segunda-feira, 16 de julho de 2012

INFO: Mercado de PCs encolhe por causa de tablets



São Paulo - Gartner Group e IDC divulgaram, nesta semana, suas estatísticas sobre o mercado mundial de computadores pessoais. Elas mostram que as vendas caíram 0,1% no segundo trimestre em comparação com o mesmo período de 2011. A culpa, dizem os analistas, está no sucesso dos tablets, na espera pelo Windows 8 e no fato de os ultrabooks não terem, por enquanto, feito sucesso.

Este último item é o mais desapontador para os fabricantes de PCs. Concebidos pela Intel como resposta à bem sucedida linha MacBook Air, da Apple, os ultrabooks eram a grande esperança desses fabricantes. Eles são leves e elegantes. Mas não caíram no gosto dos usuários.

Uma das razões parece ser o preço elevado. As pessoas comparam um ultrabook de 3 mil reais com um notebook convencional de 2 mil reais e percebem que este último tem maior capacidade de armazenamento, tela maior e processador mais poderoso. Também tem um drive de DVD ou Blu-ray, item que vem perdendo importância, mas que alguns consumidores ainda valorizam.

“Os ultrabooks ainda não produziram um aumento significativo no volume de vendas. Isso acontece, em parte, por causa da antecipação de melhoramentos como o Windows 8, que é esperado para este ano, mas também por causa do preço”, diz o texto distribuído à imprensa pela IDC.

Outra razão para a queda é que o consumidor tem preferido investir em tablets e smartphones, em vez de trocar seu PC por um novo. “Os consumidores estão menos interessados em gastar com PCs já que há outros produtos e serviços tecnológicos, como tablets e smartphones, que eles estão comprando”, diz Mikako Kitagawa, analista principal do Gartner.

Os números divulgados por IDC e Gartner mostram que, entre os cinco maiores fabricantes, os asiáticos estão bem; e, os americanos, mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário