segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Olhar Digital: Apple pode ultrapassar HP e se tornar líder no mercado de computadores

Olhar Digital: Apple pode ultrapassar HP e se tornar líder no mercado de computadores:

Com uma expansão de 9% para 15% no segmento de PCs em quatro anos, a empresa da maçã deve ser a número 1 nesse mercado até o ano que vem

A empresa de pesquisas Canalys divulgou hoje um relatório no qual aponta que a Apple deve se tornar a maior fabricante mundial de PCs, incluindo iPads e outros dispositivos. A empresa já ocupa a segunda posição nesse ranking, logo atrás da HP.

Não se sabe se a Apple conquistará esse título até o fim deste ano ou se será necessário um impulso em 2012, provavelmente com o lançamento do iPad 3. No entanto, a empresa já se classifica como a número 1 no mercado de aparelhos móveis quando as vendas do iPad também são incluídas, mas a HP ainda leva vantagem na comercialização de desktops e outras plataformas desse segmento.

"A Apple teve um aumento em sua cota de mercado para PCs de 9% para 15% em apenas quatro anos. Embora as vendas do iPad sejam atualmente seu principal mercado - pelo menos nos Estados Unidos -, é provável que haja uma pressão no quarto trimestre devido ao lançamento do Kindle Fire e do Nook, já que os dois concorrentes do iPad possuem preços extremamente competitivos", explica o analista da Canalys, Tim Coulling.

"A HP e a Apple vão lutar pela primeira posição no quarto trimestre, mas a companhia da maçã talvez tenha de esperar até o lançamento do iPad 3 antes de ultrapassar a multinacional americana".

De fato, o iPad tem um preço mais elevado do que outros sistemas, o que influencia na tomada de decisões dos consumidores na hora de efetuarem uma compra.

Por um lado, a Apple reconhece que seu tablet tem contribuído para reduzir as vendas de Macs. Mas por outro, observa que essa tem sido uma troca justa, dado que os usuários de PCs em geral têm optado pelo iPad, favorecendo, assim, o mercado de tablets da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário