sexta-feira, 11 de maio de 2012

IDG Now!: Consumerização traz de volta ideia de controle de acesso à rede


Necessidade de gerenciar os dispositivos móveis pessoais no ambiente corporativo recupera interesse por normas de segurança de rede



Ellen Messmer, NetworkWorld (EUA)

O crescimento do movimento BYOD (do inglês Bring Your Own Device), que permite que funcionários levam dispositivos móveis pessoais para o ambiente corporativo, promete reativar o NAC (Network-Acess Control) ou controle de acesso à rede, baseado em políticas de segurança, que surgiu há dez anos, mas que não pegou porque os sistemas de gerenciamento dos terminais não estavam tão avançados. 

Na visão do Gartner o fenômeno (BYOD), com disseminação de iPads, iPhones e smartphones Android para fins comerciais, vai estimular o renascimento do NAC. Segundo a consultoria, o momento é ideal para o resurgimento desse conceito por causa da necessidade de abraçar a consumerização com medidas de segurança.

Quando o NAC surgiu lá atrás, ele deveria ser amplamente adotado pelos empregados e visitantes cada vez que precisassem acessar à rede corporativa. Seu papel verificar se o equipamento do usuário estava protegido e checar se antivírus e patches de segurança estavam atualizadados antes permitir entrada no ambiente. Mas apesar de ter se apresentado como um tecnologia respeitada, o conceito não ganhou muita adesão. 

Lawrence Orans, analista do Gartner lembra que a primeira onda do NAC começou há cerca de 10 anos, com aprovação modesta, principalmente por instituições financeiras e universidades para garantir a segurança de sistemas críticos. Agora o NAC promete deslanchar casado com outra sigla que está se tornando conhecida no mundo corporativo: Mobile Device Managment (MDM), que é o gereciamento de dispositivos móveis dentro das companhias. 

Orans afirma que o NAC está recebendo uma segunda chance, pegando uma carona em BYOD. Ele acredita que desta vez o conceito vai ganhar popularidade por causa do aumento do movimento sem volta da consumerização e que aumenta das exigências de segurança dos dispositivos móveis. 

A indústria de software aposta nessa tendência. Prova disso foi o anúncio esta semana da primeira integradora de NAC/MDM que é a FiberLink, que vai prover o gerenciamento de dispositivos na nuvem em parceria com a ForeScout, baseadas nas duas tecnologias.

De acordo com Scott Gordon, vice-presidente de marketing mundial da ForeScout, qualquer pessoa com a solução MDM FiberLink será capaz de exercer controles NAC para a Apple iOS ou dispositivos Android da Google. 

A consultoria Ovum estima existir autualmente cerca de 70 fornecedores de soluções de MDM de diferentes tipos que estão olhando para NAC. A união das duas tecnologias oferece algumas vantagens, diz Orans, pois permite que gerentes de TI estabeleçam políticas de controles para BYOD. 

A FiberLink e ForeScout afirmam que sua abordagem para BYOD permite uma política de que isola os dispositivos de propriedade pessoal em uma zona de acesso restrito, onde os usuários podem acessar um conjunto de dados e aplicativos de forma segura.

Os funcionários podem encontrar vantagens nos controles NAC/MDM, completa Neil Florio, vice-presidente de marketing da FiberLink. Ambos permitem a configurações de privacidade. "Hoje os empregados têm medo de que a gestão de dispositivos permita visualizar informações pessoais de seus aparehos. Mas uma organização de TI pode estabelecer políticas de não olhar para os dados pessoais”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário