terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Information Week: Porque sua empresa não pode ignorar as redes sociais




As organizações estão receosas com relação à segurança e produtividade, mas os benefícios da mídia social estão cada vez mais visíveis. Faça parte do mundo social - ou fique para trás

Os benefícios das redes sociais para os negócios estão se tornando mais claros, assimc como os seus riscos. Conforme disse um especialista, as empresas não podem mais esconder seus problemas embaixo do pano e deixar a esperança social ir embora. 

De fato, disse Phil Robinson, diretor de marketing de relacionamento para TakeThirdStreet.com, neste momento ignorar a mídia social é como ter ignorado a internet uma década atrás. 

“Pode-se dizer que uma empresa de sucesso tem de ser social”, disse Robinson. “Uma mudança muito real e inexorável está ocorrendo e essa mudança está movendo o foco principal dos consumidores online. Esta mudança não se restringe apenas às transações online, mas a atividade online de qualquer tipo. Não é mais sobre como encontrar o que eu quero, é sobre ser capaz de interagir com quem me importo. É por isso que as redes sociais estão rapidamente se tornando essencial para qualquer negócio. Pessoas esperam agora uma via de duas mãos… As pessoas esperam ser capazes de responder a algo, e elas certamente irão fazer”. 

Stephanie Ciccarelli, diretora de marketing da Voices.com, disse que a expectativa para a conversação é uma das razões principais pelas quais as empresas precisam estar pensando em desenvolver uma presença social. “As empresas precisam ter uma presença para colaborar com seus clientes online tanto pró-ativamente quanto responsavelmente”. “Ser parte da conversa mostra que a empresa está ciente do que está acontecendo, é validar a conversa através da participação, isso é o que importa… É realmente arriscado não ter uma presença nas mídias sociais e deixar que as conversas continuem sem você”. 

Empresas que não se aventuram na rede social, interna ou externamente, normalmente tem os temores sobre a segurança e produtividade como principais razões para estar de fora. E estes receios são bem fundamentados, disse Nick Arvanitis, consultor principal de segurança em serviços do Data Americas. 

“Embora existam inúmeros benefícios para a mídia social, qualquer CSO astuto ou CIO será rápido para mencionar que existem sérios riscos”, disse Arvanitis. “Por exemplo, ataques de engenharia social, um dos ataques mais antigos e mais difíceis de se proteger, dependem da confiança e das informações pessoais. As pessoas fornecem todos os tipos de informações pessoais em mídia social e às vezes até se conectam com um hacker sem saber, concedendo-lhes acesso a seus interesses, preferências, atividades, amigos etc. As mídias sociais são uma mina de ouro para os hackers. Os seres humanos têm sido sempre o elo mais fraco quando se trata de segurança, e isso não muda. Além disso, hoje o malware pode ser encontrado em posts no Facebook, links no Twitter ou incorporados em aplicativos de terceiros”. 

Assim como acontece com qualquer mudança de computação, o risco deve ser medido junto com a recompensa, além disso, devem ser consideradas as ferramentas para suavizar o risco. 

“No final, cada empresa deve olhar para o que é melhor para a sua situação única”, disse Arvanitis. “As empresas devem pesar seu perfil de risco e as políticas de segurança relevantes e avaliar os riscos, bem como os benefícios que poderiam obter com meios de comunicação social. Fatores que afetam a aproximação de uma empresa de mídia social incluem o tamanho da empresa, seja ela privada ou de propriedade pública, padrões de conformidade e muito mais”. 

Enquanto os benefícios do uso de ferramentas externas de redes sociais como Facebook, Twitter e Google+ podem estar cada vez mais claros e difíceis de ignorar, o uso de plataformas de redes sociais internas e suas ferramentas podem ser mais difíceis de justificar. Plataformas como IBM Connections e Salesforce.com permitem às empresas uma colaboração mais produtiva e maior agilidade, mas, dependendo da organização, que muitas vezes requerem enormes mudanças culturais, podem causar problemas de conformidade de integração e de regulamentação. 

Com qualquer implementação de aplicações sociais, ferramentas ou processos, é importante as empresas determinarem primeiro o que elas querem atingir por meio de algum tipo de métricas para o sucesso. Mas ignorar por completo as redes sociais pode ser o maior risco de todos, dizem os especialistas. 

“Não há dúvida de que o mundo online fez a transação para um mundo social”, disse Robinson. “E não há dúvida de que as empresas precisam se adaptar a esse ambiente social ou serão deixadas para trás”.