quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Convergência Digital: Minicom promete publicar edital de Cidades Digitais em 15 dias


O edital para a contratação das empresas que vão implantar as redes no projeto de Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações, deve ser publicado em duas semanas. Ao menos é a previsão da secretária de Inclusão Digital do Minicom, Lygia Pupatto.

“Tivemos algum atraso, a consultoria jurídica estava olhando com lupa, mas agora acreditamos que em duas semanas o edital será publicado”, afirmou a secretária, que nesta quarta-feira, 15/8, participou do Fórum RNP, que discute tecnologias da informação e comunicações.

A licitação vai selecionar uma ou mais empresas para atuar como integradora e, com os recursos disponibilizados pelo Minicom – são R$ 40 milhões para o projeto-piloto – construir redes Metro Ethernet em todos os 80 municípios escolhidos. Os equipamentos de rede serão tratados em conjunto, por um pregão de registro de preços.

Ao incitar maiores parcerias entre as diferentes instituições, a secretária anunciou que o Minicom está desenvolvendo um novo projeto para fomentar trabalhos conjuntos com estados e universidades. “A ideia é incentivar pesquisas, formação de conhecimento”, explicou.

Pupatto também quer incentivar o desenvolvimento de aplicativos em software livre a serem utilizados pelas administrações municipais beneficiadas com o projeto de Cidades Digitais. Em princípio, os primeiros quatro aplicativos, ainda na fase piloto, serão disponibilizados pela Secretaria de Logística e TI do Ministério do Planejamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário