sexta-feira, 13 de julho de 2012

TI INSIDE: Governo testa sistema de acesso gratuito a banda larga móvel


O governo federal começa a testar, no próximo sábado, 14, o sistema que permitirá aos usuários de celulares e tablets acessar gratuitamente determinados sites na internet, mesmo que os dispositivos sejam pré-pagos e que não haja nenhum pacote de dados contratado. O projeto piloto da chamada "banda larga 0800", possibilitará que provedores de conteúdo paguem para que os usuários possam acessar sites de forma gratuita – inicialmente, órgãos governamentais que oferecem serviços públicos, mas a tecnologia será oferecida a sites interessados em atrair internautas.
O projeto vai funcionar do mesmo modo que a tarifação reversa na telefonia: quando um usuário liga para um número 0800, quem paga é o destinatário da chamada. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que apresentou o projeto nesta quinta-feira, 12, disse que os testes serão realizados por moradores da região administrativa de São Sebastião, a 30 quilômetros de Brasília, para testarem o sistema. Ao todo são 80 pessoas que receberão smartphones, pelo prazo de 15 dias, para que sejam feitos os testes no site 0800 criado pelo Ministério das Comunicações para os testes (http://bandalarga.0800.br), sem pagar nada pela conexão em banda larga.
Para o ministro, o projeto deverá ajudar estados, municípios e a União a cumprirem os requisitos da Lei de Acesso à Informação, uma vez que “a internet é uma ferramenta importante de divulgação das informações, que precisam estar abertas à população”. “Quem seria mais beneficiado seria o pessoal de baixa renda. Mas se você pegar a classe média, ela usa muito operações em banco, em sites de compras; então, esse pessoal terá interesse de usar também. É uma forma de atender melhor, de dar mais opções a quem demanda os serviços”, avaliou Bernardo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário