O Fórum Saúde Digital, principal encontro para discussões sobre tecnologias da informação e comunicações (TICs) no setor de saúde, que acontece no dia 22 de agosto, em São Paulo, apresentará uma nova tecnologia desenvolvida para centros cirúrgicos. Trata-se do aplicativo “Intera – Centro Cirúrgico”, desenvolvido pelo departamento de TI do Hospital Evangélico de Londrina (HE). Cezar Martinelli, gerente de TI da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL) fará a apresentação desta nova tecnologia que utiliza o Kinect para que os médicos consultem imagens radiológicas em centros cirúrgicos.
O Kinect é um sensor de movimentos muito usado nos jogos eletrônicos, com o qual é possível utilizar apenas os movimentos do corpo para se jogar, dispensando controles de mão ou joysticks. Assim, ao contrário do negatoscópio (caixa de luz), equipamento normalmente utilizado para a leitura dos filmes de raios-X no ambiente cirúrgico, que é estático e necessita da interferência dos profissionais de saúde na manipulação dos exames e na troca dos filmes, o Intera permite selecionar e visualizar imagens diversas ao mesmo tempo apenas com os gestos das mãos, à distância. Também é possível ampliar, excluir, organizar as imagens e ainda assistir vídeos e exames em movimento, como no caso das arteriografias.
Para o diretor da Associação Evangélica Beneficente de Londrina (AEBEL), mantenedora do HE, Luiz Soares Koury, também neurocirurgião, o INTERA é um conceito que faz parte dos projetos de inovação do hospital. Segundo Cezar Martinelli, “o Intera Centro Cirúrgico é apenas o começo de uma série de aplicativos que já estão sendo desenvolvidos para facilitar o cotidiano dos profissionais de saúde, visando otimizar, dar autonomia, reduzir riscos, como infecções hospitalares ou a falta dos exames do paciente para a cirurgia, dentre outros.“
Setor de TIC na Saúde
O setor de TIC na área de saúde passa por um processo de elevado crescimento, com a padronização de processos, digitalização de documentos, uso de soluções de gerenciamento (ERP) e atendimento (CRM), modernização e consolidação de infraestrutura, adoção de ferramentas de segurança e certificação, telediagnósticos e telemedicina, entre outros.
Essa modernização, como o conceito de e-health, prevê melhor atendimento e compartilhamento de informações entre médicos, enfermeiros e paciente, que podem acessá-las inclusive por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O aspecto da comunicação também ganha relevância, pois as redes da banda larga e, em breve, as redes 4G, permitirão a troca de grandes arquivos de imagens, comuns ao setor.
Essa integração entre tecnologia, soluções, inovações e negócios é importante para toda a cadeia da Saúde, quer pública ou privada, e estará presente nas discussões e apresentações da 3ª edição do Fórum de Saúde Digital. Mais informações sobre o evento e inscrições poderão ser obtidas no site www.convergecom.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15 028.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário