terça-feira, 28 de maio de 2013

InformationWeek: O papel da TI na implantação de redes sociais



Com tantas informações poderosas sobre clientes e sobre os produtos disponíveis nas redes sociais, monitorar e extrair valor desses dados deixou de ser uma tendência para as empresas, e sim um fator importante para a competitividade. Da mesma maneira, as redes sociais internas que propiciam um canal colaborativo para os funcionários de uma empresa se tornaram ferramentas importantes de comunicação, consulta e troca de experiências.

Para discutir esse cenário, esta semana o IT Mídia Debate com o tema “Redes Sociais”, promovido na própria sede da empresa, contou com a participação dos debatedores Adriano Aquino, da CIO On Demand, Erik Ramalho, CEO da UI2, e Luciana Longhini, coordenadora de TI da Nissin Ajinomoto, além de uma plateia ativa de executivos de TI que compartilharam suas dúvidas e experiências sobre o papel da TI em projetos estratégicos de redes sociais.

No debate, o CIO Adriano Aquino, da CIO On Demand, que participa da implantação de projetos de redes sociais externas de diversas empresas, expôs sua dificuldade de falar de temos como big data e redes sociais para os CIOs. “Hoje nosso foco é o marketing e as áreas de atendimento. O profissional de TI tem muito medo do que essas novas ferramentas podem trazer para o dia a dia deles, então, por enquanto”, relatou.

O CIO também acrescentou querem muitas vezes o desafio não chega a ser a implantação e si, mas quem vai pilotar essa nova ferramenta. Assim, Aquino enfatizou a carência os chamados CDO, Chief Digital Officers, os profissioanais que irão tratar todos os dados vindos de fora da empresa e utilizá-los para basear as estratégias de negócios. “Muitas empresas ainda não sabem como resolver uma série de desafios, mas o que elas não podem fazer demorar anos para decidirem se vão ou não entrar nas redes sociais. Se ficarem esperando demais, vão ficar de fora do mercado”, afirmou.

Quanto às redes sociais internas, Erik Ramalho, da UI2, comentou no debate, que a TI possui um papel decisivo na implantação das redes sociais dentro das corporações. De acordo com ele, deve haver uma integração entre marketing, RH e a TI para que essas ações saiam do papel e sejam aplicadas na prática, no entanto, ele ressalta que vai cravar essa bandeira é a TI. “A TI vai ter que comprar essa ideia, pois somente ela tem conhecimento de software e hardware e vai saber qual é a melhor ferramenta para se investir”.

A cobertura completa você confere na edição de julho da InformationWeek Brasil. No próximo mês, o IT Mídia Debate traz para a discussão o tema “Inteligência Artificial: você está preparado para isso?”, abordando como o CIO têm se preparado para incorporar a inteligência artificial ao dia a dia das corporações à medida que a indústria tem feito grandes investimentos na área.

Fonte: OD. "O papel da TI na implantação de redes sociais - InformationWeek." InformationWeek. http://informationweek.itweb.com.br/14159/o-papel-da-ti-na-implantacao-de-redes-sociais/?utm_source=feedly (accessed May 28, 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário