terça-feira, 12 de junho de 2012

Folha: Apple substitui mapas do Google por serviço próprio em novo sistema

 Apple substitui mapas do Google por serviço próprio em novo sistema 

A Apple passará a usar seu próprio serviço de mapas no próximo semestre, que irá substituir o popular e onipresente aplicativo do Google, colocando um fim na parceria de cinco anos das duas empresas e abrindo um novo mercado para a firma de Cupertino.

O principal destaque do novo aplicativo Maps estará nas imagens 3D, coletadas com ajuda de três companhias de mapeamento compradas em anos recentes: PlaceBase, C3 Technologies e Poly9.



Scott Forstall, vice-presidente sênior de iOS, apresenta o serviço de mapas da empresa durante o WWDC, nos EUA

O Flyover, como a Apple chama o modo de visualização tridimensional, terá visualização "fotorrealística", segundo a empresa, será baseado em vetores e será interativo.

O serviço estará disponível no iOS 6, próximo sistema operacional para aparelhos móveis, anunciado nesta segunda (11) e que deve chegar entre setembro e dezembro deste ano.

A Siri, assistente de voz da Apple, estará integrada ao Maps e dará direções aos usuários, além de um serviço mais detalhado de trânsito e até mesmo acidentes.

Será possível, por exemplo, perguntar ao aplicativo de reconhecimento: "Onde estamos agora?", para saber quanto tempo falta para chegar ao destino.

Na nova navegação curva-a-curva, o Maps sugerirá alterações de rota, que incluirão a provável economia de tempo causada pela mudança de percurso.

O Maps também terá parcerias com o Yelp e terá a fichas completas de lojas, restaurantes e outros estabelecimentos, incluindo fotos e críticas. Segundo a Apple, mais de 100 milhões de informações sobre estabelecimentos serão disponibilizadas com o novo Maps.

Scott Forstall, vice-presidente de desenvolvimento do iOS, mostrou o novo serviço com imagens em 3D pela Austrália, com um novo serviço que "voa" pela cidade.

O anúncio da Apple já era previsto pela indústria. Na semana passada, o Google anunciounovidades em seu aplicativo de mapas, incluindo mais imagens em 3D e serviço offline, embora apenas para clientes de seu sistema operacional móvel Android.

O Google começou a investir no mercado de mapas online há oito anos e hoje domina o mercado, cobrindo mais de 180 países e 26 milhões de milhas. Recentemente, um aumento nas taxas do uso fez com que desenvolvedores procurassem alternativas.

O anúncio foi feito na abertura do World Wide Developers Conference, um evento anual da Apple voltado para desenvolvedores, que têm a chance rara de conversar com engenheiros da empresa, tirar dúvidas e aprender sobre novos produtos.

Este é o primeiro WWDC sem Steve Jobs, fundador da Apple, que morreu em outubro. Os cerca de 5.000 ingressos se esgotaram em menos de duas horas (em 2011, foram 10 horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário