sexta-feira, 27 de abril de 2012

G1 - Nissan admite invasão e roubo de dados em sua rede computadores


Ataque foi identificado no dia 13 de abril.
Empresa confirma vazamento de nomes de usuário.

Altieres RohrEspecial para o G1


A fabricante de automóveis japonesa Nissan anunciou nesta semana que sua rede de computadores sofreu um ataque e que um vírus presente nos sistemas transmitiu nomes de usuários e senhas "hasheadas". A empresa não deu informações sobre a possível origem dos ataques, que foi identificado no dia 13 de abril.

A praga digital teria obtido acesso ao servidor da empresa que armazena informações sobre funcionários. Com isso, teria sido possível a transmissão dos identificadores (logins) que os colaboradores utilizam no acesso aos sistemas da empresa. As senhas do sistema estavam protegidas por uma função de hash, que dificulta a obtenção da senha verdadeira.

A Nissan não acredita que informações sobre parceiros, projetos ou clientes tenha sido roubada. Uma reportagem do site "Dark Reading" especulou que o alvo dos ataques seria a tecnologia dos motores elétricos da Nissan e especialistas consultados pelo site consideraram o ataque um caso de espionagem industrial.

A empresa japonesa disse estar adotando medidas para proteger seus sistemas e impedir o vazamento de mais informações.

Em 2011, o Japão sofreu três ataques de hackers "dirigidos". Dois deles tiveram como alvo o governo, enquanto um terceiro teria roubado informações da Mitsubishi Heavy Industries, a principal fornecedora equipamento bélico do força de defesa japonesa, que serve como o exército do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário