segunda-feira, 12 de março de 2012

Tribuna da Bahia Online - Notícia: Posse dá liderança a Gabrielli para 2014Publicada: 10/03/2012

Tribuna da Bahia Online - Notícia: Posse dá liderança a Gabrielli para 2014Publicada: 10/03/2012



Lílian Machado REPÓRTER

A posse do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli (PT), como novo secretário de Planejamento do Estado deixou claro o tamanho de sua estatura política na concorrência entre os petistas para sucessão ao governo em 2014. O ex-executivo foi empossado ontem pelo governador Jaques Wagner (PT), como titular de sua equipe de forma festiva, sendo bastante prestigiado por grandes autoridades, inclusive pela presidente da Petrobras, Graça Foster, pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, o ex-ministro da Casa Civil, liderança do PT nacional, José Dirceu, e o ex-presidente nacional da legenda e atual diretor corporativo da Petrobras, José Eduardo Dutra.

Uma mensagem enviada pelo ex-presidente Lula, que continua internado em São Paulo, potencializou as expectativas de Gabrielli vir a ser o grande nome da sigla na composição ao governo baiano nos próximos dois anos. Marcaram presença na cerimônia, ocorrida na Fundação Luis Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia – CAB, secretários, deputados estaduais e federais, militantes do PT e empresários. Apesar do clima de entusiasmo, Gabrielli minimizou as especulações sobre uma possível escolha de seu nome para as eleições ao governo.

“Existem muitos elementos que vão acontecer antes de chegar 2014. Neste momento, estou vindo para reforçar a equipe do governador Jaques Wagner. Este instante é para se fazer as ações acontecerem, viabilizar a eficiência nos gastos públicos e trazer mais recursos privados para o Estado”, afirmou. Gabrielli fez discurso comedido também sobre a possibilidade de Lula vir a ser o seu grande apoiador para 2014, diante da clara comprovação de amizade e admiração entre ambos

“2014 está muito longe. Nós temos que fazer o governo de 2012 e 2013, temos ainda as eleições municipais de 2012, temos que saber como administrar os impactos da crise internacional, que melhorar a eficiência na gestão de governo, portanto tem muito trabalho a fazer. Isso é muita antecipação que não é pra ser antecipada”, enfatizou.

Ele classificou como natural a presença dos correligionários do PT nacional na posse. “Não tem nenhuma significação maior a não ser dar um apoio a um companheiro que está saindo da Petrobras vindo trabalhar no governo da Bahia”, afirmou.

Gabrielli deixou evidente que irá usar a larga experiência conquistada à frente de uma das maiores estatais do mundo para planejar ações de desenvolvimento para Bahia, no entanto esclareceu que não irá fazer “mudanças dramáticas”. “Eu estou vindo compor uma equipe que está jogando, então você tem que jogar no jogo que está sendo jogado.

Não vou fazer nenhuma redefinição dramática da atuação da secretaria, ao contrário. Vou fazer uma continuidade dos programas definidos no PPA, definidos pelo secretario Zezéu Ribeiro. Serão apenas ajustes necessários para o novo perfil de gestão, o que é normal. Serão ajustes na área de gestão interna do Estado, capacitação de recursos e de escolha de prioridades em programas de governo”, disse.

O novo secretário sinalizou o seu perfil de gestão ao dizer que é preciso ter uma visão de acompanhamento “a curto prazo” e ainda colocou como uma das prioridades investimentos em sistemas de tecnologias da informação. Segundo ele, sem esse instrumento “adequado”, é “impossível” acompanhar o governo. Em seu discurso, Gabrielli indicou que pode fazer alterações na Companhia de Processamento de Dados (Prodeb), mas, segundo ele, essa prioridade ainda seria uma questão a ser decidida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário