemas para a melhor cobertura possível.

A solução da empresa teve sua origem em um problema para usuários wireless em ônibus, carros e trens. Para isolamento e proteção do sol, algumas janelas já estão sendo construídas com finas camadas translúcidas de alumínio imprensado entre o vidro. Combinado com o metal que cobre o restante de um veículo, as janelas essencialmente criam a chamada Gaiola de Faraday, uma caixa que bloqueia todas as ondas de rádio externas, explicou o gerente de programa de marketing da Ericsson, Bryan Coley.

Os viajantes em um veículo desse tipo não podem ficar online usando a rede celular ao ar livre, porque o sinal é bloqueado. Mas os pesquisadores da Ericsson decidiram utilizar o princípio de metal em vidro em seu benefício, para construir as antenas para as janelas, juntamente com o metal de isolamento. Embora simples, cada antena reforça o sinal da rede interna.

A rede resultante torna-se parecida com um sistema de Wi-Fi de avião. Os passageiros se conectam a uma rede interna, que usa uma tecnologia de maior alcance, como a LTE, para se conectar ao mundo exterior.

Ao mesmo tempo, usando o sinal de bloqueio de janelas e Wi-Fi interno impede uma situação que pode forçar as redes celulares exteriores - o que é um dos problemas do uso de celulares em aviões. Se uma passageiro aéreo ligar um celular, ele pode forçar as torres de celular terrestres a tentar se conectar com ele, desviando a largura de banda que poderia ser usada por pessoas no chão.

Um trem cheio de passageiros, que tentam alcançar as torres de celular enquanto em movimento, podem tornar mais difícil para as operadoras gerenciar o tráfego. Além disso, pode diminuir rapidamente a bateria dos telefones, já que estão trabalhando duro para obter sinais fracos, disse Coley.

O conceito também pode passar de ônibus e trens para edifícios de escritórios com paredes de vidro, disse. Além de fortalecer uma rede WiFi interna, essas antenas poderão melhorar a cobertura e a capacidade dos sistemas celulares, enquanto alivia a demanda sobre as torres de celular próximas.

Fonte: Lawson, Stephen . "Ericsson transforma janelas de ônibus em antenas Wi-Fi - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/05/24/ericsson-transforma-janelas-de-onibus-em-antenas-wi-fi/ (accessed May 28, 2013).

G1: Hackers reclamam de prejuízos após site de pagamento sair do ar


 
Site do LibertyReserve, que permite pagamentos
anônimos.

Uma investigação conduzida por autoridades norte-americanas em conjunto com a Costa Rica teria resultado na prisão de um empresário de 39 anos, na Espanha, durante a semana passada. Arthur Budovsky Belanchuk é acusado de ser o responsável pelo site de pagamentos Liberty Reserve, que ganhou notoriedade por permitir pagamentos anônimos. De acordo com o jornalista Brian Krebs, a indisponibilidade do site deixou diversos hackers reclamando de "prejuízos" por não conseguirem receber seus pagamentos.

"Ficou louco? Sabe que alguns de nós perderam mais de 50k (mil) dólares, e você diz para a gente não chorar?", diz um hacker no fórum "Darkode", usado por cibercriminosos para troca de informação.

Nascido na Ucrânia, Belanchuk foi nacionalizado costarriquenho. O Liberty Reserve era registrado na Costa Rica e as investigações no país começaram após uma solicitação de promotores em Nova York. De acordo com o promotor José Pablo González, da Costa Rica, o site era aparentemente financiado com atividades de pornografia infantil e tráfico de drogas.

Belanchuk teria sido o criador de outra empresa semelhante, a GoldAge, nos Estados Unidos. A companhia também foi alvo das autoridades. O Departamento de Justiça norte-americano alegou que a operação da GoldAge teria resultado na lavagem de US$ 30 milhões.

O site do Liberty Reserve foi aparentemente apreendido pelas autoridades e redirecionado para um servidor conhecido como "sinkhole". Um "sinkhole" ("ralo") substitui um servidor operado por um criminoso e registra e analisa toda a comunicação que chega até ele. É semelhante a um grampo em um telefone mudo, porém, diferente de uma pessoa que desistiria da conversa, muitos sistemas automatizados continuam enviando dados apesar da falta de resposta, gerando informações úteis para as autoridades.

O sinkhole é operado pela organização Shadowserver, que afirmou que não poderia comentar o assunto.

Hackers que não querem crer na possibilidade de o Liberty Reserve ter sido realmente derrubado pela polícia dizem que tudo foi orquestrado por concorrentes do site e que o problema seria passageiro.

Um concorrente do Liberty Reserve, Perfect Money, afirmou no sábado (25) que não vai mais aceitar intermediar pagamentos de empresas e cidadãos dos Estados Unidos, mesmo que eles não estejam morando no país.

Fonte: Rohr, Altieres . "G1 - Hackers reclamam de prejuízos após site de pagamento sair do ar - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/hackers-reclamam-de-prejuizos-apos-site-de-pagamento-sair-do-ar.html?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Aplicativo paga para usuários responderem a enquetes


A ideia de um aplicativo grátis que paga para ser usado pode parecer até um golpe. Mas o PiniOn cumpre o que promete: o app oferece recompensas em dinheiro a quem responder pesquisas de mercado. No geral, as perguntas são sobre uso e monitoramento de produtos em supermercados ou lojas.

As tarefas virtuais pagam, em média, R$ 0,50 e levam alguns minutos para serem respondidas. Já as presenciais têm recompensas maiores, entre R$ 5 e R$ 10. Muitas delas precisam de fotos.

O aplicativo segue o modelo do GigWalk, um serviço de check-ins em lojas, nos EUA.

O técnico em informática Marcondes Alves da Silva, 23, realizou várias pesquisas em apenas uma tarde.

"Chamei um amigo para darmos uma volta pelos supermercados perto de casa e fizemos as missões rapidamente", afirmou Silva.

O app mostra pesquisas nas lojas ou supermercados 
mais próximos da sua localização.

Isso ocorre porque o PiniOn tem tecnologia de geolocalização para oferecer as tarefas mais próximas.

Após responder cerca de 30 questionários, Silva ganhou R$ 78. A empresa promete depositar a recompensa na conta do usuário cinco dias úteis após a solicitação. O valor mínimo para saque é de R$ 50.

Silva disse que está sempre de olho em pesquisas para fazer e que aprova o modelo do app. "São perguntas rápidas que você responde sinceramente e não é preciso falar com ninguém", declarou.

"Queremos possibilitar que as empresas conheçam melhor o posicionamento dos produtos e a execução das estratégias", afirmou Eduardo Grinberg, CEO do PiniOn. "As pessoas podem colaborar e receberam a remuneração merecidamente."

O PiniOn está disponível apenas para iOS, mas versões web e Android chegam nos próximos meses.

"As companhias sentem a necessidade de um feedback imediato do que está acontecendo no mercado e o público brasileiro, engajado por natureza, poderá expressar sua opinião, atestar a qualidade de produtos e serviços relevantes a ele, compartilhar informações e ainda serem remunerados para isso", acrescentou Grinberg.

Em abril de 2013, a empresa recebeu um aporte de R$ 1,2 milhão de dois investidores-anjo em parceria com o fundo de investimento Joá, cujo dono é o apresentador de TV Luciano Huck. 

Fonte: AGRELA, LUCAS . "Folha de S.Paulo - Tec - Aplicativo paga para usuários responderem a enquetes - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285137-aplicativo-paga-para-usuarios-responderem-a-enquetes.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Recursos de novas TVs calam o narrador de partidas de futebol


No Brasil, ano de Copa do Mundo é época para trocar de televisão. Com a Copa das Confederações, que funciona como prévia do mais importante torneio de futebol, que acontece no Brasil neste ano, os fabricantes já estão aproveitando para vender aparelhos, anunciando funções que supostamente melhoram a experiência de assistir a uma partida.

A Samsung anunciou a função "futebol", um botão no controle remoto com um ícone de bola de futebol que permite ajustes de som (o som da torcida aumenta e o da narração cai) e imagem (as cores do campo ficam mais vivas). O recurso foi desenvolvido no Brasil e estará disponível em todos os aparelhos da América Latina.

Da mesma forma, a LG passou a alardear funções que também teriam capacidade para melhorar a vida do torcedor de sofá, como capacidade de gravar partidas e acesso a redes sociais.

Alguns recursos, porém, não são tão especiais assim. Gravar partidas ao vivo e poder voltar é algo visto em modelos disponíveis, pelo menos, do ano passado - isso sem contar que função semelhante também é oferecida por operadoras de TV a cabo.

REDES SOCIAIS

A capacidade de postar em redes sociais durante a programação é um recurso que acompanha as TVs inteligentes desde que chegaram ao mercado,em 2008.

Já para os recursos de imagem e cor, os torcedores mais pacientes podem se aventurar nas configurações do aparelho para chegar a uma experiência mais próxima à de estar em um estádio.

André Sakuma, gerente de produto para a área de TVs da Samsung, discorda: "O tipo de equalização que nós conseguimos não é possível em outros aparelhos."

Além disso, a empresa promete vender a praticidade de um único botão que ativa diferentes recursos da TV.

A relação entre futebol e TV é longa --foi durante a Copa do mundo que a transmissão colorida (em 1970), o Full HD (em 2006) e o 3D (2010) tiveram contato com um número maior de pessoas.

Segundo Luciano Bottura, gerente de Comunicação e Marketing da Sony Brasil, as vendas no mercado nacional devem aumentar em cerca de 1,5 milhão de unidades no ano que vem.

Fonte: ROMANI, BRUNO . "Folha de S.Paulo - Tec - Recursos de novas TVs calam o narrador de partidas de futebol - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285127-recursos-de-novas-tvs-calam-o-narrador-de-partidas-de-futebol.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Folha de S.Paulo: Tecnologia de redução de ruídos de fones de ouvido pode aumentar velocidade da internet


Pesquisadores de Nova Jersey, EUA, descobriram que o mecanismo de redução de ruído utilizado em fones de ouvido poderia ser usado para aumentar a confiabilidade e a velocidade da conexão da internet.

Segundo um estudo publicado na "Nature Photonics", as conexões à internet poderiam se tornar 400 vezes mais rápidas que o Google Fiber, serviço de banda larga do Google, que já oferece 1 Gbyte de dados transmitidos por segundo.

Fones de ouvidos com a tecnologia dispõem de um microfone que capta ruídos externos --como o barulho do aspirador, em casa, ou o som das turbinas do avião, no caso de uma viagem aérea - e emitem uma frequência inversa da registrada, cancelando-os.

A ideia seria reproduzir o procedimento em cabos de fibra ótica, trocando as ondas sonoras pela luz (é através dela que os dados são transmitidos).

Raios de luz espelhados e técnica de redução de 
ruído poderiam tornar a conexão da internet mais rápida 
e confiável, diz estudo.

Os cabos de fibra ótica passariam a carregar não um, mas dois raios de luz espelhados. Uma vez disparados, eles iriam acumular ruído ao longo do trajeto, até que se encontrassem no final, onde as distorções seriam canceladas.

Dessa forma, o sinal que deixasse uma ponta chegaria à outra sem perdas significativas, aumentando o potencial de confiabilidade da conexão.

"Esse conceito é bem fácil de entender, mas, surpreendentemente, ninguém fez isso até agora", disse à BBC Xiang Liu, coordenador do estudo.

A técnica traria vantagens também à velocidade. Juntos, esses raios podem viajar quatro vezes mais rápidos que apenas um.

Com a técnica, a equipe de pesquisadores conseguiu enviar um sinal de 400 Gbytes por segundo através de 12.800 km de fibra ótica - mais longe que o mais extenso cabo transoceânico existente. 

Fonte: "Folha de S.Paulo - Tec - Tecnologia de redução de ruídos de fones de ouvido pode aumentar velocidade da internet - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1285842-tecnologia-de-reducao-de-ruidos-de-fones-de-ouvido-pode-aumentar-velocidade-da-internet.shtml?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Prodeb realiza curso de Brigada de Emergência em valorização à vida

A Prodeb realiza curso de Brigada de Emergência em valorização à vida




A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) realizou mais um curso de brigada de incêndio nos dias 08, 09 e 10 de maio (2013), cumprindo a obrigatoriedade legal baseada na NBR 14276, que diz que a brigada de emergência se caracteriza por um grupo organizado de pessoas que são treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio. Outra função do curso é treinar os brigadistas para a prestação dos primeiros socorros à possíveis vítimas na empresa. 

O curso é uma parceria da Secretária de Administração do Estado da Bahia (Saeb) e a Prodeb, explica Ronaldo Santos, técnico de Segurança do Trabalho (Prodeb). Ele enfatiza que o curso é de extrema importância para empresa, pois capacita pessoas para agir em casos de princípio de incêndio. Segundo Renato Pessoa, técnico de Segurança do Trabalho (Saeb), a grande importância do treinamento da brigada para a Prodeb é criar a cultura prevencionista, ou seja, ensinar a proteger as vidas humanas e o patrimônio público. “Com esse objetivo, o curso só vai trazer frutos positivos para a edificação da empresa”, completa. 

Maria Aparecida Sales, coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodeb), ressalta que também é obrigação legal a reciclagem anual do curso; logo, a brigada da Prodeb poderá agregar novas pessoas dispostas a serem brigadistas. A ideia da cultura prevencionista também foi ressaltada pelo bombeiro cabo Cláudio da Hora: “A prevenção está em primeiro lugar”. Além disso, o bombeiro destacou a importância das técnicas de primeiros socorros, não só quando acontecer um princípio de incêndio, mas quando qualquer colega de trabalho necessitar. 



O orgulho em ser brigadista



O curso foi dividido entre aulas teóricas e práticas e, ao final, os participantes destacaram a pertinência das aulas acerca das técnicas de primeiros socorros: “o curso vai servir não só para empresa, mas no nosso dia a dia. Ajudar qualquer pessoa na rua que estiver passando mal, um familiar ou até em uma viagem”, conta Nelma Pinho, assistente administrativo da Prodeb. Já Valney Campos, que atua na área do suporte técnico do Núcleo de Operação e Controle (Noc/Prodeb), reitera o que Nelma disse e completa falando que aprendeu a diferenciar cada extintor de incêndio e onde cada um poderá ser usado, no caso de uma emergência. Valney também afirma a importância da sua nova função: “quando acontecer qualquer coisa no Noc ou no Data Center, eu tenho uma posição a ser tomada, já sei o que fazer” e elogia o curso, assegurando o quanto é importante, e aos brigadistas, antigos e novos, da Prodeb dizendo o quanto são capacitados.

A formação da Brigada de Incêndio dentro da empresa é de grande relevância vital, já que, os primeiros 5 a 15 minutos de início de fogo os brigadistas serão acionados até a chegada do Corpo de Bombeiros. Dessa forma, além de tentar extinguir o fogo para que não se espalhe danificando o patrimônio público, a brigada atenderá, com técnicas de primeiros socorros, os funcionários que precisarem desse tipo de ajuda.

Jornal da abep

Jornal da abep:

http://www.jornaldaabep.com.br/2013/maio/


Fonte: "Jornal da abep." ABEP - Jornal da ABEP. http://www.jornaldaabep.com.br/2013/maio/ (accessed May 27, 2013).

Convergência Digital: Copa das Confederações: Prova dos nove para as teles



A pouco menos de um mês do início da Copa das Confederações - de 15 a 30 de junho - as teles correm para finalizar a instalação da infraestrutura dos estádios que irão sediar os jogos. Pela primeira vez, Claro, Oi, Vivo e TIM se uniram para prover o serviço, num sistema que engloba oferta de acesso à redes 2G, 3G e 4G. Os investimentos são orçados em R$ 200 milhões e envolve três fornecedores: Nokia Siemens, Huawei e a também chinesa Comba. 

Na divisão dos estádios, a Vivo ficou responsável por montar, e gerir, a rede nos estádios de Brasília e Fortaleza. A Claro com as arenas de Recife e Salvador. E a Oi com os estádios do Rio, o Maracanã, e Minas Gerais, o Mineirão. 

"A Vivo já entregou no Mané Garrincha todas as áreas que haviam sido previamente estabelecidas. Depois a Fifa estabeleceu áreas adicionais, como vestuário. Já estamos trabalhando nas áreas adcionais que a Fifa colocou. Estamos fazendo um esforço adicional muito grande até o dia da inauguração oficial da Copa das Confederações", informou o presidente da operadora, Antonio Carlos Valente.

Segundo dados dos fabricantes, cada estádio vai ter entre 40 e 90 ERBs instaladas, gerenciadas por um Centro de Controle, onde estará o sistema de antena distribuída, que permitirá a entrega dos sinais em 2G, 3G e 4G. Ideia é viabilizar o acesso dos turistas e torcedores às redes sociais. Expectativa é que o modelo criado atenda aos torcedores dentro do estádio e no entorno deles. 

"Será, sim, uma prova dos nove. A qualidade do serviço será testada. Todas as teles estão com equipes dedicadas 24 horas por dia", observou o presidente da Claro, Carlos Zenteno. Durante a Rio Wireless, evento que acontecerá nos dias 03 e 04 de junho, no Rio de Janeiro, a oferta de banda larga móvel no Brasil será tema de painel. Saiba como participar.

Fonte: Lobo , Ana Paula . "Como seria a vista da Terra se nosso planeta tivesse anéis como Saturno." Gizmodo Brasil | Tech Lovers. http://gizmodo.uol.com.br/terra-aneis-saturno/?utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).

G1: Site recebe denúncias de SMS pirata e pede bloqueio a operadoras


 
Portal 'SMS Pirata' denuncia mensagens de texto
(SMS) ilegais às operadoras.

Defender o mercado oficial de mensagens de texto (SMS) é a proposta do portal "SMS Pirata" (veja aqui), que entrou no ar na última sexta-feira (17), para receber denúncias de mensagens de spam de consumidores e pedir o bloqueio dos canais ilegais junto às operadoras de telefonia. O site foi criado pela iniciativa "SMS Pirata", que é encabeçada pelo Mobile Entretainment Fórum - associação mundial que representa e regula empresas de mobilidade - com o apoio de empresas que prestam serviços de mensagens e operadoras.

A propaganda indesejada por SMS incomoda tanto os usuários de celular como as empresas especializadas no envio de mensagens corporativas. O mercado ilegal representa metade do volume de total de torpedos comerciais. Somente o mercado legalizado envia 1,76 bilhão de mensagens por ano aos brasileiros, informa Gabriela Vargas, gerente executiva de marketing da Zenvia, uma das empresas envolvidas na iniciativa.

O consumidor pode identificar um SMS ilegal pelo remetente. “As empresas cadastradas recebem um código de quatro dígitos enquanto os remetentes piratas podem exibir um número de telefone celular ou um nome”, compara Gabriela. Segundo a executiva, os SMSs coletados no portal são enviados diariamente às operadoras para que sejam bloqueados.

O método mais conhecido para envio de SMS pirata é pelos ‘chipeiros’. “ Eles compram diversos chips pré-pagos da mesma operadora com CPF falso e enviam as mensagens aproveitando pacotes gratuitos de operadora para operadora”, explica Gabriela. Outro método comum é o ‘broker internacional’. “Há empresas que aproveitam um acordo de interconexão com operadoras internacionais, destinado à troca de mensagens entre pessoas físicas, para enviar mensagens do exterior ao Brasil, gratuitamente, sem recolher impostos”, afirma.

Para o anunciante, na ponta do lápis, contratar um envio de SMS pirata sai mais barato do que o convencional. “Na média, pela operadora, o custo de envio é de R$ 0,06, mas vários ‘chipeiros’ anunciam envios de SMS a R$ 0,03. Como é que vamos concorrer com eles?”, argumenta Gabriela.

A executiva também alerta que as empresas anunciantes também podem ser penalizadas pela contratação de serviços ilegais de envio de spam via SMS. Em comunicado aos clientes, a Zenvia alerta que as empresas que trabalham com chipeiras podem ser penalizadas por “desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação”, tendo como base os artigos 183 e 184 da Lei Geral das Telecomunicações (Lei 9.472). A pena compreende detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 10 mil ao infrator. “Uma empresa que compra de uma chipeira pode ser penalizada por conivência com pratica ilegal de uso indevido das redes. A gente quer ajudar o mercado. Não é só ganhar dinheiro", conclui Gabriela.

Fonte: Braun, Daniela . "G1 - Site recebe denúncias de SMS pirata e pede bloqueio a operadoras - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/site-recebe-denuncias-de-sms-pirata-para-combater-mercado-ilegal.html?utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).

INFO: Só 2% dos professores usam tecnologia na escola



São Paulo - Mesmo tendo acesso a computadores com conexão à internet no trabalho e em casa, apenas 2% dos professores brasileiros da rede pública urbana usam a tecnologia como suporte em sala de aula.

E os que usam se limitam - na maior parte do tempo - a ensinar a alunos como utilizar o computador, em vez de desenvolver práticas pedagógicas.

As constatações fazem parte da pesquisa TIC Educação 2012, divulgada, na quinta-feira, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) - entidade oficial que coordena serviços da web no País.

Para chegar a esses indicadores, foram entrevistados pessoalmente 1.236 professores de mais de 570 escolas públicas de todas as regiões do Brasil, escolhidas aleatoriamente.

O estudo mostra que 92% dos docentes da rede pública já têm conexão à internet em casa. Praticamente todos os professores (99%) são considerados usuários em rede, ou seja, usaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses.

Na escola, a realidade de acesso é semelhante. Quase todas as unidades têm ao menos um computador. Nas escolas que dispõem do equipamento, 89% possuem acesso à internet.

"O primeiro passo está sendo dado: existe o acesso. Falta agora usar a tecnologia de forma qualitativa, para melhorar a educação", afirma Alexandre Barbosa, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), unidade vinculada ao CGI.br que realizou a pesquisa.

Raro - A professora Diana Mendes, de 36 anos, que trabalha há 12 na rede municipal de São Paulo, diz que nem sempre é possível usar a tecnologia na rotina das aulas. "As salas de informática podem até ser superbem equipadas e bacanas, mas as turmas só têm acesso a elas uma hora por semana", conta Diana.

O uso esporádico também é relatado pela aluna da rede estadual paulista Valéria Lage, de 17 anos, do 3.º ano do ensino médio da Escola Maria Juvenal Homem de Melo, no Grajaú, zona sul. "Os professores usam de vez em quando - de uma a duas vezes por semestre - o netbook e o projetor. Com o projetor, é mais fácil entender a aula."

Políticas. Para Priscila Gonsales, diretora do Instituto Educadigital, faltam políticas públicas específicas para um melhor uso da tecnologia nas escolas. "Não adianta só comprar equipamentos."

Em São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação espera melhorar a qualidade da conexão - um dos problemas identificados no estudo. "Efetuamos a troca de maquinários obsoletos e esperamos até o fim do ano aumentar a velocidade de internet das escolas", afirma Jane Reolo, coordenadora de Informática Educativa da cidade.

Procurada, a Secretaria Estadual de Educação informou que a rede paulista dispõe de computadores e acesso à internet e seus docentes recebem orientação contínua para o uso pedagógico de tecnologia.

Já o Ministério da Educação afirmou que, com o programa Banda Larga nas Escolas, de 2008, 60 mil escolas públicas vêm se beneficiando da "ampliação periódica de conexão em alta velocidade". O MEC cita iniciativas como o Portal do Professor, que oferece "recursos educacionais com grande potencial".

Fonte: "Só 2% dos professores usam tecnologia na escola - TI - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/ti/so-2-dos-professores-usam-tecnologia-na-escola-24052013-24.shl?utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).

Portal Fator Brasil: Gestão em nuvem irá dominar o mercado corporativo



Segundo sócio fundador da Informant, Piero Contezini, utilizar o Cloud Computing no segmento de SaaS é a solução mais rentável às empresas.

Referência no mercado de SaaS (Softwares como Serviço) desde 2007, e adequando-se a uma demanda de mercado, a Informant vem se consolidando como uma grande desenvolvedora de soluções em gestão em nuvem para corporações. A aposta da empresa segue dados otimistas do IDC Brasil, que aponta que as instituições brasileiras investirão 257 milhões de dólares em computação em nuvem, apenas em 2013. A modalidade vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial, graças à possibilidade de acessar arquivos e realizar inúmeras tarefas via internet.

Ainda segundo o IDC, os softwares SaaS receberão 109 milhões de dólares dos 257 milhões investidos no cloud computing. Dessa forma, a proposta dos dirigentes da Informant é utilizar este tipo de serviço visando proporcionar mais um diferencial às soluções personalizadas, adequando o dia a dia da empresa às facilidades oferecidas pela tecnologia como um todo. Entre os serviços oferecidos pela Informant no mercado de SaaS, o Cloud Management tem como base o princípio de que as entidades, independente do segmento em que atuam, precisam de elasticidade computacional e monitoramento constante para conquista do sucesso.

Com isso, a Gestão em Nuvem auxilia na gestão dos ativos, além de implantar o crescimento elástico da nuvem, corrigindo possíveis falhas e aumentando a eficácia durante o uso. Os arquitetos responsáveis, que compõem a equipe da Informant, estão aptos para utilizar diferentes tecnologias de computação em nuvem, desde a implantação, até a manutenção e o ganho de escala.

“Optar por uma Gestão em Nuvem é uma solução extremamente rentável. Além de eliminar custos fixos operacionais, já que a empresa não precisará de espaço físico para armazenar ou acessar os dados, trabalhamos sempre com intuito de eliminar também a necessidade de licenciamento para uso do software, reduzindo ainda mais os gastos operacionais de cada cliente”, finaliza o sócio fundador da Informant, Piero Contezini.

Informant -Especializada na prestação de serviços terceirizados em Pesquisa e Desenvolvimento de Software, a Informant se destaca no mercado de SaaS (Software como Serviço), auxiliando na criação de empresas (startups) e produtos personalizados para novos mercados. Hoje, considerada um "atelier de softwares", a empresa foi a primeira a atuar no Brasil com este foco, por apresentar como principal diferencial softwares customizados de acordo com o mercado de cada cliente. Com metodologia própria para o desenvolvimento de produtos, somada a experiência na criação de produtos SaaS no Brasil, a equipe formada por profissionais altamente capacitados, atua em todas as fases da criação de um produto, oferecendo além do desenvolvimento, consultoria de mercado e validação tecnológica. A empresa é uma das poucas no segmento a crescer 100% ao ano, desde a sua fundação, em 2007.

Fonte: 
"Portal Fator Brasil." Portal Fator Brasil. http://www.revistafatorbrasil.com.br/ver_noticia.php?not=235652&utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).

Folha de S.Paulo: Elite tecnológica deixa gadgets em casa



Conheça Robin Sloan, 32, de San Francisco. Você talvez imagine que ele é um tecnófobo, incapaz de dominar tecnologias novas. Sloan possui um telefone Nokia de modelo antigo com uma função principal: fazer telefonemas. Ele usa papel e caneta para fazer anotações e lê livros impressos em papel.

Mas Sloan está longe de ser um ludita. Ele já trabalhou para o Twitter como gerente de mídias, ensinando veículos noticiosos a usar as ferramentas mais modernas de mídias sociais. Antes disso, foi estrategista on-line da Current TV.

Mesmo assim, no ano passado, quando começou a escrever seu primeiro livro, "Mr. Penumbra's 24-Hour Bookstore", Sloan achou que seu iPhone e outras tecnologias estavam atrapalhando sua produtividade e, então, livrou-se deles."Descobri que, para mim, era mais importante e mais produtivo ficar sonhando acordado e anotando ideias", explicou. "Eu precisava de meus minutos de ócio -e não ficar checando meu e-mail e tuítes- para contribuir para o texto que estava escrevendo."

Sloan não é o único a se sentir assim, mesmo no Vale do Silício.

À medida que nossas vidas vão se tornando hiperconectadas em todos seus aspectos, algumas pessoas na vanguarda da tecnologia vêm se esforçando para fugir um pouco dela. Elas guardam seus telefones nos bolsos, desligam o Wi-Fi de suas casas à noite ou nos fins de semana e leem livros feitos de papel, não de pixels.

Eu também venho sentindo essa tendência. Dois anos atrás, quando a popularidade do iPhone e do iPad estava no auge, quando eu ia a restaurantes com outros jornalistas ou blogueiros de tecnologia, costumávamos passar nossos telefones para todos os presentes, exibindo um aplicativo ou algum clipe divertido no YouTube. Hoje, ainda que nossos aparelhos tenham capacidade para conter mais aplicativos e exibir vídeos mais rapidamente, costumamos fazer um jogo diferente. Os presentes colocam seus smartphones numa pilha no centro da mesa. A primeira pessoa a tocar em seu telefone paga a conta de todos.

Alguns casais que trabalham com tecnologia parecem ser os que mais querem se afastar dela. "Pelo menos uma vez por mês, minha mulher e eu entramos no carro e dirigimos até algum lugar onde não haja sinal (sim, isso é possível) para passar um fim de semana ocupados com coisas analógicas", contou Evan Sharp, fundador da Pinterest.

"Lemos, fazemos caminhadas nas montanhas da Califórnia, cozinhamos e conversamos com pessoas que não trabalham com tecnologia."

Outros casais já me falaram da regra que proíbe aparelhos no quarto (o Kindle é uma exceção ocasional). Outros dizem que deixam seus telefones em casa quando saem para o brunch dominical. Em vez de fazerem uma foto dos ovos e bacon que vão comer e postá-la no Instagram, podem curtir a companhia um do outro e praticar aquela atividade quase estranha conhecida como "conversar".

É até possível que exista um modelo de negócios com produtos que nos incentivem a nos afastar de nossas engenhocas.

O livro "The Pocket Scavenger", publicado recentemente, incentiva o leitor a sair numa caça ao tesouro incomum, recolhendo objetos aleatórios, desenhando e manchando as páginas do livro e então documentando o que foi feito com um smartphone.

"Não vamos nos livrar da tecnologia", comentou a autora do livro, Keri Smith."Sinto que estamos deixando de notar cheiros e sensações táteis. Eu quis apenas oferecer algum tipo de antídoto ao que se vê por aí."

Sloan, que já publicou seu livro, conta que sua quebra com a tecnologia foi bem-sucedida. Ele ainda lê seus e-mails, mas não quando está tomando um café com outra pessoa ou fazendo uma caminhada.

"Parece bobagem, porque costumávamos fazer isso o tempo todo. Mas agora, depois de me livrar do smartphone, me sinto muito mais à vontade em sair de casa sem telefone algum. É como se eu tivesse reaprendido a fazer isso. Eu faria a mesma coisa se tivesse um smartphone cheio de novidades." 

Fonte: BILTON, NICK . "Folha de S.Paulo - Tec - Elite tecnológica deixa gadgets em casa - 27/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1284782-elite-tecnologica-deixa-gadgets-em-casa.shtml?utm_source=feedly (accessed May 27, 2013).