terça-feira, 15 de maio de 2012

Tribuna da Bahia: Cuidado com os erros nas redes sociais




O que era brincadeira de adolescente virou ferramenta de gente grande. Cada vez mais populares, as redes sociais deixaram de ser encaradas como produto exclusivo para o público jovem e hoje atraem pessoas das mais variadas idades, que além de diversão, buscam também informação e oportunidades de negócios. 

Os dados mais recentes apontam que somente o Facebook possui aproximadamente 38 milhões de contas no país e que cerca de 70% dos usuários têm mais de 25 anos. O Twitter, rede social com grande adesão no Brasil, também não fica atrás. São mais de 33 milhões de usuários brasileiros, a maioria com idade entre 21 e 30 anos.

No entanto, apesar da faixa etária mais elevada, os internautas continuam cometendo erros infantis ao acessar as redes sociais. A exposição de dados pessoais ou fotos íntimas é um dos equívocos mais comuns de quem costuma acessar os sites de relacionamentos, conforme explica a analista de mídias sociais Josemara Veloso.

“As redes sociais ganharam popularidade por permitir a interação com outras pessoas e também o diálogo com empresas e outros veículos que normalmente estão mais distantes. 

Os usuários também se sentem como autores, o que pode tornar as coisas perigosas, já que alguns abusam disso e expõem a vida privada de modo excessivo. Muita gente tira foto da intimidade, publica e só descobre que todo cuidado é pouco na internet quando já é tarde demais”, destacou.

Falar mal do chefe ou do local em que trabalha nas redes sociais é outro erro recorrente e que provoca efeitos devastadores para alguns internautas.

“Existem usuários de sites como Facebook, Orkut ou Twiiter que só tendem a perceber que as redes sociais são janelas abertas para o mundo quando cometem uma gafe com resultado catastrófico. Dizer, por exemplo, que está insatisfeito com o trabalho ou fazer críticas a colegas geralmente não é bem visto dentro da empresa. É um risco com valor alto a ser pago”, acrescentou Josemara.

Da mesma forma que criticar a empresa na qual trabalha não é recomendável, vestir a camisa da firma nas redes sociais também não é considerada uma boa ideia. O internauta corre o risco de passar por puxa-saco e cair em descrédito tanto entre colegas de trabalho como para os amigos mais íntimos.

Dizer o que não diria pessoalmente, mentir, não se preocupar com a ortografia e a gramática ou até mesmo usar a rede social no ambiente de trabalho também são considerados erros comuns entre os usuários, que precisam ficar atentos para não permitir que os sites de relacionamento deixem de ser uma ferramenta e se transformem em um verdadeiro tormento.

Conduta para empresas 

Cada vez mais presentes nas redes sociais, as empresas também precisam ficar atentas para não cometer erros. À pedido da Tribuna, o gestor de mídias sociais Liderico Neto elaborou uma lista de equívocos que devem ser evitados por empreendimentos que desejam utilizar os sites de relacionamento como um canal direto de diálogo com o consumidor. Confira:

Deixar as redes sociais da empresa nas mãos de amadores: É aquele famoso caso: “meu sobrinho que cuida disso”. Se a empresa não dá oportunidade para um profissional sério e capacitado cuidar dos “perfis” nas redes sociais, ela nunca vai perceber o potencial dessas ferramentas.

Existem três perfis de profissionais que estão nessas empresas. É o gestor, que faz o planejamento das ações e identifica as necessidades do cliente. O analista, que além de produzir o conteúdo verifica como está a interação com o público nas redes sociais e o responsável por métricas, este vai produzir relatórios e identificar o que deu certo nas ações realizadas.

Entrar nas redes sociais sem conhecer o público: Muitas vezes as empresas que não têm uma relação direta com seu consumidor final e acabam não sabendo o que é interessante postar. O ideal é que a empresa contrate uma agência de marketing especializada para fazer uma análise do público alvo, como se comportar e também conferir como a concorrência está posicionada.

Participar de várias redes ao mesmo tempo: Esse fator está relacionado com o segundo, pois quanto mais redes sociais a empresa tiver perfis, maior será o tempo que deverá se dedicar a atender o consumidor. O ideal é focar naquelas que concentram o maior numero de pessoas que vão se interessar pelo produto.

Paciência é tão importante quanto à criatividade: Muitos donos de empresas criam uma expectativa que foge da realidade. O primeiro ganho com o investimento em redes sociais é que sua marca será lembrada também fora da internet. Mas não significa que, uma semana de simples postagens vai dobrar seu lucro. Por isso todo conteúdo gerado para as redes sociais deve ser feito para alcançar o objetivo e avaliar se estão correspondendo as expectativas.

Honestidade vale ouro: As empresas não devem acreditar em fórmulas milagrosas. Muitos prometem crescimento imediato e sem trabalho. O problema é que a maioria dessas promessas é falsa e caso traga pessoas para sua rede social será uma audiência com interesse nulo em sua marca. Gestão de redes sociais traz resultados satisfatórios, mas deve utilizar promoções, conteúdo interessante e criativo. Sem artimanhas.

Utilizar as redes sociais como memorando interno: Os clientes não querem saber apenas do produto ou serviço, limitando-se a conteúdo interno.

Se uma empresa vende chocolate, por exemplo, além de falar das promoções, pode postar curiosidades de como é feito determinados tipos de chocolates especiais, a trajetória da produção deste produto e até relacioná-lo a eventos menores e datas comemorativas menos famosas. Até mesmo de maneira irreverentes, se o perfil da empresa permitir. (ex: Dia da Sogra).

Achar que redes sociais é um custo: Na verdade é um investimento. Trabalhar com redes sociais está muito mais para investimento em marketing e comunicação, que vai melhorar o posicionamento de marca também no mundo off-line. Lembrando que o custo de mídia em internet é muito menor que a mídia tradicional e pode trazer muito mais benefícios.

Esquecer que a internet é feita de pessoas: Quem está consumindo o conteúdo postado por uma empresa são pessoas e possíveis clientes. Por isso, ser educado, rápido nas respostas e paciente sempre traz bons resultados.

Críticas a empresa não são pessoais: As críticas dão à empresa a melhor oportunidade de sanar um problema antes que ele se torne algo incontrolável. Então é preciso escutar todas elas e dar uma resposta a quem fez a crítica. Resolver a situação o mais rápido possível também é essencial.(Colaborou: Catiane Magalhães)

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