quarta-feira, 2 de maio de 2012

PC WORLD: Os 15 melhores aplicativos para o Windows 8




Experimente estes apps para ter um gostinho do que o novo sistema da Microsoft poderá oferecer

O Windows 8 ainda não foi lançado, mas os consumidores com espírito aventureiro já podem baixar e instalar uma prévia do sistema para conhecer as (muitas) novidades. Uma delas é a Windows Store, a loja onde os usuários poderão adquirir aplicativos para o sistema operacional. No momento ela ainda tem um catálogo pequeno, apenas com aplicativos gratuitos, mas já dá para identificar algumas pérolas que vale a pena conhecer. Se você já instalou o Windows 8, estes são 15 aplicativos que você tem que experimentar.

1. Evernote: Esta versão não se parece nada com a já disponível para o Windows 7, e foi feita do zero. Você pode criar, ler e compartilhar anotações. Só não entendi a ausência de uma aba de “preview” que mostre as notas. Em seu lugar temos um pequeno ícone. Mas aposto que isso será corrigido em breve.

2. Cook Book: Chefs amadores, esta é para vocês: são mais de 200 mil receitas provenientes do serviço online Big Oven. A variedade é imensa, de aperitivos simples a pratos sofisticados, e há listas detalhadas de ingredientes e instruções, bem como opiniões de outros usuários.




Cook Book

3. Kayak: Este é um app simples que faz cumpre bem o que promete: lhe ajudar a encontrar os melhores hotéis. Há opiniões de outros usuários, instruções de como chegar (usando o Bing Maps) e fotos de vários hotéis ao redor do mundo.


Kayak

4. Vimeo: Esta é provavelmente uma das apps mais bonitas para o Windows 8, com uma interface rápida e fluida e um grande catálogo de clipes de alta-qualidade, sem muito do “lixo” que encontrado no YouTube. 


Vimeo

5. Dictionary: O nome é auto-explicativo. Bom para quem está aprendendo inglês.

6. Wordpress: A popular plataforma de blogs tem um bom app na Windows Store. Ele mosta todos os blogs de forma elegante, e permite que você folheie os tópicos e compartilhe links, imagens e texto a partir de qualquer outro app no sistema.

7. Ashampoo ImageFX: Mais “brinquedo” do que utilitário, este programa permite aplicar toneladas de efeitos e filtros engraçadinhos a suas imagens. E elas podem ser compartilhadas com qualquer outro aplicativo no sistema, como o Wordpress.


Ashampoo Image FX

8. Lyrics: A MusicMatch tem um app que permite buscar por letras de músicas, mas que também se integra à sua biblioteca local e mostra as letras das músicas em seu computador. É um ótimo exemplo de uso da visualização de dois aplicativos “lado a lado” no sistema operacional. Na imagem abaixo tenho, à esquerda, o app Music tocando “Shiny Happy People” do REM, e à direita o Lyrics me mostrando a letra da música.


Lyrics

9. USA Today: Um excelente exemplo de como deveria funcionar a leitura em um tablet. Traz o conteúdo completo da versão online do jornal USA Today, “empacotada” em um formato fácil de ler e com um ótimo bloco de preview para sua tela inicial.


USA Today

10. Physamajig: Um jogo divertido onde você pode desenhar cenários, animar objetos e simular a interação entre eles. É uma ótima forma de aprender física.


Physamajig

11. Pinball FX 2: Um jogo de Pinball completo, e um dos jogos para Windows 8 com os melhores gráficos. As mesas são muito bem feitas, com grande atenção aos detalhes.


Pinball FX 2

12. PhotoVault: Bom para quem ama fotografia, mostra as mais belas fotos feitas ao redor do mundo. De Zebras na Savana a cenas de uma copa do mundo, há algo para todos os gostos.


PhotoVault

13. Grantophone: Simula instrumentos musicais em seu PC com o Windows 8. Você pode personalizar os instrumentos e criar composições que vão do techno ao clássico.


Grantophone

14. Carmen Sandiego: Essa é para os mais jovens, um quebra-cabeça que tem a matemática como tema e é muito divertido. 

15. Cut the Rope: Este quebra-cabeças é sucesso no iPhone e em smartphones Android. A jogabilidade é aparentemente simples: corte as cordas e leve a bala até o faminto monstrinho Om-Nom no fundo da tela. Mas logo você terá de lidar com pêndulos, cordas elásticas, sopradores, espinhos, múltiplos cortes em sequência e muito mais. “Fofo” e viciante.


Cut the Rope

Metro ou Desktop?

A principal crítica em relação à interface Metro e seus apps é que eles são simplificados em relação aos programas que já usamos num PC desktop. Talvez sejam mesmo. Mas acho que a maioria dos usuários não vai se importar. Isso nos leva à velha discussão entre as duas experiências de uso no Windows 8, a nova interface “Metro” e seus aplicativos otimizados para toque e a “Classic”, com o bom e velho desktop que já conhecemos de versões anteriores.

A maioria dos usuários usa um site ou programa para um propósito específico e raramente precisa de opções avançadas. Este é o coração da experiência Metro, “filtrar” informação muitas vezes complexa e apresentá-la em uma interface simples e clara. É o que a maioria dos usuários quer. E mesmo nós que temos mais conhecimento técnico muitas vezes adoramos uma abordagem mais simples.

E é aqui onde, teoricamente, a Microsoft tem uma vantagem em relação a concorrentes como a MS e o Google. Quando você precisar de mais opções e flexibilidade do que o oferecido por um app Metro, pode voltar ao Desktop tradicional com todos os seus menus, botões, barras de ferramentas e os aplicativos que você já conhece. Apesar do ceticismo, acho que o povo de Redmond está certo em sua abordagem no Windows 8: dois mundos unidos, sem que você tenha que abrir mão de recursos de nenhum deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário