quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Olhar Digital: SkyDrive anuncia mudanças e atualizações


Ferramenta de gerenciamento de arquivos, upload de HTML5 e compartilhamento de arquivos são algumas das novidades

O blog Microsoft Insider, que traz notícias oficiais da empresa, trouxe a público a informação de que o SkyDrive, serviço de armazenamento pessoal em nuvem que te dá 25GB de espaço gratuito, recebeu diversas mudanças e atualizações.

O compartilhamento foi um dos alvos das mudanças. A equipe reconstruiu diversas partes do SkyDrive para simplificar essa característica. A partir de agora, você pode compartilhar arquivos Office, fotos ou outro tipo, diretamente de suas pastas.

Opções de modo de compartilhamento também foram revisadas. Entre eles está o e-mail. Você pode colocar nomes de contatos do LinkedIn, Facebook e Gmail em sua agenda. Assim, as mensagens que você escolher repassar irão para a Caixa de Entrada de seus contatos, e não para a pasta de Spam. Você também pode marcar a opção "Destinatários podem editar", liberando a edição do arquivo para seus contatos.

Agora, também dá para fazer o upload dos arquivos apenas uma vez e, assim, compartilhar com seus amigos que utilizam o Facebook ou outra rede social. E, se você é mais simplista e prefere apenas usar uma URL ou link para enviar para seus contatos, há uma novidade. No "Exibir apenas", você envia o link. Já no "Exibir e editar", seu contato pode editar o arquivo. E no "Torne público", qualquer pessoa pode ver o arquivo a partir da URL.

Outro ponto importante que foi alterado no SkyDrive é o gerenciamento de arquivos. Com a mudança, você pode criar pastas, renomeá-las e mover, deletar e baixar diversos arquivos de uma vez. Ainda dá para criar documentos Office de forma rápida e usar funções com o botão direito do mouse.

Os uploads também mudaram, com o Silverlight oferecendo suporte. O recurso "arraste e solte" foi introduzido para você poder fazer uploads utilizando HTML5. E, mesmo quando há um processo em andamento, você pode navegar pelo SkyDrive sem problemas.

O slideshow de imagens foi refeito. Agora, eles ficaram mais rápidos e melhores. Clicando em "Ver pasta", você pode retornar a pasta do álbum e ver as legendas, além de haver o suporte a APIs de toque (Internet Explorer 10 e Safari), onde o usuário pode usar os dedos para visualizar fotos.

Com as atualizações, a compatibilidade com PDF e RAW foi aperfeiçoada. Agora, há uma visualização mais rica de arquivos nesses formatos. O desempenho da ferramenta também mudou: mais ações em linha, como upload, cópia e muitas outras estão mais rápidas.

Omar Shahine, gerente do SkyDrive, diz ter mais mudanças a caminho. Nós estamos aguardando! Enquanto isso, veja um vídeo que explica as novas funções:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário