sexta-feira, 27 de abril de 2012

Convergência Digital: Serpro monta força-tarefa contra ataque de hackers



Na reta final para a entrega das declarações de Imposto de Renda - o prazo termina no dia 30 de abril - o Serpro sustenta que o sistema teve apenas 65% da sua capacidade. Também trabalha com ações pró-ativas para evitar os ataques do cibercriminosos.

"São mais de 1,5 milhão de tentativas/dia para invadir nossos sistemas e nesses dias finais de Imposto de Renda os olhos se voltam para nós", diz o presidente da estatal, Marcos Mazoni. Segundo ele, o grupo dedicado à Segurança da Informação definiu medidas pró-ativas para evitar qualquer dano ao cidadão. "Há políticas sendo adotadas para garantir o maior grau de segurança possível", diz.

De acordo ainda com o presidente do Serpro, o sistema de entrega das declarações de imposto de renda pode, sim, passar por momentos de pico de demanda, como, aliás, acontece todos os anos pela tradicional 'mania' do brasileiro de deixar tudo para a última hora.

"Se todo mundo decidir entregar no mesmo horário, podemos ter alguma falha pontual ou com mais tempo para finalizar a entrega, mas estamos muito bem adequados para suportar todo o processamento", garante Mazoni.

Indagado sobre os problemas enfrentados durante a entrega do Simples Nacional - que teve prazo prorrogado por cinco dias, em função das dificuldades de acesso ao sistema da Receita, o presidente do Serpro diz que o formulário do Simples era bem mais sofisticado.

"São mais dados para processar, o modelo é diferente, mas o processo também andou conforme o esperado". Segundo dados da Receita, pelo menos 400 mil empresas não acertaram suas contas com o Fisco até o dia 20 de abril, prazo limite para a entrega das declarações do Simples.

A quatro dias do prazo de encerramento, oito milhões de contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2012, revela balanço da Receita Federal. Até o momento, foram entregues 16.953.744 declarações – 67% do total estimado pela Receita (25 milhões de declarações este ano).

Os contribuintes que enviaram a declaração podem acessar o extrato da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 para identificar eventuais pendências e evitar a retenção na malha fina. O documento pode ser acessado no Centro Virtual de Atendimento ao contribuinte (e-CAC) cinco dias após o envio da declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário