quinta-feira, 21 de junho de 2012

Secom: Parque Tecnológico da Bahia terá laboratório de pesquisa em energia solar

Parque Tecnológico da Bahia terá laboratório de pesquisa em energia solar 












Um laboratório de pesquisa para desenvolver tecnologias de aproveitamento da radiação solar destinada à produção de energia elétrica será uma das novidades da segunda etapa do Parque Tecnológico da Bahia. A Coelba, responsável pelo desenvolvimento da pesquisa, formalizou a parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) nesta quarta-feira (20), na sede da empresa, no bairro de Narandiba, onde foi assinado o convênio. 

O Laboratório de Certificação de Componentes de Sistemas de Energia Solar Fotovoltaica irá ocupar 600 metros quadrados nas instalações do Parque Tecnológico e a proposta da Coelba atende ao contrato de concessão com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a aplicação de 0,3% da Receita Operacional Líquida das Distribuidoras de Energia Elétrica em Programa de Pesquisa e Desenvolvimento, além de fomentar a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

O presidente da Coelba, Moisés Sales, destacou a importância da instalação do laboratório. “A região Nordeste possui o maior potencial solar do país, e isso pode significar a instalação de um grande número de painéis fotovoltaicos, o que reforça a necessidade de testar e verificar a qualidade dos equipamentos que serão instalados.”

A montagem do laboratório de certificação pela Coelba foi um dos nove projetos estratégicos aprovados pela Aneel, por meio da Chamada de Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico 013/2011- ‘Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira’, lançado em agosto de 2011.

Projeto pioneiro

De acordo com o secretário Paulo Câmera, o projeto é inovador e pioneiro na região Nordeste. “É importante fomentar a tecnologia fotovoltaica na Bahia e estimular a produção de energia solar, pois acreditamos que projetos de geração de energia renovável e não poluente são fundamentais para garantir o suprimento futuro e desenvolvimento sustentável do país”.

Demonstrando a potência de uso da tecnologia solar, a Coelba inaugurou em abril o primeiro sistema solar fotovoltaico em uma arena esportiva da América Latina. Com a instalação das placas solares, o estádio Governador Roberto Santos (Pituaçu), tornou-se autossuficiente na produção de energia. A energia gerada com o projeto Pituaçu Solar, abastece as instalações do estádio, e a produção excedente, lançada na rede da Coelba, vai para a sede da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), proporcionando uma economia anual de aproximadamente R$120 mil ao Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário