segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Info CORPORATE:Para Accenture, CIO tem de ser elástico

Info CORPORATE: Para Accenture, CIO tem de ser elástico

Para Accenture, CIO tem de ser elástico


Para a Accenture, há quatro tendências: a computação em nuvem, o uso sofisticado de dados nas tomadas de decisão, a mobilidade e a convergência dos 4 C (comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo).


SÃO PAULO – Em 2009, a “elasticidade” deve guiar os CIOs, segundo a consultoria Accenture.

“A TI das empresas deve ser flexível para se ajustar à volatilidade do mercado”, diz Donald Rippert, CTO da Accenture. Ele esteve em São Paulo nesta terça-feira (19) para falar com 30 CIOs brasileiros sobre as tendências da área de tecnologia.

Na visão da Accenture, há quatro principais tendências que merecem a atenção dos CIOs: a computação em nuvem, o uso sofisticado de dados nas tomadas de decisão, a mobilidade e a convergência dos 4 C (comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo).

Computação em nuvem
“Usar os serviços da nuvem pode ser mais arriscado, mas é mais barato”, diz Rippert.
Segundo o CTO, os serviços ainda apresentam risco, mas estão melhorando. “Diante da crise, esse tipo de serviço permite aumentar a capacidade ou fechar contas com rapidez, conforme a necessidade.”

Dados e decisões
Rippert, da Accenture, comenta que o volume de dados que as empresas armazenam está crescendo exponencialmente. “As empresas devem começar a adotar metadados, padrões que permitem dar sentido às informações”, diz o CTO. A consultoria também recomenda o uso de mashups, que permitem aos usuários acessar e manipular dados de várias fontes simultaneamente.

Mobilidade
Os smartphones e celulares estão se aproximando cada vez mais dos computadores. Por conta disso, as empresas estão desenvolvendo mais aplicativos corporativos para esses dispositivos móveis. Outros aspectos da tecnologia móvel que merecem atenção do CIO, segundo Rippert, é a tecnologia de localização e o NFC (Near Field Communication).

Os 4 Cs
Comunicação, colaboração, comunidades e conteúdo. Os 4 Cs devem ser considerados pelas empresas para se aproximar de seus clientes e funcionários. “O público da faixa etária entre 18 e 24 anos não sabe viver fora da internet e tem baixa expectativa em relação à privacidade”, diz Rippert. Segundo ele, essa geração não gosta tanto do e-mail. “Se você deseja conquistar esse público, é mais fácil envolvê-la em uma comunidade”, diz. O papel do CIO é reciar as ferramentas em um ambiente seguro. “Bloquear simplesmente o acesso a esses serviços só vai gerar antipatia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário